Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Noções Básicas sobre os Chakras!


 

CHAKRAS e NÁDIS - Chakra é a denominação sânscrita dada aos centros de força existentes nos corpos espirituais do homem; também são chamados lótus ou rodas. Quando eles estão inativos assemelham-se a rodas; quando despertam, eles tomam a aparência de uma flor (lótus) aberta, irradiante, colorida pela freqüência da energia das pétalas.


No Mundaka Upanishad define-se o chakra como o local "onde os nádis se encontram como os raios no cubo de uma roda de carruagem". Os centros são formados pelo encontro destas linhas de força (nádis), do mesmo modo que os plexos, no corpo físico, são formados pelo encontro de nervos. 


Existem centros maiores, aqueles que resultam do encontro de um número maior de nádis (21 vezes, segundo Coquet, Les Çakra  L’anatomie occulte de L’homme, Paris, 1982), e os centros menores em que a confluência dos nádis é menor. Entre estes últimos existem 21 formados pelo encontro de 14  nádis e outros bem menores formados pelo cruzamento de sete nádis.



NÁDIS e MERIDIANOS - Os nádis são, portanto, linhas de força que não devem ser confundidas com os nervos do corpo físico, embora estejam em relação com eles, como os chakras estão em relação com os plexos e órgãos do corpo físico. São condutores de energia. Os estudos de Motoyama (Teoria dos Chacras, Ed.Pensamento), indicam que eles podem ser comparados aos meridianos sobre os quais trabalha a acupuntura. Esta é também a opinião de Coquet.


No corpo etérico, denominado também pelos teosofistas de corpo físico invisível, porque nasce com o corpo físico e com ele desaparece, os nádis se apresentam como se fossem milhares de finos filamentos de gás néon, entrecruzando-o em toda sua extensão. 


O número deles difere na literatura hindu, pelo que se atribui um caráter esotérico às quantidades apontadas: 72.000, 550.000, 720.000, etc. Os mais importantes são Sushumna, Ida, Pingala, Gandhara, Hastajihva, Kuku, Sarasvati, Pusha, Sankhini, Payaswini, Varuni, Alambhusha, Vishvodhara, Yasasvíni. Os três primeiros são os mais importantes, sendo que o Sushumna domina a todos os demais.

quinta-feira

Astro B...OPS! O Menino Biônico!


Como as coisas são curiosas! Eu estava decidido a escrever sobre o Astro Boy, anime, que assisti durante os anos 80 e até hoje povoa meu imaginário. Mas, era estranho porque quando relançaram o desenho nos últimos anos eu senti uma estranheza...uma não afinidade que eu considerava fruto da maturidade ou pelos anos em que eu não assisti.
 
Ledo engano. Pesquisando algumas informações técnicas sobre o anime é que vim descobrir que eu nunca  assisti Astro Boy! Está explicado! Eu me confundi, como muitos se confundem! O desenho que fez parte da minha infância foi O MENINO BIÔNICO!
 

A confusão é justificável já que o Menino Biônico foi inspirado em Astro Boy! Eu não sabia! O projeto foi uma co-produção do estúdio de Tezuka com a Toei Animation. Pesquisando sobre o desenho finalmente revi o personagem que me ofereceu muitas aventuras repletas de dinanismo e ao mesmo tempo uma rara sensibilidade.
 
A história é a seguinte: Construído em 2015 (um futuro distante na época em que o desenho foi produzido) por um severo cientista chamado Prof. Yama (Yamanoue) a fim de proteger o Japão e o mundo contra qualquer tipo de ameaça, Jet Marte é um garoto-robô capaz de voar. Dotado de grande força, resistência, coragem, tem um espírito curioso e emotivo. Sua melhor amiga é Milly, uma andróide com um profundo senso de justiça que lhe ensina muito sobre os valores sociais e humanos. 


Agindo também como um conselheiro, temos o criador de Milly, o professor Kawashita, que auxilia na educação do poderoso e ingênuo herói. Kawashita é um feroz antagonista do militarismo de Yamanoue e os dois vivem às farpas, principalmente no tocante à educação de Marte.
 
Atendendo aos pedidos de seu pai, Marte enfrenta de criminosos comuns a supervilões que ameacem a segurança do país. Mesmo com sua força descomunal, ele é incentivado a freqüentar a escola normalmente, o que gera muitas situações divertidas, graças à sua extrema ingenuidade e impulsividade.
 
A vida do pequeno guerreiro, porém, sofre uma reviravolta quando seu pai morre em um acidente. Em seu lugar, entra um ainda mais severo e por vezes insensível diretor no instituto de ciências onde Marte vive. Antes de morrer, porém, o Professor Yama deixara pronto um irmãozinho para Marte: o travesso bebê-robô Mélki (Melch), que só sabe dizer bakaruti (sem tradução). Forte e obviamente desastrado, Mélki é uma atração à parte, engatinhando e causando estragos por onde passa.


Nos anos 80, foi na TV Record que os da minha geração acompanharam as aventuras do garoto cibernético chamado JET MARTE com a série chamada "O MENINO BIÔNICO".  Uma obra de Osamu Tezuka, o pai do moderno mangá e pioneiro dos seriados de animê para a televisão. O animê contava com todo o encantamento, drama e aventura infanto-juvenil típico dos anos 70.  Devo dizer que era uma época em que os roteiros eram levados à sério. Vejam exemplos como a Patrulha Estelar (Yamato)! E o Menino Biônico também misturava o humor e drama com aventuras muito bem escritas considerando o seu público infanto-juvenil. Até hoje, me recordo da aventura em que a cidade enfrentava um vampiro e um combate dramático  aconteceu em que o menino biônico se transforma numa cruz improvisada para com toda uma atmosfera grandiosa vencer o inimigo. A questão não é o fim em si, mas a grandiosidade com que foi retratada a cena, alimentando mitos, histórias e sabor por aventuras em cada um de nós, além de transmitir valores como o bem e o mal, honra, amizade e coragem.


Pesquisando encontrei outras histórias que não me lembrava, por exemplo: A aventura em que uma garota-robô espiã chamada Agnes aproxima-se de Marte a pedido de seu diabólico mestre. Ela, no entanto, apaixona-se pelo herói e trai seu criador, sendo destruída por ele. A cena da morte é de causar pesadelos: para libertar Marte, que estava cativo, ela caminha em chamas rumo ao controle que o libertaria. Morre puxando a alavanca que salva o herói. Tudo em câmera lenta e com um canto gregoriano ao fundo. No final do episódio, Marte olha para o céu, vê o rosto da menina e grita seu nome.
 
Eu não me lembrava, mas depois de ler sobre o episódio tudo retornou a minha mente e, de fato, esta cena final é emocionante. Na verdade, na obra de Osamu existe sempre momentos de profunda força poética e solenidade.


Em outra aventura especial, assistimos quando Marte conhece o agente ciborgue Jam Bond, que o hostiliza quando ambos agem em conjunto. Tudo porque Bond, um humano com partes mecânicas, considerava-se superior a um robô como Marte. Quando foi duramente ferido em ação e sua parte humana foi destruída, o antigo ciborgue tornou-se 100% máquina e aprendeu uma dura lição de humildade.
 
Este animê foi marcante pela força de seus roteiros. Repletos de boas histórias com humor que nos faziam felizes, com aventuras que nos deixavam vidrados, com ternura, emoção e drama que aguçavam nossa sensibilidade nos dando até hoje uma base crítica que utilizamos de diversas maneiras em nosso arcabouço criativo.
 
Quem tiver a oportunidade e encontrar por aí, vale a pena conhecer respeitando sua época e compreendendo sua importância..

Fonte de pesquisa: www.omelete.com.br

quarta-feira

Arma X


Esta HQ é uma das mais relevantes do universo mutante pois trata de parte da origem de Wolverine, o mais amado de todos os X-Men. Ao menos, a parte melhor escrita e desenhada. Tudo obra do mestre britânico Barry Windsor-Smith (roteiro e arte).

Eu sempre me impressiono quando leio esta obra. Trata-se de uma obra prima de narrativa, desenho e roteiro. A fusão destes elementos é perfeita. A narrativa é dinâmica, cada história cessa impactante dando o gancho perfeito de expectativa para a história seguinte. Sendo que cada história tinha sempre 8 páginas, não mais. Isto aconteceu em TODAS elas, demonstrando um perfeito controle de roteiro que, diga-se,  é brilhante. Científico, cruel e emocional. 


A arte de Windsor-Smith é impressionante. Seu estilo fortemente autoral, único, faz com que cada obra se destaque e seja aguardada com ansiedade. 

Seu traço parece rebuscado, confuso (especialmente quando colorido) mas é na verdade particular, sofisticado e na medida que nos acostumamos a ele percebemos a riqueza do estilo e a sua capacidade de detalhes.Interessado desde garoto em belas artes teve contato tanto com as tradições clássicas quanto com as novas tendências que floresciam no meio cultural e artístico dos anos 60. Vale destacar ainda que Barry trazia da infância o interesse pelo trabalho de quadrinhistas americanos como Gil Kane, Carmine Infantino e, especialmente, Jack Kirby. Estes artistas deram a ele uma forte noção de ação e dinamismo nos desenhos, muito mais do que os quadrinhos ingleses da época, que em geral tinham um estilo cartunesco e humorístico.


Na obra Arma X, somos mergulhados na história de Wolverine enquanto esteve ligado à Arma X, um departamento governamental especializado em dominar e doutrinar mutantes. Logan é barbarizado por uma equipe de cientistas cujo temperamento varia de cruel, insensíveis ou simplesmente passivos. Mas, enfim, conhecemos o processo e sofrimento que culminou no esqueleto de adamantium e as garras.


Em momento algum, você verá supervilões ou Wolverine em seu uniforme de X-Men, ou mesmo a presença de qualquer um deles. A história é simples e complexa ao mesmo tempo. Trata-se da crueldade quase nazista de cientistas humanos contra uma cobaia mutante. Simples e cruel.


Ricamente ilustrada, brilhantemente escrita. Este clássico dos quadrinhos é leitura obrigatória..

terça-feira

Lendas Brasileiras - Boi Tatá

Arte de Dean Palma Ivatchkovitch
É um Monstro com olhos de fogo, enormes, de dia é quase cego, à noite vê tudo. Diz a lenda que o Boitatá era uma espécie de cobra e foi o único sobrevivente de um grande dilúvio que cobriu a terra. Para escapar ele entrou num buraco e lá ficou no escuro, assim, seus olhos cresceram.
Desde então anda pelos campos em busca de restos de animais. Algumas vezes, assume a forma de uma cobra com os olhos flamejantes do tamanho de sua cabeça e persegue os viajantes noturnos. Às vezes ele é visto como um facho cintilante de fogo correndo de um lado para outro da mata. No Nordeste do Brasil é chamado de "Cumadre Fulôzinha". Para os índios ele é "Mbaê-Tata", ou Coisa de Fogo, e mora no fundo dos rios.
Dizem ainda que ele é o espírito de gente ruim ou almas penadas, e por onde passa, vai tocando fogo nos campos. Outros dizem que ele protege as matas contra incêndios. A ciência diz que existe um fenômeno chamado Fogo-fátuo, que são os gases inflamáveis que emanam dos pântanos, sepulturas e carcaças de grandes animais mortos, e que visto de longe parecem grandes tochas em movimento.
Nomes comuns: No Sul; Baitatá, Batatá, Bitatá (São Paulo). No Nordeste; Batatão e Biatatá (Bahia). Entre os índios; Mbaê-Tata. Origem Provável: É de origem Indígena. Em 1560, o Padre Anchieta já relatava a presença desse mito. Dizia que entre os índios era a mais temível assombração. Já os negros africanos, também trouxeram o mito de um ser que habitava as águas profundas, e que saía a noite para caçar, seu nome era Biatatá.
É um mito que sofre grandes modificações conforme a região. Em algumas regiões por exemplo, ele é uma espécie de gênio protetor das florestas contra as queimadas. Já em outras, ele é causador dos incêndios na mata. A versão do dilúvio teve origem no Rio Grande o Sul.
Uma versão conta que seus olhos cresceram para melhor se adaptar à escuridão da caverna onde ficou preso após o dilúvio, outra versão, conta que ele, procura restos de animais mortos e come apenas seus olhos, absorvendo a luz e o volume dos mesmos, razão pela qual tem os olhos tão grandes e incandescentes..
Fonte: http://www.arteducacao.pro.br

segunda-feira

Lendas Históricas - A Condessa Sangrenta



Erzsébet Báthory ou Elizabeth Bathory foi a condessa que torturou e assassinou várias jovens e, por causa disso ficou conhecida como um dos "verdadeiros" vampiros da história. Embora citada freqüentemente como húngara, devido em grade parte ao deslocamento da fronteira do Império Húngaro, ela era na realidade mais intimamente associada com o que é hoje a República Eslovaca. A maior parte de sua vida adulta foi passada no Castelo Cachtice, perto da cidade de Vishine, a nordeste do que é hoje Bratislava, onde a Áustria, Hungria e a Eslováquia se juntam. (O Castelo foi erroneamente citado por Raymond T.McNally como situado na Transilvânia). Bathory cresceu numa era em que a maior parte da Hungria tinha sido conquistados pelas forças turcas do Império Otomano, sendo campo de batalha entre exércitos da Turquia e Áustria(Habsburgo). A área também ficou dividida por diferenças religiosas. A família de Bathory se juntou à nova onda de protestantismo que fazia oposição ao catolicismo romano tradicional. Foi criada na propriedade da família Bathory, em Ecsed, na Transilvânia. Quando criança era sujeita a doenças repentinas, acompanhadas de intenso rancor e comportamento incontrolável. Em 1571, seu primo Stephen tornou-se príncipe da Transilvânia e mais tarde, na mesma década ascendeu ao trono da Polônia. Foi um dos regentes mais competentes da sua época, embora seus planos para a unificação da Europa contra os turcos fossem frustrados em virtude dos esforços necessários para combater Ivan, o Terrível, que cobiçava o território de Stephen. Em 1574, Elizabeth engravidou como resultado de um breve affair com um camponês. Quando sua condição se tornou visível, foi escondida até a chegada do bebê, porque estava noiva do Conde Ferenc Nadasdy. O casamento ocorreu em maio de 1575. O Conde Nadasdy era soldado e ficava fora de casa, freqüentemente, por longos períodos. Nesse meio tempo, Elizabeth assumia seus deveres de cuidar dos assuntos do Castelo Sarvar, de propriedade da família Nadasdy. Foi aí que sua carreira maligna realmente começou - com o disciplinamento de um grande contingente de empregados, principalmente mulheres jovens. Num período em que o comportamento cruel e arbitrário dos que mantinham o poder para com os criados era uma coisa comum, o nível de crueldade de Elizabeth era notório. 

 

Ela não apenas punia os que infringiam seus regulamentos, como também encontrava desculpas para infligir punições e se deleitava na tortura e na morte de suas vítimas muito além do que seus contemporâneos poderiam aceitar. Enfiava pinos em vários pontos sensíveis do corpo, como, por exemplo, embaixo das unhas. No inverno executava suas vítimas fazendo-as se despir e andar na neve, despejando água gelada nelas até o congelamento do corpo. O marido de Elizabeth se juntava a ela nesse tipo de comportamento sádico e até ensinou-lhe algumas modalidades de punição. Mostrou-lhe, por exemplo, uma variação desses exercícios de congelamento para o verão: despia uma mulher e a cobria de mel, deixando-a a mercê dos insetos. Ele morreu em 1604 e Elizabeth mudou-se para Viena após o seu enterro. Passou também algum tempo em sua propriedade de Beckov e no solar de Cachtice, ambos localizados onde é hoje a Eslováquia. Esses foram os cenários de seus atos mais famosos e depravados. Nos anos que se seguiram após a morte do marido, a companheira de Elizabeth no crime foi uma mulher de nome Anna Darvulia, de quem pouco se sabe. Quando a saúde de Darvulia piorou em 1609, Elizabeth se voltou para Erzsi Majorova, viúva de fazendeiro local, seu inquilino. Majorova parece ter sido a responsável pelo declínio final de Elizabeth, ao encorajá-la a incluir algumas mulheres de estirpe nobre entre suas vítimas. Em virtude de estar tendo dificuldades para arregimentar mais jovens como servas à medida que os rumores sobre suas atividades se espalhavam pelas redondezas, Elizabeth seguiu os conselhos de Majorova. Em algum período de 1609, ela matou uma jovem nobre e encobriu o fato dizendo que fora suicídio. Já no início do verão de 1610, investigações iniciais em torno dos crimes cometidos por Elizabeth tinham começado. A base das investigações era política, a despeito do número crescente de vítimas. A coroa esperava confiscar o latifúndio de Elizabeth e deixar de pagar a alto empréstimo que seu marido tinha feito ao rei. Com isso em mente, Elizabeth foi presa no dia 26 de dezembro de 1610. Elizabeth foi julgada alguns dias depois. O julgamento foi conduzido pelo Conde Thurzo, como agente do rei. Conforme registro, o julgamento (acertadamente caracterizada como uma farsa pelo biógrafo de Bathory, Raymond T.McNally) foi iniciado não apenas para se obter uma condenação, mas também para confiscar suas terras. Uma semana após o primeiro julgamento, foi realizada uma segunda sessão, em 7 de janeiro de 1611. Neste, uma agenda encontrada nos aposentos de Elizabeth foi apresentada como prova. Continha nomes de 650 vítimas, todos registrados com a letra de Elizabeth. Seus cúmplices foram condenados à morte, sendo a forma de execução determinada por seus papéis nas torturas. Elizabeth foi condenada à prisão perpétua, em solitária. 


Foi colocada num aposento do castelo de Cachtice, sem portas ou janelas, apenas uma pequena abertura para a passagem de ar e de alimentos, lá permanecendo pelos três anos seguintes até sua morte em 21 de agosto de 1614. Foi sepultada nas terras de Bathory, em Ecsed. Além de sua reputação como assassina sádica com mais de 600 vítimas, foi acusada de ser uma lobisomem (werewolf, no original, não tem gênero) e vampira. Durante seus julgamentos, testemunhas afirmaram que em várias ocasiões ela mordia o corpo das meninas durante suas torturas. Essas acusações se tornaram a base para suas conexões com o "lobisomenismo". As ligações entre Elizabeth e o vampirismo são um tanto mais tênues. Naturalmente, havia uma crença popular nas terras eslavas de que os lobisomens em vida se tornavam vampiros após a morte, mas essa não foi a acusação feita a Elizabeth. Ao contrário, ela foi acusada de drenar o sangue de suas vítimas e de banhar-se nesse sangue para reter sua juventude. Por todos os parâmetros, Elizabeth era uma mulher muito atraente..

DIA DO FÃ 2011 - Com exibição da Patrulha Estelar!

 
Atenção amigos e amigas da Panacéia Essencial! Como todos sabem, sou um grande fã da Patrulha Estelar (Yamato, Star Blazers), e muitos de vocês também! E, agora temos um belo motivo para comemorar: O DIA DO FÃ!
Nesta ocasião, colegas fãs como nós, estarão lá apresentando material da Patrulha Estelar e representando todos nós fãs deste sensacional seriado!


O evento ocorrerá nodia 27 de março, um dia totalmente voltado para os universos de ficção, fantasia, ação e aventura, repleto de atrações, palestras, concurso de fantasias, jogos e brincadeiras para os fãs. Esta festa acontecerá pelo sexto ano consecutivo na Estação Ciência. O Dia do Fã é uma data oficial do calendário da cidade de São Paulo e, com o apoio da Estação Ciência é comemorado todos os anos pelos fãs que se reúnem para um dia repleto de atividades, exposições, palestras e muita animação.

Local: Estação Ciência
 Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo
 telefone: (11) 3673-7022 - fax: (11) 3673-2798
Mapa de como chegar está no site
 http://www.eciencia.usp.br/
Horário : das 9h às 17h

O evento é gratuito, o ingresso cobrado é apenas o valor da entrada da Estação Ciência. Para nossa Ação Social, pedimos que todos levem 01Kg de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a ACEDEMSP, instituição que cuida de crianças e jovens excepcionais no bairro de São Miguel Paulista em São Paulo..

PROGRAMAÇÃO DO AUDITÓRIO (SUJEITA A ALTERAÇÃO SEM PRÉVIO AVISO):
09:30 - BATE PAPO SOBRE FANFICTIONS – SUPERNATURAL BRASIL –
10:30 - EXPLORAÇÃO E COLONIZAÇÃO-SISTEMA SOLAR E ALÉM – RENATO AZEVEDO
11:30 - PALESTRA - SABRES DE LUZ – RODRIGO "SHADOW" MORENO – BLADES
12:30 - FALANDO SOBRE JORNADA NAS ESTRELAS (STAR TREK) – F.F.E.S.P.
13:30 - PLANETAS NO UNIVERSO DA FICÇÃO – SILVIA REIS – GRUPO ALPHA
14:30 - ÚLTIMOS LANÇAMENTOS SOBRE VAMPIROS E LITERATURA FANTÁSTICA NO BRASIL – ADRIANO SIQUEIRA
15:00 - EXIBIÇÃO DE 2 EPISÓDIOS DE PATRULHA ESTELAR (YAMATO)
16:00 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO ZONA NEUTRA.
16:25 - APRESENTAÇÃO DO GRUPO BLADES.
17:00 - DESFILE DE FANTASIAS

sexta-feira

Carta aberta sobre o Circo de Teatro Tubinho!


Certamente, eu penso, estou me colocando numa posição difícil ao escrever estas linhas. Pois, estou aqui de certa maneira expressando pensamentos sobre um trabalho tão querido e respeitado por tantas pessoas, em tantas cidades... Talvez seja uma ousadia minha, mas, eu não tenho a pretensão ínfima de tentar transpor em palavras o efeito benfazejo que a passagem do circo teatro Tubinho representa na vida das pessoas, eu apenas posso e quero deixar registrado publicamente as minhas impressões e sensações de um trabalho que parece tão simples à primeira vista! E para quem não conhece, afinal, do que estou falando aqui? Estamos falando de um circo teatro que viaja de cidade em cidade levando temporadas de peça teatrais infantis, dramáticas e principalmente cômicas focadas na alma deste trabalho: o palhaço Tubinho!

O palhaço Tubinho é interpretado pelo talentoso ator Pereira França Neto, a primeira vez que o vi, admito, não havia ouvido falar ainda no aloprado palhaço das  mil e uma arte-manhas, nem tampouco desconfiava de quem se tratava. Trabalhando no setor de cultura da minha cidade, ele chegou com muita simplicidade oferecendo “um projeto cultural que vocês podem querer”, de imediato respondi: “querer a gente sempre quer, o que não temos é dinheiro!”. Rimos. Então, ficamos sabendo que o circo teatro buscava um local urgentemente para suas apresentações. O projeto era muito interessante: Apresentações diárias de teatro com comédias, dramas e peças infantis, peça de capacitação para professores, oficina de teatro para a população e ingressos para a rede municipal de ensino. A questão era viabilizar o projeto, foi decidido que queríamos o fazer e uma vez dada a ordem pelo secretário, tome trabalho! Mas em dois dias o circo teatro estava sendo montado. 

Eu não tinha a menor idéia sobre a qualidade do trabalho da trupe, portanto quando me sentei naquela cadeira naquele, agora, distante dia de março do ano passado, não sabia se tinha levado minha esposa e filha para um momento mágico, ou uma tremenda canoa furada. Mas, qualquer receio desapareceu logo nos primeiros instantes da primeira apresentação “E o Tubinho Apareceu”. Somente quem teve a experiência sabe da surpresa e do encantamento que é ver o palhaço Tubinho pela primeira vez! Embora, desde o início da peça estivéssemos rindo, a partir da chegada do palhaço passamos a gargalhar, o tempo todo, sem parar. Eu nunca havia rido tanto, por tanto tempo!


Você dificilmente estará preparado para o Tubinho. O aloprado palhaço da mil e uma “arte-manhas”, é em si, um dos personagens cômicos mais bem construídos em sua personalidade, trejeitos e bordões e ao mesmo tempo versátil e mutante. E como se não bastasse o genial Pereira França Neto tem sempre um “arsenal de humor” para disparar sobre qualquer mau humor: Piadas rápidas, longas, caras e caretas, trejeitos, improvisos!

Fiquei completamente fascinado pelo personagem e pela trupe. E assim escrevi neste mesmo blog tempos atrás:

“Vejam que interessante! As histórias do palhaço Tubinho, ainda que cômicas, ocorrem na vida real, e Tubinho, um palhaço, em momento algum é identificado como tal. É como se uma figura mítica da alegria, o palhaço, de repente pousasse no dia a dia das pessoas fazendo graça, aprontando mil, divertindo sem limites. Isto torna o Tubinho uma figura mágica em meio à vida “real” dos personagens, este contraste realçam com cores mágicas o cinza da vida dando encanto ao personagem nos paralelos de um Didi Mocó e, se me permite a ousadia, um Carlitos. Mas, devo adicionar como disse minha adorável esposa, que este aloprado palhaço parece ou provavelmente tenha algum Saci-Pererê no bolso para aconselhá-lo de vez em quando!

Ingênuo, malicioso, divertido, dramático, furioso, medroso...etc? Do que você precisa para ser feliz hoje? Estará lá. O palhaço Tubinho, o rei do riso esconde todas estas facetas no seu baralho de peças habilmente escondidas nas mangas da diversão e quando você menos espera surge um ás, um coringa...neste universo fantástico aonde as surpresas nunca acabam!”


Tudo isto mesmo e muito mais! Afinal, como descrever para vocês a alegria em todos os rostos após um espetáculo? Ou pessoas declarando que deixaram de tomar fortes remédios para os nervos desde que passaram a freqüentar o circo? Como explicar a compreensão e a leveza de entender que a maldade está na cabeça das pessoas, e quando você vê o Tubinho fazendo troça de assuntos “pesados”, você percebe que não é pesado, que pesados somos nós, que o riso pode ser fácil, que a vida pode ser leve, que não há porquê levar tudo tão a sério!

Como explicar que atores tão talentosos como os que cercam o Tubinho, sejam ao mesmo tempo tão afáveis e próximos? Você não verá estrelismo, talvez a timidez comum de todo o grande ator, mas permanece a proximidade fácil. O mesmo com a “grande estrela” Pereira França Neto sempre próximo e gentil com os fãs e que sempre com a mesma humildade ao fim de cada apresentação pergunta: “E aí, gostou do espetáculo?” Como se pudéssemos, de alguma sorte, não gostar...! Eu mesmo, no dia seguinte a estréia fui lá conversar com ele que me recebeu com todo o carinho e atenção e me mostrou sua criança que acabara de nascer como se fôssemos amigos de longa data, eu estava tão absorto como fã naquele momento que acho que nem fui simpático o bastante. Desculpe, amigo, é que eu estava mais fã do que colega naquele momento, e todo fã fica atordoado diante do ídolo!

O Circo Teatro Tubinho tem a feliz união: Uma produção profissional e das mais competentes (Sim, Léo Oliveira, é de você que estou falando!) aliada aos atores talentosos como Angelita Vaz, Ana Pereira, Luciane Rosã,  Ricciely Lunardi, Simone Lunardi, Lucélia Reis, Léo Oliveira e outros novos que estão por lá, pois o circo está em constante mutação, o que não muda é a qualidade do trabalho!

Falemos de números! A trupe realizou 113 espetáculos teatrais em  77 dias. O público de nossa cidade amou o personagem desde o primeiro instante. E logo, no primeiro fim de semana o circo teve sua primeira lotação. Durante a temporada o palhaço Tubinho encantou mais de 25.000 espectadores na cidade. Diariamente a população visitava o circo e fossem as comédias do Tubinho, os dramas ou as peças infantis o trabalho agradou a todas as gerações com uma enorme repercussão por todo município.

Muitas atividades foram realizadas das quais podemos destacar as seguintes: Apresentação de uma peça de capacitação para professores e uma palestra sobre inclusão nas escolas, O palhaço Tubinho distribuiu ingressos para os alunos da rede municipal e foi uma das sensações da Festa mais tradicional do nosso município. Além disto, numa parceria com o Fundo Social e a Secretaria de Esporte realizou-se uma partida de futebol solidário com Tubinho e sua turma que arrecadou alimentos para o fundo social. E realizaram ainda a oficina de teatro oferecendo aos alunos, além dos ensinamentos teóricos, a oportunidade de assistir as peças teatrais nos bastidores e de efetivamente participar de uma das peças “O casamento do Tubinho”.

O fato é que ao entrar para a vida da cidade, o Circo de Teatro traz consigo um projeto que procura beneficiar estudantes, professores, além de incentivar fortemente o público para o teatro. O que fortalece sobremaneira o apelo cultural e incentiva jovens atores criando um “nicho” de trabalho, no qual todos se beneficiam. Trocando em miúdos, a população fica encantada e sedenta por mais e mais peças de teatro e daí para incentivar todas as formas de cultura é muito mais fácil. Formado um público cultural, ele permanece.

A prova disso é o retorno triunfal da trupe, agora em março para uma curta temporada de duas semanas. Todo o dia, sem precisar de muita divulgação, o circo teve lotação esgotada, inclusive nos dias de carnaval! Pode acreditar! E mais: o público está se mobilizando, fazendo abaixo-assinado para que o circo fique mais dias conosco! Isto demonstra a habilidade da trupe de interagir com seu público e criar uma forte conexão de admiração e carinho. Não à toa, muitas vezes as peças são modificadas em detalhes como adicionar locais da cidade e nomes de figuras ilustres do município criando uma empatia imediata. Na verdade, dentro do meu ponto de vista puramente pessoal, eu criei o “termômetro tubinho”. A verdade pelo que pude perceber em várias oportunidades é que se alguém assistiu Tubinho e não riu, não se divertiu...não é culpa do palhaço é que trata-se de um chato irrecuperável! Verdade, vai ter que nascer de novo, para ser feliz!

Enfim, se você não conhece, não perca a chance! Se você, do setor público, ainda não recebeu a visita em sua cidade, estenda o tapete vermelho! Se você é do setor privado prepare-se para sua melhor aposta! O circo de teatro “Tubinho” se torna um sucesso cada vez mais estrondoso, se você ainda não ouviu falar, não vai demorar muito para jamais esquecer!

 

E no mais, fica esta “carta” que, como coloquei antes, não tem a menor pretensão de descrever, mas somente registrar um pouco do muito do que é o Circo de Teatro Tubinho! Então aproveito para endereçá-la a todos que a lerem e fazer um agradecimento especial ao meu amigo Pereira França Neto, por encarnar o sagaz palhaço, praticamente todo o santo dia, dedicando horas e mais horas ao ofício, por fazer rir mesmo com cansaço, dor no corpo, tristeza, bronca, preocupações de todas as ordens e tamanhos!

E se algum mesquinho pensar: “agradecer porquê? O cara não ganha o dinheiro dele? Verdade! Mas, até aí, o médico também! E você não elogia um quando ele é bom? Qualquer um que faz o seu ofício com amor e dedicação e te retorna um benefício muito maior do que você pagou, merece um tapa nas costas, um elogio e um “muito obrigado”!

Então, meu caro Pereira França Neto e toda a trupe: MUITO, MUITO OBRIGADO!

E para encerrar volto a mesma pergunta e a mesma resposta:


“Do que você precisa para ser feliz hoje? Estará lá!”

Circo do Teatro Tubinho, a fábrica da alegria..