Panacéia dos Amigos

segunda-feira

AS ONDAS ESTACIONÁRIAS TERRESTRES

 




     Uma das maiores descobertas de Nikola Tesla no campo da eletricidade foram as ondas estacionárias terrestres derivadas de descargas naturais de raios.

  Em 1899, em Colorado Springs uma noite durante uma grande tempestade, Tesla foi testemunha de milhares de descargas elétricas em duas horas.  Ele registrou em grande detalhe os muitos galhos de cada flash de iluminação e seus tamanhos.  Quando a tempestade começou a diminuir, Tesla conectou um coherer rotativo (um dispositivo que ele usou para telegrafia em Nova York antes de sua visita, tanto na sinalização sem fio quanto na investigação das propriedades dos raios-x) ao solo junto com uma placa acima do  chão.  

 Um condensador também foi usado para ampliar os efeitos transmitidos pelo solo.  Seu dispositivo foi ajustado à medida que a tempestade se dissipou gradualmente e ele continuou a ajustar sua sensibilidade à medida que a distância aumentava.  O receptor continuaria a reagir mesmo que a tempestade estivesse a até 80 quilômetros de distância, com base apenas nas ondas sonoras.  Depois que o dispositivo parou de responder, Tesla deduziu que a tempestade havia passado a uma distância muito distante para registrar pontos de dados adicionais.  

 De repente, porém, o receptor começou a gravar novamente e surpreendentemente para Tesla, as gravações também estavam aumentando em força, embora a tempestade tivesse passado para um ponto que estava essencialmente fora de vista.  O dispositivo então parava novamente por um tempo, apenas para começar a funcionar novamente.  Tesla continuaria ajustando a sensibilidade no coesor e os mesmos resultados ocorreriam.  O dispositivo continuaria jogando após pequenos intervalos de tempo.  

  Para Tesla, esta foi a experiência mais maravilhosa e intrigante porque mostrou claramente a existência de ondas estacionárias terrestres.  Essa descoberta provou que a Terra responde a vibrações elétricas de tom definido, assim como um diapasão responde a certas ondas sonoras, e essas vibrações elétricas específicas são capazes de excitar poderosamente o Globo.  Provou que a energia poderia de fato ser transmitida através da Terra a longas distâncias utilizando seu oscilador (mais tarde conhecido como Transmissor de Ampliação).

 O plano final de Tesla era lançar a Terra em vibração ressonante semelhante a um diapasão.  Ele golpearia a Terra com seu oscilador enviando ondulações elétricas ao redor da superfície da Terra, e quando a energia retornasse ele a atingiria novamente simultaneamente em um processo vibracional conhecido como interferência construtiva (quando duas ondas se sobrepõem de tal forma que se combinam para  criar uma onda maior).  

    Isso NÃO é radiação eletromagnética, como com luz visível e ondas de rádio.  Isso não era nada parecido com as antenas de rádio que usamos hoje.  O objetivo de Tesla era, na verdade, minimizar a radiação eletromagnética do sistema tanto quanto possível, contendo 95% da energia em uma onda estacionária localizada confinada à Terra, a noção oposta das antenas de rádio tradicionais que emitem 90% da radiação através do ar.  .  Tesla mediu essas ondulações elétricas viajando por toda a circunferência da Terra, movendo-se mais rápido que a velocidade da luz, especificamente pi dividido por 2 vezes a velocidade da luz (1,57c).

 “Através desta invenção, cada parte viva do corpo da Mãe Terra seria posta em ação.  A energia será coletada em todo o mundo em quantidades pequenas ou grandes, conforme possa existir, variando de uma fração de um a alguns cavalos de potência ou mais.  Cada cachoeira pode ser utilizada, cada campo de carvão feito para produzir energia a ser transmitida a grandes distâncias, e cada lugar na Terra pode ter energia a um custo pequeno.  

    Um dos usos menores pode ser a iluminação de casas isoladas.  Poderíamos iluminar casas em todo o país por meio de tubos de vácuo operados por correntes de alta frequência.  Poderíamos manter os relógios dos Estados Unidos funcionando e dar a cada um a hora exata;  poderíamos transformar fábricas, oficinas mecânicas e moinhos, pequenos ou grandes, em qualquer lugar, e acredito que também poderíamos navegar no ar." –Nikola Tesla

sexta-feira

O EMPOBRECIMENTO DA LINGUAGEM E DO QI MUNDIAL



Parece que o nível de inteligência, medido pelos testes, diminui nos países mais desenvolvidos. Pode haver muitas causas para este fenômeno. Um deles pode ser o empobrecimento da linguagem.

Na verdade, vários estudos mostram a diminuição do conhecimento lexical e o empobrecimento da linguagem: não é apenas a redução do vocabulário utilizado, mas também as subtilezas linguísticas que permitem elaborar e formular pensamentos complexos.

O desaparecimento gradual dos tempos (subjuntivo, imperfeito, formas compostas do futuro, particípio passado) dá origem a um pensamento quase sempre no presente, limitado ao momento: incapaz de projeções no tempo.

A simplificação dos tutoriais, o desaparecimento das letras maiúsculas e da pontuação são exemplos de "golpes mortais" na precisão e variedade de expressão.

Apenas um exemplo: eliminar a palavra "signorina/senhorita/mademoiselle" (agora obsoleta) não significa apenas abrir mão da estética de uma palavra, mas também promover involuntariamente a ideia de que entre uma menina e uma mulher não existem fases intermediárias.

Menos palavras e menos verbos conjugados significam menos capacidade de expressar emoções e menos capacidade de processar um pensamento. Estudos têm mostrado que parte da violência nas esferas pública e privada decorre diretamente da incapacidade de descrever as emoções em palavras.

Sem palavras para construir um argumento, o pensamento complexo torna-se impossível.

Quanto mais pobre a linguagem, mais o pensamento desaparece.

A história está cheia de exemplos e muitos livros (George Orwell - "1984"; Ray Bradbury - "Fahrenheit 451") contam como todos os regimes totalitários sempre atrapalharam o pensamento, reduzindo o número e o significado das palavras.

Se não houver pensamentos, não há pensamentos críticos. E não há pensamento sem palavras. Como construir um pensamento hipotético-dedutivo sem o condicional? Como pensar o futuro sem uma conjugação com o futuro? Como é possível captar uma temporalidade, uma sucessão de elementos no tempo, passado ou futuro, e a sua duração relativa, sem uma linguagem que distinga entre o que poderia ter sido, o que foi, o que é, o que poderia ser, e o que será depois do que pode ter acontecido, realmente aconteceu?

Caros pais e professores: Façamos com que os nossos filhos, os nossos alunos falem, leiam e escrevam. Ensinemos e pratiquemos o idioma nas suas mais diversas formas. Mesmo que pareça complicado. Principalmente se for complicado. Porque nesse esforço existe liberdade.

Aqueles que afirmam a necessidade de simplificar a grafia, descartar a linguagem dos seus "defeitos", abolir géneros, tempos, nuances, tudo que cria complexidade, são os verdadeiros arquitetos do empobrecimento da mente humana.

Não há liberdade sem necessidade. Não há beleza sem o pensamento da beleza.

(Christophe Clavé)

MORTE ESPERADA



Quando alguém morre, a primeira coisa a fazer é nada. Não saia correndo e chame a enfermeira. Não atenda o telefone. Respire fundo e esteja presente na magnitude do momento. 

Há uma graça em estar ao lado da cama de alguém que você ama enquanto eles fazem sua transição para fora deste mundo. 

No momento em que dão seu último suspiro, há uma sacralidade incrível no espaço. O véu entre os mundos se abre. 

Estamos tão despreparados e sem treinamento para lidar com a morte que às vezes surge uma espécie de reação de pânico. 

"Eles estão mortos!" 

Sabíamos que eles iriam morrer, então o fato de estarem mortos não é uma surpresa. Não é um problema a ser resolvido. É muito triste, mas não é motivo para pânico. 

No mínimo, sua morte é motivo para respirar fundo, parar e estar realmente presente para o que está acontecendo. Se você está em casa, coloque a chaleira no fogo e faça uma xícara de chá. 

Sente-se ao lado da cama e apenas esteja presente à experiência no quarto. 

O que está acontecendo com você? 

O que pode estar acontecendo com eles? 

Que outras presenças estão aqui que podem apoiá-los em seu caminho? 

Sintonize toda a beleza e magia. 

Pausar dá a sua alma uma chance de se ajustar, porque não importa o quão preparados estejamos, uma morte ainda é um choque. 

Se entrarmos direto no modo "fazer" e ligarmos para o 190 ou para o hospício, nunca teremos a chance de absorver a enormidade do evento. 

Dê a si mesmo cinco ou 10 minutos, ou 15 minutos apenas para ser. Você nunca terá aquele tempo de volta se não o aceitar agora. 

Depois disso, faça a menor coisa que puder. Ligue para a única pessoa que precisa ser chamada. Envolva todos os sistemas que precisam ser ativados, mas envolva-os no nível mínimo. 

Mova-se muito, muito, muito, lentamente, porque este é um período em que é fácil para o corpo e a alma se separarem. 

Nossos corpos podem galopar para frente, mas às vezes nossas almas não os alcançam. 

Se você tiver a oportunidade de ficar quieto e presente, aproveite. Aceite, se aclimate e se ajuste ao que está acontecendo. 

Então, quando o trem começar a andar e todas as coisas que acontecem depois de uma morte entrarem em ação, você estará melhor preparado. 

Você não terá a chance de recuperar o fôlego mais tarde. Você precisa fazer isso agora. 

Estar presente nos momentos após a morte é um presente incrível para você, é um presente para as pessoas com quem você está e é um presente para a pessoa que acabou de morrer. 

Eles estão a apenas um fio de cabelo de distância. Eles estão apenas começando sua nova jornada no mundo sem um corpo. 

Se você mantiver um espaço calmo ao redor do corpo deles, e na sala, eles são lançados de uma forma mais bonita. É um serviço para ambos os lados do véu. 


quinta-feira

A PAZ DE QUEM PARTIU DEPENDE MUITO DA NOSSA PAZ!..



"Seca as tuas lágrimas e se me amas, não chores mais. 

A Morte não é nada. 

Apenas passei para o outro Mundo. 

Eu sou Eu. Tu és Tu. 

O que fomos um para o outro ainda o somos. 

Dá-me o nome que sempre me deste. 

Fala-me como sempre me falaste. 

Não mudes o tom a um triste ou solene. 

Continua rindo com aquilo que nos fazia rir juntos. 

Reza, sorri, pensa em mim, reza comigo. 

Que o meu nome se pronuncie em casa como sempre se pronunciou. 

Sem nenhuma ênfase, sem rosto de sombra. 

A vida continua sendo o que era. 

O cordão da união não se quebrou. 

Por que eu estaria fora dos teus pensamentos, apenas porque estou fora de tua vista? 

Não estou longe, somente estou do outro lado do caminho. 

Já verás, tudo está bem... 

Redescobrirás o meu coração. 

E nele redescobrirás a ternura mais pura. 

Seca as tuas lágrimas e se me amas, não chores mais."

 (Santo Agostinho)

sexta-feira

AGNODICE, A MÉDICA, A MULHER



O escritor  Caio Júlio Higino  (64 a.C – 17 d.C)  nascido em Valência dos Edetanos, na Espanha, escreveu a história da grega de Atenas Agnódice (ou Agnodike), nascida no ano IV a.C, como sendo a primeira mulher no mundo a exercer a profissão na medicina.

Na Grécia antiga, as mulheres eram proibidas de estudar medicina por vários anos até que alguém infringisse a lei. Nascida em 300 a.C., Agnodice cortou seu cabelo e entrou na faculdade de medicina de Alexandria vestida de homem. 

Enquanto andava pelas ruas de Atenas depois de completar sua formação médica, ela ouviu os gritos de uma mulher em trabalho de parto. No entanto, a mulher não queria que Agnodice a tocasse, embora ela estivesse com muitas dores, porque pensava que Agnodice era um homem. Agnodice provou que era uma mulher ao tirar suas roupas sem que ninguém a visse e ajudou a mulher a dar à luz seu bebê.

A história logo se espalharia entre as mulheres e todas as mulheres que estavam doentes começaram a ir para Agnodice. Os médicos homens ficaram invejosos e acusaram Agnodice, que eles pensavam ser homem, de seduzir pacientes do sexo feminino. Em seu julgamento, Agnodice, apresentou-se diante do tribunal e provou que era mulher, mas desta vez foi condenada à morte por estudar medicina e praticar medicina como mulher.

As mulheres se revoltaram com a sentença, especialmente as esposas dos juízes que haviam dado a pena de morte. Algumas disseram que se Agnodice fosse morta, elas iriam para a morte com ela. Incapazes de resistir às pressões de suas esposas e de outras mulheres, os juízes levantaram a sentença de Agnodice e, a partir de então, foi permitido às mulheres praticarem medicina, desde que elas só cuidassem das mulheres.

Assim, Agnodice deixou sua marca na história como a primeira médica e ginecologista grega. Esta placa que representa Agnodice no trabalho foi escavada em Ostia, Itália.

Por:  Dr. Lauro Arruda Câmara Filho


quinta-feira

PITÁGORAS

 



O contexto da Filosofia pré-socrática é o de tentativa de descoberta daquilo que compõe e origina o universo, que na Grécia Antiga era chamado de cosmologia. Desde os jônicos, passando pelos pitagóricos e chegando nos eleatas e pluralistas, o que se queria na época era apontar qual a origem provável de todo o Universo, já que as cosmogonias mitológicas não eram suficientes para explicar a origem.

Pitágoras, ao tentar apontar uma origem cosmológica, enxerga no Universo uma organização ou codificação numérica essencial. Desse modo, ele atribuiu ao algarismo 1 (que representa a ideia de unidade e de ponto de partida) todo o começo do Universo. Para Pitágoras e seus seguidores, havia uma relação intrínseca entre a Música, a Matemática, a organização cosmológica e a composição das almas das pessoas (sua seita acreditava na transmigração de corpos pelas almas, ou reencarnação), pois todos esses elementos naturais ERAM na visão pitagórica, regidos por ordens numéricas.

 

Seita Pitagórica

Os pitagóricos acreditavam na reencarnação da alma ou a transmigração de corpos. A doutrina da seita era baseada numa purificação da alma por meio da vida corpórea, pois essa era a finalidade da vida material, até que a alma atingisse um estado de purificação total e alcance da vida eterna.

Essa purificação somente seria alcançada por meio do acesso ao conhecimento e à sabedoria. Aristóteles afirmou que Pitágoras foi o criador da palavra filósofo (amante da sabedoria), o que atesta a sua defesa de uma busca pela sabedoria como modo de evoluir.

 

Pitágoras e a música

Assim como todos os elementos naturais, a música era, na visão pitagórica, uma relação numérica. Essa ideia está bem fundamentada e sustenta-se até hoje, pois as relações entre tons, semitons e outros elementos musicais são medidos e classificados por números.

Pitágoras revolucionou a música antiga ao descobrir uma nova escala de tons, diferente da escala que era utilizada até então, e na criação de um instrumento musical, o monocordo. O seu instrumento aplicava a noção pitagórica de divisão da corda em espaços exatos para se ter tons diferentes, atravessando a escala musical e chegando às oitavas mais ou menos agudas. Essa descoberta pitagórica permitiu a criação dos instrumentos de cordas modernos, como o violão e o piano.

 

Hipaso de Metaponto

O caso de Hipaso permanece um mistério não resolvido até os nossos dias. O pensador era um dos seguidores da seita pitagórica. Em seus estudos de Matemática, o místico descobriu uma nova relação numérica por meio do estudo de Geometria. Tratava-se dos números irracionais. Acontece que a teoria dos números irracionais chocava com a teoria cosmológica pitagórica.

 

Algumas fontes dizem que os pitagóricos expulsaram Hipaso e fizeram um enterro simbólico dele, que teria vagado por um tempo e cometido suicídio como autopunição. Outras fontes dizem que Hipaso foi executado pelos pitagóricos. Não se sabe ao certo até que ponto as teorias estão corretas e qual é o grau de envolvimento de Pitágoras com o caso de Hipaso.

 

Pensadores influenciados por Pitágoras

A filosofia pitagórica influenciou vários outros filósofos, matemáticos e cientistas posteriores a ele. Somente na Grécia, vimos em Platão e Aristóteles ecos da filosofia pitagórica. Para Platão, a transmigração da alma (reencarnação) realmente acontecia e a busca pelo conhecimento racional superior era uma maneira de aproximar-se da alma e dos elementos divinos.

Aristóteles remonta a Pitágoras para buscar elementos que corroborem a sua filosofia, essencialmente as ideias matemáticas de codificação universal. Outros pensadores, como Galileu, Giordano Bruno, Isaac Newton, Leibniz e Kepler foram, de algum modo, influenciados por Pitágoras.

 

Por Francisco Porfírio

Professor de Filosofia"


quarta-feira

A VERDADE NUA

 


Todos já devem ter ouvida a expressão “a verdade nua”. Essa é sua origem.

A pintura “A Verdade saindo do poço”, de 1896, de Jean-Léon Gérôme, está ligada a uma assustadora parábola do século XIX.

Segundo a parábola, a Verdade e a Mentira se encontram um dia. 

A Mentira diz à Verdade: "Hoje é um dia maravilhoso!" A Verdade desconfia e olha para os céus, e suspira, pois o dia estava realmente lindo.

Elas passaram muito tempo juntas, chegando finalmente num poço. A Mentira diz: “A água esta muito boa, vamos tomar um banho juntas!” 

A Verdade, mais uma vez desconfiada, testa a água e descobre que está realmente muito gostosa. Elas se despiram e começaram a tomar banho.

De repente, a Mentira sai da água, veste as roupas da Verdade e foge. A Verdade, furiosa, sai do poço e corre para encontrar a Mentira e pegar suas roupas de volta.

E o mundo, vendo a Verdade nua, desvia o olhar, com desprezo e raiva. Assim, a Verdade volta ao poço e desaparece para sempre, escondendo nele sua vergonha.

Desde então, a Mentira viaja ao redor do mundo, vestida como a Verdade, satisfazendo as necessidades da sociedade, porque, em todo caso, o Mundo não nutre nenhum desejo de encontrar a Verdade nua.