O mito da caverna, obra do filósofo Platão, é uma alegoria mística criada por este filósofo grego, que era discípulo de Sócrates.
Esta alegoria está no capítulo VII do seu livro “A República”, de Platão, e conta a história de alguns prisioneiros que viviam no interior de uma caverna escura. Eles estavam presos por correntes e só podiam olhar para a frente, para uma parede de pedra.
Nesta parede, eram projetadas imagens que vinham de fora, do exterior da caverna, graças à ação de um fogo situado entre os prisioneiros e a saída de sua prisão. Assim, eles ficavam o dia inteiro assistindo um “cineminha” e achavam que a realidade era aquelas imagens.
Eles não sabiam que as imagens que assistiam, assim como no cinema, não eram o mundo real. Um dia um prisioneiro conseguiu escapar e saiu da caverna. Ele percebeu que antes estava vivendo numa ilusão, que o mundo real estava fora da caverna e era muito mais bonito do que as imagens deste mesmo mundo projetadas na parede da caverna.
Ele voltou à caverna, por compaixão de seus amigos que ainda estavam lá, e tentou convencê-los de que a vida que estavam levando era uma vida de mentiras, de sombras, e que eles deveriam fazer um esforço para conhecer a realidade, que estava fora da caverna. Mas não acreditaram nele, e tentaram matá-lo..
A Panaceia Essencial vêm para compartilhar informações e opiniões. Literatura,Música,Cinema,HQs,Ciência,Mistérios e outros tantos assuntos fazem parte de nossa panaceia. CONTAMOS SEMPRE COM SUA COMPANHIA E AMIZADE. MUITO OBRIGADO POR SUA VISITA! The Essential Panacea comes to share information and opinions. Literature, Music, Cinema, Comics, Science, Mysteries, and many other subjects are part of our panacea. WE ALWAYS RELY ON YOUR COMPANY AND FRIENDSHIP. THANK YOU VERY MUCH FOR YOUR VISIT!
Nenhum comentário:
Postar um comentário