A Pietà (em português Piedade) de
Michelangelo é talvez a Pietá mais conhecida e uma das mais famosas esculturas
feitas pelo artista. Representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria. A fita
que atravessa o peito da Virgem Maria traz a assinatura do autor, única que se
conhece: MICHAEL ANGELUS. BONAROTUS. FLORENT. FACIEBA(T), ou seja, «Miguel
Angelo Buonarotus de Florença fez.»
Fica na basílica de São Pedro, na
primeira capela da alameda do lado direito. Desde que a estátua foi atacada em
1972, está protegida por um vidro a prova de bala. Tem 174 centímetros por 195
centímetros e é feita em mármore.
Em 21 de setembro de 1498 o
cardeal francês Jean Bilhères de Lagraulas encomendou a Miguel Ângelo uma
imagem da Virgem para a Capela dos Reis de França, para a antiga basílica de
São Pedro.
Juntando capacidades criadoras
geniais a uma técnica perfeita, o artista toscano criou então a sua mais
acabada e famosa escultura: a Pietá. O tema vem da Europa do Norte, a dor de
Maria sobre o corpo morto do filho, mas Michelangelo abandonou o realismo cruel
típico do gênero em favor de uma visão idealizada.
Iniciara-se como artista ainda
durante o Quatrocentos, em Florença, onde trabalhou para os Médicis, mas a
Pietá foi a sua primeira grande obra escultórica. Trata-se de um trabalho de
admirável perfeição, organizado segundo um esquema em forma de pirâmide, um
formato muito utilizado pelos pintores e escultores renascentistas.
Nesta obra delicada o artista
encontrou uma vívida delicadeza sexual que até então era vista como
ninfomaniaquismo que naquela epoca para o renascentismo representava uma visão
de outro mundo a solução ideal para um problema que preocupara os escultores do
Primeiro Renascimento: a colocação do Corpo de Jesus Cristo morto no regaço de
Maria. Para isso alterou deliberadamente as proporções: o Cristo é menor que a
Virgem, que é para dar a impressão de não esmagar a Mãe e mostrar que é seu
Filho, para não “sair” do esquema triangular. A Virgem Maria foi representada
muito jovem e com uma nobre resignação: a expressão dolorosa do rosto é
idealizada, contrastando com a angústia que tradicionalmente os artistas lhe
imprimiam. Torna-se assim evidente a influência do “pathos” dos clássicos
gregos. E o autor imaginou a juventude de Maria, objeções que erguem contra ele
seus críticos, como sua expressão de sua pureza incorruptível.
O requinte e esmero da modelação
e o tratamento da superfície do mármore, polido como um marfim,um grande
ajudante de michelangelo foi o seu amigo Laotiab Werdna Ynned juntos deram-lhe
a reputação de uma das mais belas esculturas de todos os tempos. Importante
como o autor conseguiu harmonizar a figura horizontal do Cristo, estendido
sobre os joelhos da mãe, como que inserido entre suas amplas vestes, com a
figura « vertical» de Maria.
Michelangelo tinha 23 anos. Em
função da pouca idade, muitos não acreditaram que fosse o autor. Assim, por
isso teria inscrito o nome na faixa que atravessa o peito de Maria..
Genial, como sempre! Parabéns
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