Michelangelo di Lodovico
Buonarroti Simoni (Caprese, 6 de Março de 1475 — Roma, 18 de Fevereiro de
1564), mais conhecido simplesmente como Miguel Ângelo (português europeu) ou
Michelangelo (português brasileiro), foi um pintor, escultor, poeta e arquiteto
italiano, considerado um dos maiores criadores da história da arte do ocidente.
Ele desenvolveu o seu trabalho
artístico por mais de setenta anos entre Florença e Roma, onde viveram seus
grandes mecenas, a família Medici de Florença, e vários papas romanos.
Iniciou-se como aprendiz dos irmãos Davide e Domenico Ghirlandaio em Florença.
Tendo seu talento logo reconhecido, tornou-se um protegido dos Medici, para
quem realizou várias obras. Depois fixou-se em Roma, onde deixou a maior parte
de suas obras mais representativas. Sua carreira se desenvolveu na transição do
Renascimento para o Maneirismo, e seu estilo sintetizou influências da arte da
Antiguidade clássica, do primeiro Renascimento, dos ideais do Humanismo e do
Neoplatonismo, centrado na representação da figura humana e em especial no nu masculino,
que retratou com enorme pujança. Várias de suas criações estão entre as mais
célebres da arte do ocidente, destacando-se na escultura o Baco, a Pietà, o
David, as duas tumbas Médici e o Moisés; na pintura o vasto ciclo do teto da
Capela Sistina e o Juízo Final no mesmo local, e dois afrescos na Capela
Paulina; serviu como arquiteto da Basílica de São Pedro implementando grandes
reformas em sua estrutura e desenhando a cúpula, remodelou a praça do Capitólio
romano e projetou diversos edifícios, e escreveu grande número de poesias.
Ainda em vida foi considerado o
maior artista de seu tempo; chamavam-no de o Divino, e ao longo dos séculos,
até os dias de hoje, vem sendo tido na mais alta conta, parte do reduzido grupo
dos artistas de fama universal, de fato como um dos maiores que já viveram e
como o protótipo do gênio. Michelangelo foi um dos primeiros artistas
ocidentais a ter sua biografia publicada ainda em vida. Sua fama era tamanha
que, como nenhum artista anterior ou contemporâneo seu, sobrevivem registros
numerosos sobre sua carreira e personalidade, e objetos que ele usara ou
simples esboços para suas obras eram guardados como relíquias por uma legião de
admiradores. Para a posteridade Michelangelo permanece como um dos poucos
artistas que foram capazes de expressar a experiência do belo, do trágico e do
sublime numa dimensão cósmica e universal.
Quando adulto Michelangelo tinha
uma estatura mediana e possuía ombros largos e braços fortes, resultado de suas
infindáveis horas trabalhando com a pedra. Seu cabelo era escuro e seus olhos
pequenos e castanhos, usava a barba dividida em duas, tinha os lábios finos, o
nariz quebrado de uma luta na juventude com Pietro Torrigiano, e sua testa era
saliente. Não dava a mínima atenção à sua aparência física, vestia-se com
roupas velhas, às vezes até esfarrapadas, que estavam invariavelmente sujas.
Mesmo assim não raro dormia com elas e com seus sapatos. Da mesma forma, era
indiferente quanto à comida, comia pouco e irregularmente, tinha má digestão;
ficava tão satisfeito com um pedaço de queijo como com uma refeição de vários
pratos, como as que comia quando convidado pelos poderosos. Não fazia caso de
onde ia dormir e tinha um sono curto, sofria de dores de cabeça e com o avançar
dos anos teve problemas de vesícula e reumatismo nas pernas, mas em geral gozou
de boa saúde até seu último ano de vida. Trabalhava incansavelmente, pôde
adquirir uma educação geral bastante larga mesmo sem instrução regular, e
poucas coisas o interessavam além de sua arte.38 39 Entre elas, como se
depreende de suas cartas, ele tinha preocupações quanto à perpetuação e
dignificação do nome familiar. Em várias, dirigidas a seu sobrinho Lionardo,
urgiu que ele se casasse com uma jovem da nobreza, digna dos Buonarroti, e
encareceu que ele deixasse o campo e morasse em um palacete urbano, o sinal
mais evidente do status de um patrício. Em outras expressa sua ambição de
"ressuscitar a sua Casa", e seu desejo de glória tanto pessoal como
familiar é documentado por outros testemunhos.
Enquanto viveu se formou um
folclore a respeito de sua personalidade, descrevendo-o como terribile, ou
seja, passional e violento. Também era considerado desconfiado, irritável,
antissocial, excêntrico e melancólico, tímido e avarento, e muitos o chamavam
de louco. Vasari e Condivi consideraram necessário enfatizar que essas
descrições eram caluniosas, mas isso prova que elas eram correntes, mesmo que
possam não ter correspondido à toda a verdade. Eles em vez o descreveram como
uma pessoa profundamente religiosa, em quem a pregação de Savonarola sobre o
despojamento dos bens mundanos exercera duradouro impacto. Lera suas obras até
o fim de seus dias e dizia que recordava claramente da sua voz. Disseram ainda
que era liberal e generoso, dando obras valiosas de presente para seus amigos e
sendo gentil com seus servos. Como professor não escondia seu conhecimento dos
discípulos, mas não gostava que fosse divulgado que ele ensinava. Vários de
seus alunos o chamavam de pai. Não era desprovido de senso de humor, e às vezes
buscava a companhia de pessoas capazes de fazê-lo rir. Entre elas apreciava
especialmente os pintores Jacopo Torni, Sebastiano del Piombo e o próprio
Vasari, com quem se divertia. Era sensível ao trabalho alheio qualificado, e
louvava até o de antigos rivais como Rafael, mas várias vezes expressou seu
desprezo pela mediocridade e pela pretensão de outros. Era admirador entre
outros de Donatello, Ticiano, Ghiberti e Bramante, e mesmo de artistas pouco
conhecidos como Antonio Begarelli e Alessandro Cesari, em quem encontrava
qualidades invisíveis para outros. Sobrevivem documentos que atestam sua
natureza generosa e benevolente, mas outros em parte confirmam aquele folclore,
incluindo sua própria correspondência. Mas é de lembrar em se tratando de um
artista tão diferenciado em relação aos seus contemporâneos, uma pessoa
submetida a pressões internas e externas desconhecidas pela maioria, obviamente
não possuía a mesma natureza que um homem comum e ele por consequência não
poderia se comportar como tal. Sem entrar numa apologia do gênio, seu enorme
talento, suas ideias artísticas visionárias e de amplitude titânica, sua
insatisfação com a conquista ordinária e a sua infatigável capacidade de
realização, dons que se por um lado foram reconhecidos universalmente e
atraíram a admiração e o assombro gerais e lhe valeram o epíteto de divino, por
outro com toda a probabilidade o separaram psicologicamente do resto dos
humanos, nem se pode esperar que universos tão distintos pudessem se
compreender ou conviver sem tensões importantes.
É muito difícil fazer uma ideia
da evolução de sua riqueza pessoal. Herdou terras em Settignano e foi capaz de
torná-las bem mais produtivas do que no tempo de seu pai, e até expandiu sua
área. Possuía uma casa-atelier em Roma, duas casas e um atelier em Florença, e se
diz que tinha terras em vários locais da Toscana. Suas maiores obras foram
pagas regiamente, mas muitas vezes os custos do material, que não eram baixos,
estavam incluídos. Além disso, muitas vezes seus patronos lhe pagaram
irregularmente, em diversas ocasiões não recebeu o pagamento completo e obras
como a tumba de Júlio II representaram despesa e não ganho para ele. Por outro
lado, com seus hábitos espartanos de vida fez uma boa economia, e numa carta
disse que Paulo III o cumulara de benefícios. Doou altas somas para caridade e
sustentou seus familiares quando pôde, e várias vezes ajudou artistas pobres,
inclusive seus dois biógrafos.44 Não confiava em bancos e guardava seu dinheiro
em um baú embaixo da cama. Quando morreu este baú continha dez mil ducados de
ouro, uma quantia, segundo Forcellino, suficiente para comprar o Palácio Pitti.
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