Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Ghandi e a não-violência

“ ‘A não-violência não consiste em renunciar a toda luta real contra o mal. A não-violência, tal como eu a concebo, é, ao contrário, uma luta contra o mal mais ativo e mais real que a da Lei de Talião, cuja natureza própria é desenvolver, com efeito, a perversidade. Considero que lutar contra o que é imoral pressupõe uma oposição mental e, conseqüentemente, moral. Busco neutralizar completamente a espada do tirano, não a trocando por um aço melhor, mas iludindo sua expectativa de encontrar em mim uma resistência física. Ele encontrará em mim uma resistência de alma que escapará à sua força. Tal resistência o deslumbrará e o obrigará a inclinar-se. E o fato de inclinar-se não humilhará o agressor, mas o enaltecerá. Podemos dizer que isto seria um estado ideal. E o é’!

‘A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. É uma arma para os bravos’.

‘Constatei que a vida persiste mesmo em meio à destruição e que deve, conseqüentemente, existir uma lei mais alta que a da destruição. Será unicamente através de uma tal lei que a sociedade organizada poderá ser compreendida e que a vida valerá a pena ser vivida. Ora, se tal é a lei da vida, devemos aplicá-la em nossa existência diária. Onde houver conflito, onde houver oposição, triunfe através do amor. Através de tal método rudimentar coloco em minha vida esta lei. Isto não significa que todos os meus problemas encontrem solução. Mas constatei que esta lei do amor se mostra tão eficaz que jamais tive em mim a lei da destruição’.

‘Mas creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor.. ’”

terça-feira

Própolis, um antibiótico natural

Considerada como um dos antibióticos mais potentes da natureza, a própolis protege o seu sistema imunitário como um escudo natural.

Pro – antes, e Polis – cidade. O termo própolis tem origem na Grécia antiga, onde significava “defesa da cidade”. A cidade, neste caso, será a colméia onde vivem as abelhas. A própolis desempenha um papel importantíssimo na defesa da colméia contra a invasão e proliferação de microorganismos (fungos, bactérias, vírus). Poderá dizer-se que a própolis funciona como que um “sistema imunitário” da colméia.

Esta capacidade desinfetante e protetora da própolis despertou um interesse, no homem, relativo à sua utilização. Os gregos reconheceram-lhe propriedades curativas e cicatrizantes, e utilizavam-na em feridas e determinadas doenças. Hipócrates, o pai da medicina moderna, prescrevia a própolis para tratar ferimentos e úlceras, quer a nível externo como interno. Os egípcios, que sempre consideraram a abelha como um animal sagrado, símbolo de coragem e o valor, também usaram a própolis para tratar inúmeras doenças. A própria mitologia romana refere esta substância.

O que é a própolis?

A composição da própolis engloba 50% de resina recolhida das árvores e plantas, 30% de ceras, 10% de óleos essenciais e 5% de pólen. Além destes ingredientes, a própolis possui ainda uma enorme variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais e bioflavonóides, sendo estes últimos apontados como um dos ingredientes mais ativos no processo de regeneração.

Antibiótico natural sem efeitos secundários é assim que muitas vezes a própolis é designada. Investigações recentes do Instituto Nacional do Coração e do Pulmão de Londres demonstraram que a própolis tem a capacidade de destruir algumas bactérias que se revelaram resistentes a alguns dos antibióticos modernos sintéticos.

Nos últimos 20 anos inúmeros estudos e pesquisas científicas têm sido conduzidos a propósito da substância, não só na America como também na Europa, onde o uso desta substância é muito comum.

É cientificamente comprovada suas propriedades anti-bacterianas, anti-inflamatórias, anestésicas, anti-fugicidas e anti-bióticas.

Entre outras aplicações, a própolis tem sido usada em problemas circulatórios. Os chineses crêem que esta substância pode ser muito benéfica em situações de hipertensão, arteriosclerose e doenças coronárias. Nos problemas gastrointestinais, cientistas e médicos russos demonstraram que a própolis pode ajudar a prevenir úlceras e abscessos, assim como acelerar o processo de cicatrização de algumas doenças do foro gástrico. A própolis é também muito usada em problemas de pele. Algumas investigações americanas, polacas e russas demonstraram que a acne, alergias, herpes e outros problemas dermatológicos respondem bem à terapia com própolis. Além destas aplicações, à própolis é ainda atribuída a capacidade de ajudar a aliviar alguns problemas femininos, como sejam períodos menstruais dolorosos assim como infecções vaginais.

Fonte de pesquisa: http://performance.clix.pt/html/fitoterapia_desc.asp?id=265

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segunda-feira

Príncipios da Teosofia..

SABEDORIA ANTIGA – profundo e vasto conhecimento sobre nós próprios, nosso propósito na vida, a natureza, o universo, os mais altos princípios divinos e a longa pré-história do homem nesta terra. A Teosofia é a porção do conhecimento antigo trazido a nós por H.P. Blavatsky no fim do século XIX, como foi a ela ensinado pelos seus Instrutores no Tibet.

Alguns de seus princípios são:

* Tudo no universo origina-se de uma fonte ilimitada, eterna, incognoscível. Depois de um período de existência manifestada, o universo retorna a essa fonte.

* O universo em si é um todo orgânico, vivo, inteligente, consciente e divino.

* As leis da natureza são o resultado de forças inteligentes.

* A lei do carma preside todo o universo. Ela opera em todos os níveis, assegurando justiça, harmonia e equilíbrio.

* Nós reencarnamos em vidas sucessivas. Quando chegamos ao nível humano, não retrocedemos às formas animais.

* A lei do carma age sobre nossas vidas sucessivas para garantir a justiça. (Não podemos nos livrar dessa lei). Nós somos a causa de cada alegria e dor de nossa própria vida.

* Uma lei de ciclos fornece uma estrutura fundamental em todos os níveis. Dois exemplos são: nosso padrão de reencarnação e as contínuas "vidas" do universo quando ele aparece e, então, retorna à sua origem.

* A analogia e a correspondência fornecem uma estrutura fundamental ao universo. Esta é uma afirmação ampla do axioma: "Assim em cima, como embaixo".

* A evolução se aplica, em grande escala, a toda a vida.

* A alma é envolvida neste mundo de matéria. Ela tem experiências e aprende. A alma, então, empreende seu caminho de volta, numa longa peregrinação à sua fonte primal. Isto também segue um padrão cíclico.

* Esta evolução ganha experiência, autoconsciência e uma perfeição sempre crescente. A evolução ocorre nos planos físico, mental e espiritual.

*A "sobrevivência do mais forte" junto com a acumulação gradual de pequenas mudanças vantajosas não explicam a "origem das espécies". A origem das espécies deve-se a um plano inteligente.

*A humanidade passou por uma evolução significativa em longos períodos nos continentes (não ilhas) da Atlântida e da Lemúria.

*Há uma constituição setenária do homem, desde o plano físico até o puramente espiritual.

* Os pensamentos são objetos tangíveis nos planos mais altos. Cada pensamento e ação exerce um efeito sobre nós e nosso entorno e tem conseqüência cármica.

* Os três planos mais altos dessa constituição formam o "Eu Superior" e é este que reencarna de vida em vida e acumula experiência, lições e virtudes. Os planos mais baixos formam o "eu inferior" e são o veículo usado pelo eu superior enquanto este vive neste nível ativo e de testes da vida encarnada.

* No momento da morte, temos uma revisão da nossa vida passada – enquanto nos despimos desta moldura física. Após um curto período, que varia muito entre os indivíduos, jogamos fora os outros aspectos inferiores de nossa constituição e o eu reencarnante começa um longo período de descanso merecido, cheio de misericórdia, antes do próximo nascimento.

* Freqüentemente, durante esta vida, nossa natureza espiritual é obscurecida por nossa vida diária autocentrada, quando alimentamos nossas necessidades e desejos imediatos. Mas o eu espiritual está sempre lá para nos guiar se o buscarmos com nosso forte e honesto desejo.

* A Fraternidade é um fato na natureza. Somos UM no mais alto componente espiritual de nossa natureza. Somos centelhas da chama única. Somos os dedos da mão única. Somos UM em outros níveis também.

* As religiões do mundo são ramos da árvore cujo tronco é a religião sabedoria antiga que foi, uma vez, universal. As religiões são os afluentes de um único grande rio. (Mas elas imitam umas às outras para tornar os detalhes reais ainda mais complexos).

* A mitologia sempre transmitiu alguns desses conhecimentos em forma simbólica.

* Periodicamente, grandes instrutores surgem dentre nós para nos ajudar neste caminho evolucionário. Eles podem criar um outro ramo na árvore..

quinta-feira

Rumo ao Novo Mundo por Pietro Ubaldi

A luta moderna se trava entre o tipo biológico hoje em maioria e a lei de evolução. O primeiro parece que pretende fazer tudo quanto possa para impedir a realização desse novo mundo; a segunda tudo põe em condições de torná-lo realidade. Trata-se de dois sistemas opostos; um ilusório e falaz; o outro, lógico e seguro.

Com o método atualmente em voga, somos obrigados a reconhecer que o homem, apesar das conquistas e vitórias, não alcançou a felicidade e se agita como presa de insatisfação contínua.

E como acima dissemos em relação ao indivíduo, também a coletividade não procura dentro de si mesma, mas fora, as causas de seus males. As causas, porém, residem no método. É fácil entrar no mundo novo; as portas acham-se abertas de par em par. Mas o homem não quer entrar. A posição em que se encontra o impede.

A Lei, sábia e boa, desejaria exatamente o contrário, quer dizer, o bem; mas a Lei respeita a vontade humana. O homem prefere viver em estado de tensão, de recíproca desconfiança e, por isso, de contração, a viver em estado de calma, de confiança e, em conseqüência, de expansão.

Os bens da terra bastam demais para todos. A psicologia da insaciabilidade, generalizando-se, em plena abundância nos torna miseráveis. A avidez de lucro subtrai dos bens a função de instrumento útil à vida, transformando-os em instrumento de especulação, acumulando-os apenas para que apodreçam, sacrificando a vida à potência econômica. Assim se determinam as desproporções que justificam a revolta das classes pobres contra as dos capitalistas, impedindo-as de gozar dos bens acumulados.

O efeito atinge de novo a causa; não podemos gozar o que não é fruto da justiça, mas do abuso; toda posição de desequilíbrio se destina à queda. Para que serve empregar meios ilícitos e usurpar, se mais tarde a Lei nos constrange ao pagamento? E, de fato, não faz o homem outra coisa senão pagar.

O método atual de busca da felicidade representa verdadeira falência. Não se deve culpar a Lei, mas o sistema escolhido pelo homem.

quarta-feira

Mensagem de Chico Xavier

"Nasceste no lar que precisavas,

Vestiste o corpo físico que merecias,

Moras onde melhor Deus te proporcionou, de acordo com teu adiantamento.

Possuis os recursos financeiros coerentes com as tuas necessidades, nem mais, nem menos, mas o justo para as tuas lutas terrenas.

Teu ambiente de trabalho é o que elegeste espontaneamente para a tua realização.

Teus parentes, amigos são as almas que atraístes, com tua própria afinidade.

Portanto, teu destino está constantemente sob teu controle.

Tu escolhes, recolhes, eleges, atrais, buscas, expulsas, modificas tudo aquilo que te rodeia a existência. Teus pensamentos e vontades são a chave de teus atos e atitudes... São as fontes de atração e repulsão na tua jornada vivência.

Não reclames nem te faças de vítima. Antes de tudo, analisa e observa. A mudança está em tuas mãos. Reprograme tua meta, busque o bem e viverás melhor.

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim ".

terça-feira

Stay - Oingo Boingo..

This is not the first time/You tried to get away
This is not a party/Where people know your name
This is not a classroom/With teacher at the board
This is not a catshow/With prizes at the door
Chorus
Go
Don't you go
Won't you stay with me one more day/If we get through one more night
If we get through one more night
This is not a horse race/Where winners beat the time
This is not a funeral/With mourners in a line
This is not a sitcom/Where everything's alright
This is not a prison/With terror through the night.
Go
Don't you go
Won't you stay with me one more day/If we get through one more night
If we get through one more night
This is not the first time/(You tried to get away)
This is not a party/(Where people know your name)
This is not a classroom/(With teacher at the board)
This is not a catshow/(With prizes at the door)
Chorus
Go
Don't you go
Won't you stay with me one more day/If we get through one more night
If we get through one more night
Chorus
Go
Don't you go
Won't you stay with me one more day/If we get through one more night
If we get through one more night

Gepetto - Belly

So he's lying on top again/Just like Gepetto and his doll. And he's running around again,/And I can't get him out of this house. And if you bore him,/You lose your soul to me. So that kid from the bad home/Came over to my house again, Decapitated all my dolls. And if you bore me,/You lose your soul to me. Hey Gepetto,/Where'd you put it? Oh Gepetto, poor boy. Hey Gepetto, where'd you put it? Oh Gepetto, poor boy. And if you bore him,/You're gonna lose your soul. Hey Gepetto, where'd you get to?/Oh Gepetto, poor boy. Hey Gepetto, where'd you get to?/Oh Gepetto, poor boy. Hey Gepetto, what'd you get me?/Oh Gepetto, poor boy. So he's lying on top again,/Just like Gepetto.

sexta-feira

Logical Song - Supertramp..

When I was young, it seemed that life was so wonderful, a miracle, oh it was beautiful, magical. And all the birds in the trees, well they'd be singing so happily, oh joyfully, oh playfully watching me. But then they sent me away to teach me how to be sensible, logical, oh responsible, practical. And then they showed me a world where I could be so dependable, oh clinical, oh intellectual, cynical. There are times when all the world's asleep,/the questions run too deep for such a simple man. Won't you please, please tell me what we've learned/I know it sounds absurd but please tell me who I am I said now watch what you say they'll be calling you a radical, a liberal, oh fanatical, criminal. Won't you sign up your name, we'd like to feel you're acceptable, respectable, oh presentable, a vegetable! Oh Take it take it yeah! But at night, when all the world's asleep,/the questions run so deep for such a simple man. Won't you please, please tell me what we've learned/I know it sounds absurd but please tell me who I am, Who I am! Who I am! Who I am! Who knows who's so logical.

O Café - Tubinho, o rei do riso