Um pouco da história do RPG que levantei na internet e outras reminiscências:
Pré - 1974
• 1970: Dave Arneson e amigos começam a jogar um proto-D&D no jogo Twin Cities
• 1971: Surge Chainmail
• 1972: Chainmail recebe os elementos de fantasia em forma de um suplemento
• 1973: Gygax une o jogo de Arneson com as regras de Chainmail
1974
• Dungeons&Dragons, o primeiro jogo de RPG como conhecemos hoje, é publicado em janeiro
1975
• D&D começa a angariar jogadores vindo dos jogos de guerra. Greyhwak é o cenário que mostra sinais de expansão. Todos os outros RPGs da época são derivações de D&D
• Surge Boothill, o primeiro RPG de Western e Em Garde! O primeiro de espadachins
• Greyhawk, o primeiro suplemento oficial de D&,D surge seguido de Blackmoor, que traz o primeiro cenário
• Tunnels&Trolls e Emprire of the Petal Throne leva as regras de D&D a níveis mais elaborados de campanha
1976
• D&D continua crescendo e atraindo cada vez mais jogadores, surgindo então os primeiros jogadores iniciantes, ou seja, que não vieram de um background dos jogos de guerra
1977
• Começam a surgir cenários "stand alone" e sistemas de jogos mais complexos
• Traveller faz o gênero de ficção científica decolar
• Sinais do primeiro boom no mercado, o de "fantasia genérica"
• Suprhero: 2044 é oprimeiro jogo baseado em super heróis.
• Surge o D&D Basic set
• Chivalry & Sorcery é o primeiro livro de regras para o Advanced D&D
• Surge o Monster Manual que é usado como suplemento de D&D até que os outros livros de AD&D apareçam
1978
• Surge Runequest
• Começam a aparecer os elementos de apoio ao mestre e jogador ( escudo, folhas de personagem e cenários)
• Gamma World é o primeiro RPG pós apocalíptico
• D&D é o primeiro jogo a ter uma distribuição maciça , invadindo até mesmo a Europa. Mas a TSR começa a se debruçar em seu novo e promissor produto, o AD&D
• AD&D Players Handbook aparece
• Starships&Spaceman é o primeiro jogo no estilo trekkie
1979
• Este é um importante ano para o RPG pois D&D é agora conhecido nacionalmente nos EUA, começam a surgir os profissionais do mercado e as convenções. A mídia está maravilhada com este novo jogo e as vendas são estratosféricas.
• Bushido RPG é o primeiro jogo de fantasia oriental
• Gangster! Chega como o primeiro jogo detetivesco, e Commando é o primeiro a usar a temática militar
• AD&D Dungeon Master Guide conclui a trilogia sagrada do RPG
• Villains&Vigilantes surge com a inovação de se montar personagens com as características dos jogadores
1980
• Este ano é considerado o que teve o pico de interesse da mídia no RPG
• Dallas é o primeiro RPG licensiado
• Rolemaster chega ao mercado
• A primeira mega campanha de Greyhawk World of Greyhawk. Os jogadores passam a descartar sistemas mais simples em prol dos mais complexos ( e complicados)
1981
• É fundada a RPGA – o primeiro clube de jogadores – pela TSR
• Outras editoras descobrem o RPG
• Call of Cthulhu é o primeiro jogo de horror
• Mechanoid Invasion (da Palladium) é o primeiro jogo baseado em robôs gigantes
• Cai a popularidade das aventuras solo que até aqui seguiam um caminho estável
1982
• Star Trek RPG
• Champions RPG
• Curiosidade: Alma Mater (um jogo de humor mas de gosto duvidoso) foi o primeiro jogo banido da GenCon.
1983
• Palladium RPG
• Primeira campanha baseada na Terra-Média
• Surge na Europa as aventura-solo que foram traduzidas aqui no Brasil
1984
• Rolemaster RPG
• Mekton ( primeiro "mecha/mangá" RPG)
• Marvel Super Heroes
• Twighlight 2000 o melhor RPG militar
• Chill RPG ( horror com pitada de bom humor)
• Toon
• Paranóia
1985
• O mercado se contrai e muitas editoras pequenas desaparecem
• Battletech a versão em caixa que também foi traduzida no Brasil desponta como sucesso
• Pendragon RPG
• DC Heroes
1986
• GURPS aparece nos EUA
• Warhammer (famoso jogo britânico de fantasia e que trouxe os jogos de miniaturas)
• Battletech RPG
• Car Wars
1987
• Star Wars RPG
• Talislanta
• O mercado segue com AD&D na liderança, seguido por Warhammer, GURPS e Rolemaster
1988
• Cyberpunk
• Ars Mágica
• Curiosidade: Bullwinkle and Rocky RPG. O jogo era tão simples que quase não tinha regras (mas tinha marionetes)
1989
• Space 1889
• Shadowrun
• Começa o mix entre cenários de fantasia e ficção
1990
• TORG
• RIFTS
• Até então nada foi escrito que fosse mais engraçado que Paranóia
1991
A partir de 1991 surge o RPG no Brasil, com GURPS e AD&D. Em 1992 acontece o I USPCON e lá estava eu. Era tudo muito empolgante. Encontrar outras pessoas envolvidas com a mesma novidade, compartilhando as experiências mais alucinadas de jogo e vivência de grupo de jogo.
Na ocasião, conheci meu amigo Alex Sunder, (Veja entrevista na "Panacéia das Entrevistas" que entre outras qualidades como artista plástico, e desenhista de Hqs, ainda por cima, um grande mestre de jogo e jogador notável) devidamente trajado com roupas vampirescas (Afinal, ele mestrava a última novidade na época o sistema "Vampire") e cabelo vermelho. Talvez, devesse citar ainda o bom aproveitamento que ele deu a lousa do local, na qual gravava o número de jogadores mortos em ação em suas aventuras. Os jogadores não eram muito bons e o mortos já ocupavam boa parte do espaço! Ah, os velhos e bons tempos.
Além disto, pude jogar pela primeira vez o sistema "Call of Chtulu" (não joguei mal, mas o fim foi inglório) e à tarde, uma aventura de AD&D (nesta, diga-se de passagem, joguei muito bem), na qual, entre mais de seis personagens restarão dois e um terceiro do qual tivemos clemência.
Depois deste evento, o RPG se estabeleceu de vez em nosso país. Alea jacta est. E como dizem: O resto é história!