-“Ih,
olha com esse tipo de problema é melhor você falar com o Sr. Fulano, ele sabe
tudo sobre isso”!
Este
tipo de situação que todos já vivenciamos várias vezes demonstra perfeitamente
o que é o Know-How. É aquela rara capacidade baseada na experiência de quem
conhece tudo sobre o seu trabalho na qual a prática criou nele a flexibilidade
do improviso com soluções criativas e eficientes.
Um
funcionário experiente conhece “o caminho das pedras” para solucionar os
desafios que surgem no trabalho e que teoria nenhuma poderia prever, ou mesmo a
experiência em outras situações poderia ajudar a solucionar porque, por
exemplo, os serviços de produção e de administração dentro de uma fábrica, são
de igual importância, mas de realidades distintas. Para auxiliar um setor ou
outro é preciso ouvir pessoas que trabalham nele e que conhecem sua realidade.
Certamente
estamos nos referindo a funcionários que fazem a diferença positiva, não há
sentido em valorizar funcionário experiente, mas improdutivo, mas menos ainda
em perder um funcionário qualificado e experiente que pode oferecer soluções
criativas ou minimizar em qualquer situação criando uma situação de segurança
para os iniciantes.
A
renovação de funcionários é de grande importância, mas igualmente importante ou
ainda mais é a valorização do funcionário de carreira. Funcionários que tenham
uma reconhecida contribuição de qualidade e pró-atividade dentro do seu setor
oferecendo a melhor tradução dos bons serviços que o setor deseja prestar são
inestimáveis. E ainda, tais funcionários são responsáveis pela permanência e
desenvolvimento dos bons serviços porque encurtam o caminho dos iniciantes até
esse padrão oferecendo a eles a sua experiência.
Como
dizem “Know-How” não se compra, se adquire e a não valorização deste
diferencial faz com que se perca a clareza, dinâmica e eficiência do trabalho.
Porque o caminho percorrido se perde. É como demolir uma casa sendo que faltava
apenas colocar o telhado para dar seqüência à construção.
Em
suma, a boa gestão de Recursos Humanos que vise obter o melhor desempenho
possível dos funcionários em prol do desenvolvimento de seu setor está
diretamente ligada, sim, à valorização de todos os funcionários, mas,
certamente valoriza com especial atenção aqueles que já oferecem com
propriedade e experiência a qualidade de serviços desejada pelos empregadores e
seus clientes. Porque este “Know-How” será a referência que minimizará erros e
potencializará resultados eficientes e produtivos.
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