Panacéia dos Amigos

sábado

The Verve

Me recordo exatamente quando achava que "The Verve" era a banda que salvaria o rock (pelo menos naquele semestre). Isto foi em 1997 com os primeiros acordes de "Bitter Sweet Symphony" e depois de ouvir o CD, fiquei convencido de que era uma grande banda. Na verdade, aquele foi um ano muito interessante!

"Coming Up" do Suede estava tocando nas rádios, "Be here now" do Oasis tocava a todo o vapor, e o ano ainda traria "Ok, Computer" do Radiohead. Em escala menor mas, também de profundo interesse foi o lançamento de "Evergreen" do Echo and the Bunnymen e "In it for Money" do Supergrass e "Blur" do Blur.Em meio a tanta coisa interessante acontecendo na música britânica (nem vamos falar de Kula Shaker , Pulp, Charlatans...), foi The Verve que emplacou a música mais tocada na Inglaterra em 97, e um dos discos mais vendidos.

Não por acaso, grandes composições, psicodelismo e vocal insano de Richard Ashcroft criaram um som estranho e criativo , porém assimilável e assobiável com possibilidades de atingir o público (Algo que, por vezes, o Radiohead não se permite, ou não se importa).

"Lucky Man" e "Sonnet" foram outros destaques. Aliás, "Sonnet" estava numa fita K7 (coisa antiga, não?) especialmente gravada com outras primícias do rock britânico(BEATLES, Echo, Blur etc) para me manter "vivo e operante" numa fase não tão brilhante da vida nos idos de 98. Uma canção poderosa que o tempo não enfraquece.

Pude rever o grupo ontem, num show ao vivo pela TV. Foi nostálgico, é claro. Ashcroft continua estranho, mas sua bizarrice me parece datada, ou talvez eu tenha envelhecido e como sempre digo o tempo é mestre em tranformar montanhas em meros pedregulhos.De qualquer forma, fica a lembrança de uma banda importante numa fase de minha vida e vez ou outra continua a valer a pena ouvir "Urban Hymns" de faixa à faixa.

Bittersweet Symphony : http://www.youtube.com/watch?v=Zx3m4e45bTo

Sonnet: http://www.youtube.com/watch?v=RiQgEn5ibYg

Lucky Man: http://www.youtube.com/watch?v=qujfdzLJPyU

Nenhum comentário:

Postar um comentário