Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Cocteau Twins

Os Cocteau Twins trata-se de uma banda formada em Grangemouth, Escócia, no ano de 1979. Os seus membros eram Elizabeth Fraser (vocais), Robin Guthrie (guitarra), Will Heggie (baixo), Simon Raymonde (baixo, em 1983, com a saída de Heggie).Esta banda foi criada no pós-punk, com influências góticas, dream pop e darkwave, que marcaram os anos 80, com o seu som melancólico e psicodélico, ao lado dos Dead Can Dance e This Mortal Coil. São aclamados como os precursores do estilo ethereal. Ligados desde o seu início à editora 4AD, a banda muda de editora em 1993, para a Capitol Records, que lhes daría uma projeção comercial acrescida. Se tornou conhecida mundialmente pelo album Treasure, considerado o mais psicodélico, por lembrar musicalmente efeitos de drogas.

Atualmente, os membros dos Cocteau Twins continuam ativos musicalmente, destacando-se Elizabeth Fraser que participou no álbum dos Massive Attack, Mezzanine, em 1998, e em diversos concertos desta banda; participou, mais recentemente, da banda sonora do filme O Senhor dos Anéis. Conheci este trabalho, ao mesmo tempo que começava a ouvir o Dead Can Dance , era apenas uma música inserida numa fita cassete com canções do DCD. Era um som muito estranho...de fato um sonho psicodélico e a voz de Elizabeth era o que chamava mais a atenção pois, de fato, parecia invocar paisagens oníricas em nossa mente.

Como qualquer sonho, soa tão imcompreensível quanto fascinante e ainda é assim, para mim quando ouço o som da banda. Ouvir Cocteau Twins é sair do lugar comum, da trilha aberta e se aventurar pelo desconhecido. Um som intuitivo e melancólico. Semelhante e diferente ao DCD, pois este tem uma proximidade com a World Music, no sentido de usar instrumentos de várias épocas e culturas, enquanto que o Cocteau Twins utiliza-se de uma sonoridade mais moderna. No entanto, ambas as obras não são fáceis, com propostas muito diferentes dos padrões usuais do mercado, principalmente, no ínicio da carreira. É verdade, que o CT diluiu um pouco de sua fórmula ao se unir a uma gravadora maior, mas ainda mais do que vale a pena conhecer as estranhas viagens deste escoceses geniais.

Discografia:

Álbuns:

* Garlands (1982) * Head Over Heels (1983) * Treasure (1984) * Victorialand (1986) * The Moon and The Melodies (1986) com Harold Budd * Blue Bell Knoll (1988) * Heaven or Las Vegas (1990) * Four-Calendar Café (1993) * Milk and Kisses (1996) * Stars and topsoil({1982 - 1990})

EPs:

* Lullabies (1982) * Peppermint Pig (1983) * Sunburst and Snowblind (1983) * The Spangle Maker (1984) * Aikea-Guinea (1985) * Tiny Dynamine (1985) * Echoes in a Shallow Bay (1985) * Love's Easy Tears (1986) * Twinlights (1995) * Otherness (1995, com Mark Clifford dos Seefeel)

Vídeos (Bootlegs) * Toronto, Canada (1994)

Vídeo:

Lorelei-http://www.youtube.com/watch?v=l6JYCL_wJNw

Pink Orange Red-http://www.youtube.com/watch?v=MFN6BaulEX8

Love's Easy Tears-http://www.youtube.com/watch?v=OG85oZwaLYc&feature=related

Nenhum comentário:

Postar um comentário