Panacéia dos Amigos

sábado

MåNESKIN: O ROCK SEMPRE VOLTA...HAI CAPITO?

 

    

O rock é uma vertente musical que tem na sua ânsia de liberdade e ousadia , um DNA. Isso não o torna necessariamente um movimento com som específico. Depende do artista. The Beatles, Pink Floyd, Ramones, Black Sabbath, Led Zeppelin, Iron Maiden, U2, Nirvana, R.E.M, Radiohead utilizaram níveis diferentes de arte, informação, peso sonoro e inventividade em sua trajetória, mas a ousadia e criatividade eram óbvias.  É o DNA muito próximo da ansiedade de alguns da arte como um ponto de interrogação sobre o Zeitgeist (espiríto do tempo). Questionar é refletir. Não é regra, mas as boas bandas de rock tem esse perfil, se não na mensagem das letras, na atitude de palco, ou apenas porque as guitarras “gritam”.  E quando guitarras gritam nenhum ambiente fica impune.

    Embora que, desde que nasceu, o rock teve sua morte declarada, ele persiste. É fato que outros gêneros musicais tem atraído os jovens e diminuído o poder de sua influência mas, parece que, felizmente, sempre haverá alguns jovens dispostos a fazer um pouco de rock para provocar o establishment. E não são poucos, mas não basta. É preciso ser capaz de chamar atenção.

    Nesse ponto, após o Greta Van Fleet, creio que ver  potencial nos jovens italianos do Måneskin.,

    Måneskin é uma banda de hard rock italiana formada em Roma no ano de 2016. Ganharam fama em Itália após a participação na 11.ª edição do Factor X. E assinaram um contrato com a Sony Music. Il ballo della vita foi o 1.º álbum da banda lançado em 2018.

    A banda foi formada em 2016 por Victoria De Angelis e Thomas Raggi, ambos estudavam na "Scuola Media Gianicolo", no bairro romano de Monteverde, tempo depois juntaram-se Damiano David e Ethan Torchio. O nome da banda «Måneskin» significa "clarão da lua" ou "luar" em língua dinamarquesa,  e durante uma discussão sobre o nome da banda, Victoria, que é filha de mãe dinamarquesa e pai italiano, resolveu dar a sugestão mas na língua materna.  


 

    No ano de 2017, a banda lançou o seu primeiro EP chamado “Chosen” recebendo dois discos de platina por parte da Federazione Industria Musicale Italiana. Em 7 de janeiro de 2018, a banda foi convidada ao programa Che tempo che fa, da Rai 1, sendo esta a primeira aparição na televisão pública de Itália. No dia 23 de março de 2018, a banda lançou o seu segundo single, chamado "Morirò da re" que recebeu três discos de platina. Em junho de 2018, a banda recebeu um disco de platina pelo single “Chosen” no Wind Music Awards, em Verona.

    No mês de setembro, lançaram o primeiro disco chamado “Il ballo della vita”, e canção de trabalho "Torna a Casa" foi imediatamente para os dez mais nas paradas italianas e fomos apresentados a Marlena, a "musa" da banda que representa a imagem da liberdade, criatividade e inspiração. Marlena aparece em outra canção "L´altra Dimensione" e em canções futuras da banda. Também é lançado um documentário sobre a banda que foi estreado em vários cinemas italianos, titulado "This Is Måneskin". Para o mês de novembro, a banda partiu na sua primeira digressão nacional com “Il ballo della vita Tour”, em várias cidades de Itália onde esgotaram todas as funções, já em fevereiro de 2019 começaram as apresentações internacionais em Espanha, Suíça, França, Bélgica, Inglaterra e Alemanha.



    Precedendo o segundo disco “Teatro D'Ira”, a banda lançou “Vent´anni” como primeiro single. O álbum foi lançado em 19 de março de 2021, mesclando os idiomas italiano e inglês. Posteriormente, o álbum alcançou um maior sucesso global, formando parte da classificação semanal de álbuns mais ouvidos do mundo pelo Spotify diversas vezes, entre os 10 primeiros. As faixas "Zitti e Buoni" e "I Wanna Be Your Slave" estiveram, simultaneamente, no top 10 entre as músicas mais ouvidas no mundo.

    Em de 07 de março de 2021, os Måneskin ganharam a 71.ª edição do Festival de Sanremo da canção italiana com a música "Zitti e Buoni", que raramente prestigiou artistas do rock´n roll  e com essa vitória também conquistaram o direito de representar a Itália no Festival Eurovision da Canção 2021, tendo ganho o festival a 23 de maio de 2021. A Itália não vencia há décadas.

    A letra original de "Zitti e Buoni" teve de ser modificada para cumprir as regras dos 3 minutos das canções na Eurovision, além da eliminação de alguns palavrões presentes. A partir dessa vitória, "Zitti e Buoni" decolou para o topo das paradas musicais globais e, causando a curiosidade do público. A faixa "I Wanna Be Your Slave" também disparou nas paradas musicais, ambas as canções elevaram as atenções para o álbum “Teatro D'Ira” que conta ainda com canções como “Coraline”, “Vent´Anni”, “For Your Love”.



    Recentemente, abriram shows dos Rolling Stones nos Estados Unidos, foram convidados para programas populares como de Ellen DeGeneres , comentados por apresentadores como Jimmy Fallon, e a canção “Mamma mia” está nas primeiras posições nas rádios americanas.

    E foi com o single “Mamma Mia” que o grupo se apresentou na premiação do MTV europa 2021, na mesma ocasião o Maneskin foi indicado e venceu na categoria  rock do mesmo ano.

    Mas todo esse impacto é justificável? O que se pode ver até agora, sim. As canções do Måneskin são um hard rock rápido, sem firulas ou então canções melódicas suaves, emocionais. O baixo de Victoria De Angelis é bem presente, Thomas Raggi é um guitarrista virtuoso e Ethan Torchio tem uma batida marcante, Damiano David canta bem e tem uma voz peculiar, além disso, tem presença de palco e carisma. Todos são jovens, ousados, e estão se divertindo no palco. Nada é mais refrescante do que isso. Sem tédio ou blasé fazendo um favor para você. Måneskin gosta de palco, faz rock para se divertir, para se mostrar, para se exibir, para emocionar e para provocar, sem medos. Essa é a essência do rock. E a favor, ainda tem boas canções como: "Torna a Casa", "Morirò da re", "Zitti e Buoni", "Vent'Anni", “Coraline”, "I wanna be your slave", a versão de "Beggin" e recentemente "Mammamia".

    A questão é sempre a longevidade. Ninguém sabe se uma banda jovem tem talento para se manter para além da explosão inicial. Mas eu apostaria algumas fichas..





Nenhum comentário:

Postar um comentário