Panacéia dos Amigos

quarta-feira

ABBA – E AFINAL..THE WINNER TAKES IT ALL




Por todos e nenhum motivo a maioria das pessoas torce o nariz para a música do ABBA. Todo tipo de acusação já foi feita e as mais comuns são de que o som é brega, ultrapassado ou constrangedor. Mas, lá no fundo, muito dos que dizem isso mexem pés imaginários ao som de Dancing Queen e choram por dentro com “The winner takes it all”.


Sempre gostei do som do ABBA. Desde moleque. Mas era como uma sociedade secreta: você gosta, mas não fala. Ainda mais sendo um menino. Na época se evita o assunto porque, afinal ,“ABBA é música de veado” o que é outro lugar comum quando se fala mal da banda. E não à toa quando se ouvia um disco ou fita era sempre de uma prima ou tia solteirona. Quanta bobagem!


A partir do momento que você tem acesso as traduções do ABBA você passa a entender o que eles estavam fazendo. É quando você descobre que uma música aparentemente brega como “Fernando” na verdade é um lamento contra a guerra e que “Chiquitita” também. Eles usavam o ritmo da época, mas elaboravam um som igual e diferente e disfarçavam letras mais sérias e comoventes com uma alegria que na verdade era um contraste e, às vezes, quase um humor negro. Genial.

O ABBA, para os que desconhecem, é um grupo sueco de música pop, formado por Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, que atuou entre 1972-1982. O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid).



O quarteto formou-se em Estocolmo em 1972, mas só tiveram fama internacional depois de vencerem a edição de 1974 do Festival Eurovision. Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos dançantes em suas canções, com letras diretas e uma sonoridade peculiar  caracterizada pela harmonia das vozes femininas e da técnica “wall of sound”, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector. Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias. As suas gravações tiveram forte impacto comercial e o grupo a tornou-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group como a banda que mais vendeu discos nos anos 70.




O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa, principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos. No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente. No início dos anos 80 o grupo experimentou um declínio comercial, o que acabou levando à decisão do fim do grupo, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do grupo ao topo das paradas.




O ABBA é considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cujas vendas de seus álbuns são estimadas em 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia e esse projeto foi para o cinema gerando dois filmes com Meryl Streep e grande elenco. Como não poderia deixar de ser o grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outros grupos do mesmo gênero (como o Roxette e o Ace of Base), fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame..




ABBA continua a encantar as pessoas e é o grupo que mais vende cópias depois dos The Beatles. Apesar da estética dançante seus compositores e cantoras vinham de consistentes carreiras solos na Suécia e eram músicos pop competentes. Todas as canções foram da dupla Benny e Bjorn que continuaram, mesmo depois da separação do grupo, trabalhando juntos em composições para outras bandas, ou outros projetos como o musical que se tornou filme e no qual eles fizeram sutis participações.



E afinal, apesar de toda a resistência que enfrentaram: “The winner takes it all..”




Nenhum comentário:

Postar um comentário