Panacéia dos Amigos

quarta-feira

GRETA VAN FLEET: LED ZEPELLIN REVIVAL?





Em pouco tempo a banda americana dos irmãos Kiszka e o baterista Wagner saiu do anonimato para o status de “salvadores do rock”. Mas, juntamente com o sucesso, uma parcela de rejeição também explodiu. Salvadores do Rock ou cópia do Led Zeppelin? That´s the question!

Essa história me lembra dos anos 90 quando surgiu o Britpop que trazia muitas bandas que emulavam uma releitura das bandas que os pais haviam ouvido nos anos 60 especialmente The Beatles e nessa especialidade os que mais se aproximaram foi o quinteto de Manchester: oasis! Logo se tornaram a grande banda do movimento com um sucesso estrondoso, especialmente no Reino Unido, entre 94-97.


Como FÃnático dos Beatles era de se esperar que eu detestasse o oasis, mas, logo percebi que na verdade o grupo era tão fã do quarteto de Liverpool quanto eu. Apenas tiveram a sorte de nascerem ingleses com o talento para montar uma banda.  E não pude negar as canções que eram boas, afinal. Era como retalhar o melhor das canções dos Beatles e misturar com uma ou outra coisa pessoal e seguir em frente. Sendo assim, como é que eu não iria gostar?




Além do mais, toda essa movimentação do oasis fez a juventude da época correr atrás para entender quem eram The Beatles que a banda venerava tanto a ponto de colocar uma imagem enorme do John Lennon durante a canção “Live Forever” e tocar “I am the Walrus” do Fabfour encerrando alguns dos shows!


Vejo um paralelo com a questão sobre o Greta Van Fleet. Também, são garotos que ouviram demais os ídolos dos pais ou avós e se tornaram tão fãs que resolveram trazer de volta aquela energia, aquele diferencial. Como o oasis , eles sentiram que podiam fazer e não pensaram duas vezes. Francamente, eu também não pensaria.


A influência é forte. Está no arranjo das músicas, no gestual do vocalista, no timbre e modo de cantar. Mas, apesar de tudo isso, não, não é uma mera cópia, um cover. São canções originais. Afinal, eles compõem material próprio, claro, muito influenciado, mas próprio. Greta Van Fleet é o oasis do Led Zeppelin, com todas as qualidades e defeitos que isso possa acarretar. E não é o único caso: situação semelhante acontece entre o Skating Polly e Nirvana, The Struts e Queen. Parece ser um momento de retorno ao que era bom..! Comparações incomodam e Greta Van Fleet tem tentado se desviar disso e fazem bem. Como no caso do Oasis, os verdadeiros fãs do Led e do Rock 70 devem mais é ficar felizes em curtirem novas canções no estilo que apreciam tanto. É como se fãs como eles estivessem fazendo as músicas que qualquer fã, se pudesse, faria.


Claro que tal obra não é para qualquer um. E nisso, coloco o ponto positivo determinante sobre o Van Fleet: Eles são talentosos! Ponto final! Soar como Led Zeppelin é bem complicado, vamos admitir! E quando Mick Jagger, Joe Sartriani, Zakk Wilder, Slash, Elton John, Alice Cooper, Jason Bonham e o próprio Robert Plant defendem seu trabalho o mínimo que você pode fazer é seguir em frente! E o futuro dirá se o Greta Van Fleet seguirá relembrando o que é rock bem feito ou conseguirá mostrar novos caminhos. Veremos..



Nenhum comentário:

Postar um comentário