O século XX é marcado por
profundas mudanças históricas, as quais afetaram drasticamente o comportamento
político-social do nosso tempo. Foi onde acentuaram-se as diferenças entre a
alta burguesia e o proletariado, dando maior força ao capitalismo e fazendo
surgir os primeiros movimentos sindicais, como algumas das consequências do Pós
Guerra.Mediante todo o acúmulo de acontecimentos pertencentes à esse período,
cheio de contradições e complexidades, é possível encontrar um terreno farto
para a criação de novos conceitos no campo das artes.
Assim, os movimentos e as
tendências artísticas, tais como o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o
Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art
expressam, de um modo ou de outro, a perplexidade do homem contemporâneo.
O Expressionismo surge como uma reação ao Impressionismo, pois no
primeiro, a preocupação está em expressar as emoções humanas, transparecendo em
linhas e cores vibrantes os sentimentos e angústias do homem moderno. Enquanto
que no Impressionismo, o enfoque resumia-se na busca pela sensação de luz e
sombra.
O Fauvismo foi um movimento que teve basicamente dois princípios: a
simplificação das formas das figuras e o emprego das cores puras, sem mistura.
As figuras não são representadas tal qual a forma real, ao passo que as cores
são usadas da maneira que saem do tubo de tinta. O nome deriva de ‘fauves’ (feras, no
francês), devido a agressividade no emprego das cores.
No Cubismo podemos observar a mesma despreocupação em representar
realisticamente as formas de um objeto, porém aqui, a intenção era representar
um mesmo objeto visto de vários ângulos, em um único plano. Com o tempo, o
Cubismo evoluiu em duas grandes tendências chamadas Cubismo Analítico e Cubismo
Sintético. O movimento teve o seu melhor momento entre 1907 e 1914, e mudou
para sempre a forma de ver a realidade.
O Futurismo abrange sua criação em expressar o real, assinalando a
velocidade exposta pelas figuras em movimento no espaço. Foi um movimento que
desenvolveu-se em todas as artes e exerceu influência sobre vários artistas
que, posteriormente, criaram outros movimentos de arte moderna. Repercutiu
principalmente na França e na Itália, onde diversos artistas se identificaram
com o fascismo nascente.
O abstracionismo é a arte que se opõe à arte figurativa ou
objetiva. A principal característica da pintura abstrata é a ausência de
relação imediata entre suas formas e cores e as formas e cores de um ser. A
pintura abstrata é uma manifestação artística que despreza completamente a
simples cópia das formas naturais.
No Dadaísmo, podemos encontrar um movimento que abrange a arte em
todos os seus campos, pois não foi apenas uma corrente artística, mas sim, um
verdadeiro movimento literário, musical, filosófico e até mesmo político.
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização
marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de
um bebê). A princípio, o movimento não envolveu uma estética específica, mas
talvez as principais expressões do Dadaísmo tenham sido o poema aleatório e o
ready-made. O intuito deste movimento era mais de protestar contra os estragos
trazidos da guerra, denunciando de forma irônica toda aquela loucura que estava
acontecendo. Sendo a negação total da cultura, o Dadaísmo defende o absurdo, a
incoerência, a desordem, o caos.
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário surgido
primeiramente em Paris nos anos 20, inserido no contexto das vanguardas que
viriam a definir o modernismo no período entre as duas Grandes Guerras
Mundiais.A priori, a característica deste movimento era unir uma combinação do
representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Segundo os
surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir
além da consciência cotidiana, buscando expressar o mundo do inconsciente e dos
sonhos.O surrealismo é também uma espécie de mecanismo que não se limita a
transcrever passivamente o sonho e sim descobrir um modo de acionar o inconsciente
mediante ao “automatismo psíquico”. Dessa maneira, uma ideia segue a outra sem
a consequência lógica das demonstrações usuais e sim automaticamente. Técnicas
como a escrita automática da literatura, da colagem e a decalcomania, em
relação às artes plásticas, tornaram-se muito populares entre os surrealistas
que as utilizavam na produção dos seus jogos de associação livre de sentidos..
Fonte: InfoEscola/AGRA, Lucio. História da arte do século
XX: idéias e movimentos . 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Anhembi Morumbi; 2006.http://www.arte.ahistoria.com.br/Arte/Hist%C3%B3ria-dos-Movimentos-Art%C3%ADsticos-do-S%C3%A9culo-XX-6.htmlhttp://pt.wikipedia.org/wiki/Surrealismo
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