Panacéia dos Amigos

domingo

ROM, o cavaleiro do espaço

ROM, o cavaleiro do espaço foi um dos maiores heróis da minha infância eu adorava ler suas aventuras. Na época, suas histórias saiam na revista do Hulk pela editora abril. No ano de 1983 eu comecei a colecionar. Comecei pelo nº 03, antes eu lia apenas aventuras Disney compradas pelos meus pais. Neste ano, então com 07, eu já era fã do Hulk do seriado e optei por abandonar a velhas revistas pelas aventuras do gigante esmeralda. E nelas encontrei também as aventuras do cavaleiro do espaço.

Creio que foi na edição nº 07, não sei direito, mas fiquei fascinado com a aventura do cavaleiro, apenas me lembro que no fim ele foi capturado! O que me deixou aflito e como é prevísivel, ansioso pela edição seguinte (edição nº 08) quando ele está preso em uma base governamental com seus inimigos, os alienígenas conhecidos como espectros, que se transformavam em humanos, que queriam desvendar os segredos de sua armadura e a de um outro cavaleiro do espaço como ROM. ROM, era o herói, mas os humanos não acreditavam nele e o atacavam, mesmo um herói o Valete de Copas o enfrentou (edição nº 09) . Enquanto que os espectros aproveitando-se de sua habilidade de se transformar em humanos tentavam manipular sociedade, imprensa e governo para destruir seu arqui-inimigo!

Definitivamente, eu estava conquistado pela trama! Depois às vezes em sequência ,outras não, porque eu morava no interior e era difícil conseguir as revistas todo mês, eu acompanhei a saga de ROM.

A história é esta: Rom nasceu há cerca de 200 anos terrestres no planeta Gálador, lar de uma pacífica civilização no auge de sua prosperidade. Sendo a guerra, a pobreza e a doença algo praticamente esquecido os galadorianos decidiram enviar uma frota de naves para percorrer toda a galáxia, partilhando sua tecnologia e princípios de vida com outras civilizações.

Os galadorianos foram bem recebidos em todos os mundos que chegaram, mas ao penetrarem na misteriosa Nebulosa Negra pela primeira vez foram emboscados uma armada de naves guerreiras. Essas naves pertenciam ao Espectros (dire wraiths), uma civilização hostil de seres metamorfos, que combinavam alta tecnologia e magia negra e pretendiam conquistar toda a galáxia. Após uma feroz batalha, os Espectros destruíram toda a frota galadoriana invocando um gigantesco demônio espacial chamado Asa da Morte (deathwing). Antes de morrer o comandante da frota conseguiu enviar uma mensagem para Gálador alertando do perigo que os Espectros representavam.

O Conselho de Gálador, tomando conhecimento da tragédia, iniciou medidas para se defender e livrar a galáxia da sombra conquistadora dos espectros. Desenvolveram armas de defesa avançadíssimas, sendo as principais o Projetor do Limbo, uma devastadora porém não letal arma que bania os atingidos por seus raios para a dimensão etéra do Limbo, onde ficariam presos por toda a eternidade. Além dele, criaram poderosas armaduras capazes de dotar seus usuários de incríveis poderes, mas que custavam a eles sua humanidade, ao torna-los mais máquinas do que homens. A cirurgia para ligar alguém a essas armaduras era irreversível e o sacrifício exigido dos seus usuários era enorme. Por isso, o Conselho pediu voluntários incapaz de forçar alguém a tal ato de despreendimento heróico.

Rom foi o primeiro cidadão de Gálador a se oferecer para a transformação. Com seu exemplo, milhares o seguiram. Eles se tornaram os Cavaleiros Espaciais de Gálador. Cada um recebeu uma armadura diferente, dotada de poderes especiais para cada galadoriano. Sem perda de tempo os Cavaleiros partiram para a Nebulosa Negra. A guerra foi violenta e terrível. Centenas de cavaleiros pereceram. Mas com determinação e coragem destruíram a maior parte das naves dos Espectros e suas bases nos mundos da Nebulosa. Na batalha final, Rom, que havia se destacado como grande líder e herói dos cavaleiros espaciais, conseguiu destruir Asas da Morte.

Um grande número de espectros, porém, haviam fugido da derrota na Nebulosa Negra e se espalhado por milhares de mundos,usando seus poderes metamórficos para conquistar e usar esses mundos como armas em uma guerra de vingança contra Gálador. Rom e os demais cavaleiros, então, partiram em uma busca centenária por toda a galáxia, encontrando e banindo os malignos espectros antes que pudessem realizar seus planos.

Dois séculos de lutas depois, o Sensor de Rom localizou uma grande colônia de Espectros na Terra, onde as criaturas haviam assumido a forma de humanos e se infiltrados em postos-chave por todo o planeta. Chegando a Terra, Rom passou a eliminar sistematicamente os malignos feiticeiros espaciais. Porém, seus atos foram durante muitos anos confundios com assassinato de pessoas inocentes, e sua aparência robótica provocava medo e desconfiança. Por isso, era constantemente perseguido pelas autoridades terrestres e os super-heróis, que o consideravam um "invasor alienígena". Durante muito tempo, seus únicos aliados foram os jovens Steve Jackson e Brandy Clarck, que acabou se apaixonando pelo nobre Cavaleiro Espacial, embora seu amor nunca pudesse voltar a ser um homem real.

Finalmente, Rom convenceu os heróis da Terra da ameaça representada pelos invasores espectros, e, em uma grande batalha final, baniu os últimos transmorfos para o Limbo, retornando em seguida para Gálador na esperança de ter sua forma humana restaurada.

Armas e habilidades

* Armadura galadoriana – pressurizada, pode manter o usuário em situação agradável no espaço, no fundo do mar ou no centro de um vulcão ativo. É feita de aço galadoriano que nem o adamantium se provou capaz de causar grandes danos, isso fornece uma grande proteção ao usuário. O elmo da mesma fornece visão infravermelha. Exoesqueleto que aumenta a força.

* Neutralizador – a arma principal de Rom, possui três formas distintas evocadas pelo usuário quando necessário. Nesta forma dispara rajadas escarlates em cone ou raio que neutralizam qualquer forma de radiação(permanente), habilidade mutante(temporariamente), doenças(permanente), magias(as dissipa, mas não impede que sejam relançadas).

* Analisador – a segunda forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de cone analisa o alvo completamente descobrindo sua verdadeira forma caso esteja transformado em outra coisa, detecta doenças, radiação, magia.

* Erradicador – a terceira forma de sua arma - um feixe de luz escarlate em forma de raio ou cone chato que pode banir para o limbo ou desintegrar o alvo, a escolha do usuário.

* Voo – jatos fundidos as costas da armadura

O que eu não sabia e descobri tempos depois é que ROM era adaptação de um brinquedo! Não havia história alguma só o robô, e o argumentista encarregado Bill Mantlo criou toda a trama que conhecemos. Um parênteses aqui é falar sobre Bill e seu parceiro Sal Buscema eles me transportaram para o mundo das HQs através das aventuras de Hulk e ROM. Sal acabou sendo uma referência e tanto para minha infância pois desde criança adorava desenhar. Conhecendo o trabalho de outros escritores e artistas, sei que não eram exatamente os mais brilhantes de sua geração mais deixaram uma marca indelével nestes dois títulos e muitas boas recordações para mim. O que lamento, e não imagino quais motivos, foi Sal ter abandonado ROM nas aventuras finais e Bill perdeu um pouco o controle da trama. Chamarem Steve Ditko foi um desastre. O traço dele não ajudou e na verdade piorou muito e as tramas de Bill principalmente na última história, logo a última foi realmente sofrível! Mas, isto não diminui toda a trama interessante que ele criou para ROM, muito menos a importância do personagem na infãncia de muitos da minha geração. Aliás, está aí uma ótima opção para um bom filme. Quem sabe..

3 comentários:

  1. que venha o filme estrelado por grandes astros do cinema atual. reviver as aventuras sistematicas de rom e ve-lo em açao seria pura adrenalina e isso pode render alguns trocados pro cinema.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza eu assistiria, mas gostaria de ler alguma coisa do antigo herói, eu gostava demais daquele tema sobre Rom e seu dilema de ser um ciborgue e retornar a sua humanidade.

    ResponderExcluir
  3. eu tinha uma revista que tinha o Rom voltando de suas aventuras espaciais a sua terra Galador e enfrentando seu "Gemêo" robô que servia a um vilão de cara vermelha!espero que um dia façam um filme sobre o rom!! Marcos Punch.

    ResponderExcluir