Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

segunda-feira

Cosmos

No último sábado (12/04/08), acidentalmente descobri que a TV Educativa está reapresentando a série "COSMOS" de Carl Sagan. Foi uma surpresa e tanto, ea nostalgia se apossou de mim ao rever este programa que foi tão importante para a minha infância. Não resisti e assisti. Quando criança, fiquei fascinado com os capítulos transmitidos, se não me falha a memória, aos domingos na Rede Globo. Foram muitas as informações que, acredito de uma maneira ou de outra, ainda figuram no meu subconciente emanam e ações e reações. Procurei então, fazer uma pesquisa sobre o programa e trazê-la aqui para a panaceia ESSENCIAL. Espero que agrade a que todos, como eu, se maravilharam com os mistérios decifrados da Ciência pelo Programa, e que, aos que assistiram não, isto que POSSA instigar a saber mais sobre este clássico da TV mundial. Obrigado, Mestre Sagan! _________________________________________________
A série científica de maior sucesso da história da TV faz 26 anos.Cosmos foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com um bis BBC Polytel International, veiculada na PBS em 1980. A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e Eficácia que uma divulgação científica pode Atingir por Meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por Meios técnicos adequados. Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze Países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmistificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua um ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.
Episódios:
Série de 13 episódios, Cosmos é Constituída pelos seguintes títulos (pequena descrição dos assuntos tratados):
* Episódio 1 - Os Limites do Oceano Cósmico - O 1 ° capítulo da série Cosmos; apresenta-nos o universo de maneira geral, revelando as grandezas dos corpos celestes ea distância entre as enguias, além de lembrar importantes estudos do passado para grandes descobertas como um esfericidade do planeta. Sagan faz uma impossível (para os recursos atuais) e imaginária viagem desde uma Extremidade do espaço até nosso planeta, mostrando fenômenos como o nascimento ea morte de estrelas diante de uma fusão nuclear; recordando-nos a famosa equação de Einstein E = mc ² (quando matéria vira energia e vice-versa). Ao longo do episódio fala um pouco sobre a descoberta de cada planeta da Via-láctea e algumas características. Também nos da uma idéia do tempo cósmico.
* Episódio 2 - As Origens da Vida - Já no nosso planeta, Sagan interroga as origens da vida ea evolução das espécies, especulando ainda sobre a hipótese de existência de seres vivos noutros planetas.
* Episódio 3 - Um dos Mundos Harmonia - Da astrologia à astronomia, desde sempre olha que o homem como estrelas em busca de conhecimento.Sagan traça o percurso da Humanidade na observação dos corpos celestes e na descoberta das leis que os regem.
* Episódio 4 - Inferno e Céu - Um pequeno cometa teria um ATINGIDO Terra em 1908, provocando uma enorme explosão na Sibéria. Este fato serve para uma Sagan Empreender uma viagem até Vénus, com as suas altas temperaturas eo seu superlativo efeito de estufa.
* Episódio 5 - Os Segredos de Marte - Depois de Vénus, Marte é o planeta visitado neste episódio.
* Episódio 6 - A Odisseia do Voyager - A partir da experiência da nave Voyager, Sagan simula Através uma viagem do sistema solar, atravessando os anéis de Saturno até ao satélite Titã, rico em matéria orgânica.
* Episódio 7 - A Espinha Dorsal da Noite - Dos antigos gregos à atualidade, Sagan traça o percurso do conhecimento científico sobre o Cosmos.
* Episódio 8 - Viagens no Espaço e no Tempo - Viagem às estrelas, à velocidade da luz, como sonhou Albert Einstein. Mas o tempo, o espaço ea velocidade estão interligados, como se demonstra na Teoria da Relatividade.
* Episódio 9 - A Vida das Estrelas - Nascimento, vida e morte das estrelas sem esquecer - o nosso Sol de que veremos uma simulação do último dia de vida.
* Episódio 10 - O Limiar da Eternidade - Origem e Destino do Universo, das lendas e crenças à astrofísica.
* Episódio 11 - A Persistência da Memória - Sagan viaja até ao cérebro humano como local central de todo o conhecimento.
* Episódio 12 - Enciclopédia Galáctica - Haverá vida noutros pontos da nossa galáxia? Sagan persegue a questão sem encontrar provas e Conduz-nos numa viagem por várias estrelas e planetas.
* Episódio 13 - Quem Pode Salvar a Terra? - Um planeta povoado de 60 mil armas nucleares é um planeta com futuro? Sagan termina uma série Cosmos com um vibrante apelo à paz, em nome da nossa dignidade humana e em nome do respeito ao universo de que fazemos parte.

Fonte de pesquisa: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário