Ainda gela minha alma, ouvir este trecho interpretado magistralmente por Kenneth Branagh, nesta notável adaptação de HENRY V, de William Shakespeare para os cinemas.
Isto foi em 1992, se não me engano, e assisti a versão dublada numa fita VHS, por sorte, foi uma das melhores versões que já havia visto. E afinal, não diminuiu em nada o impacto sobre mim, dada a enorme qualidade do filme.
Ora, em partes. Esta é sem dúvida uma das melhores transposições para o cinema de uma das obras-primas do maior escritor de língua inglesa de todos os tempos, William Shakespeare. O Diretor e também ator Kenneth Branagh, este irlandês genial (Deus salve a Irlanda! Vide Clannad, Enya , U2, etc), conhece a obra do bardo, como poucos e fez uma direção primorosa a começar pela escolha do elenco que trabalhou inspirado.
É gratificante assistir interpretações tão geniais e precisas. A trilha sonora é simplesmente uma das melhores que já ouvi. O figurino está sensacional. E fotografia não compromete. Tudo enfim, harmoniza-se para um grande espetáculo.
Exatamente o que presenciamos! A história em si, trata-se de quando na quebra de tratados diplomáticos, a Inglaterra entra em guerra contra a França liderada por seu rei Henrique V que comandando um exército menor do que o de seus inimigos trava a feroz e lendária “Batalha de Azincourt” (Prestem atenção as cenas de batalhas).
Como curiosidade temos a participação de Christian Bale, que como todo sabemos, entre outras interpretações geniais, se tornaria o melhor Batman de todos os tempos no cinema.
Elenco:
Kenneth Branagh, Derek Jacobi, Brian Blessed, Ian Holm, Paul Scofield, Emma Thompson, Robbie Coltrane, Michael Maloney, Geraldine McEwan, Alec McCowen, Simon Shepherd, James Larkin
Nenhum comentário:
Postar um comentário