Panacéia dos Amigos

terça-feira

PQP..! O PORTUGUÊS QUE NOS PARIU – LIVRO



     Como diz o ditado popular “Quem ri de si mesmo é sábio”. Se assim for uma revisão de nossa história sob uma perspectiva bem humorada só pode ser uma leitura proveitosa. E de fato é. Para além de algumas risadas com as tiradas certeiras (outras nem tanto) e sarcásticas da autora Ângela Dutra de Menezes obtemos ainda informações muito interessantes sobre nossos antepassados portugueses e sobre o descobrimento do Brasil que são mais profundas e desmistificadoras do que aprendemos mormente em salas de aula.

   A autora é escritora e jornalista. Nasceu no Rio de Janeiro, onde mora. Enquanto exerceu a profissão de jornalista, trabalhou no jornal O Globo e foi editora da revista Veja. Abandonou as redações para se dedicar a sua verdadeira paixão: a literatura. Em 1995 recebeu o prémio de revelação na Bienal do Livro, com Mil anos menos cinquenta, considerado pelo jornal madrileno La Cultura como um dos quatro melhores lançamentos de 1997, ano da sua publicação na Europa. A pesquisa histórica e o humor são marcas registadas da autora, que também publicou Santa Sofia e O avesso do retrato, Livro do apocalipse segundo uma testemunha e Todos os dias da semana.

   Em capítulos tão interessantes quanto divertidos aprendemos que temos muito em comum com nossos antepassados portugueses (incluso alguns defeitos, ora, pois!) e a influência dos cristãos novos e da cultura árabe que fundamental na cultura portuguesa não poderia deixar de nos influenciar. Entre outras curiosidades, descobrimos que as cores da bandeira nacional não o são exatamente o quê nos explicaram, algumas expressões corriqueiras partem de princípios religiosos e que muitas futricas de família causam confusões monumentais quando os familiares usam coroas ou querem usá-las..!

    E lembrem-se: Quem lê um livro comunga com a alma deste e desta comunhão renova a sua própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário