Panacéia dos Amigos

sexta-feira

The Banana Splits


The Banana Splits foi um programa exibido no Brasil, pela Tv Record, um sucesso dos anos 60, que tive oportunidade de assistir quando criança, no ínicio dos anos oitenta. O programa tinha quatro apresentadores que eram atores fantasiados de cachorro (Fleegle), um gorila (Bingo), Um leão (Drooper) e um elefante (Snorky). Havia ainda uma garotinha Charlie que participava com a turma. Os personagens viviam esquetes cômicos e apresentavam desenhos e séries animadas.

Um grande barato era a música-tema não havia como não ficar com um sorriso no rosto aos primeiros acordes e o "Tra-lá-lá..." que iniciava a canção.

Na verdade, The Banana Splits começou com a Hanna-Barbera criando um desenho animado chamado The Banana Bunch, mas , meses antes da produção decidiram transforma-los em personagens "vivos" e deram ínicio a produção do programa intitulado "The Banana Splits Hour" que foi um tremendo sucesso em sua primeira temporada, no ano de 1968, mas que não resistiu a segunda perdendo audiência e sendo cancelado.

A série teve 31 episódios. Cada um deles tinha uma hora de duração.Nos anos 70, dezoito destes episódios foram editados em meia hora, e foi esta a versão que tivemos acesso aqui no Brasil. Lembro-me de alguns dos desenhos e séries apresentados como uma versão animada de "Os três mosqueteiros" (Sinceramente, preferia a versão animada dos cachorros exibida na TV Manchete, mas isto é assunto para outra matéria), e "A Ilha do Perigo". 

Curioso que eu sempre mudava de canal quando "A Ilha" começava e, muitos anos mais tarde, fui descobrir que a série foi dirigida por Richard Donner (Super-Homem, Máquina Mortífera, Feitiço de Áquila e outros), um dos meus diretores favoritos! Gostaria de ter assistido com mais atenção. Além disso, lá estavam a Turma da Gatolândia (Esse eu me recordo um pouco), Cavaleiros da Árabia e os Microventures Me parece que havia uma série com macacos(de verdade). (Esses três últimos eu realmente não tenho apenas uma vaga lembrança).


Eu realmente não gostava do que era apresentado, mas os "Bananas" em si, eram muito divertidos e valia mais assisti-los do que as atrações. O cenário (que nunca, nunca mudava) trazia o leque de cores a cultura psicodélica dos anos 60, o que para uma criança é apenas colorido, esquisito e portanto divertido. A série teve um certo sucesso no país, chegou-se mesmo a ter camisetas , e é claro que tive a minha.


The Banana Splits , era muito divertido e marcou a infância de muita gente. É uma das referências básicas de "bobagens adoráveis" dos anos 60 e que se tornaram "cults" tais como a série do "Batman", ou mesmo o famigerado "Besouro Verde". Um marco da Hanna-Barbera com atores e desenhos animados que vale a pena ser assistido novamente para ver que coisas como "TV Colosso", teve pai e mãe, pensando bem...avós.


5 comentários:

  1. Eu assisti os Banana Splits na década de 70. Não perdia um episodio. Acho que eu tinha uns 06 anos por aí!!! Muito, muito bom mesmo!! Faz parte da minha vida aquela musiquinha. Amava todos os 04, mas aquele leão era muito louco!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. nós como fans da época poderíamos tentar fazer uma espécie de campanha para q alguma emissora de tv voltasse a passar para recordarmos a linda infa

    ResponderExcluir
  3. Essa série com macacos (chimpanzés, na verdade), se chamava "O Macaco Está Certo" e era super legal. Saudade dessa época!

    ResponderExcluir
  4. a serie com macacos era Lancelot Link Secret Chimp, passava logo em seguida Banana Split.
    Também no estilo do Lancelot Link, tinha tambem uma serie com um patinho amarelo que tambem era espião ou coisa parecida, esse realmente não lembro o nome.
    a proposito, Ilha do tesouro era chato demais!

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti a série no início dos anos 1980 e o meu personagem preferido era o cachorro Fleegle com suas orelhas enormes e língua imitando uma salsicha... kkkkkkkk pura saudades.

    ResponderExcluir