A primeira vez que ouvi falar
sobre Richard Feynman foi quando comecei a assistir a série “The Big Bang
Theory”, já que ele era admirado pelos personagens e principalmente pelo
Sheldon. Foram tantas citações e até aventuras relacionadas a ele que me
interessei. Conhecia a biografia de outros físicos, mas, Feynman foi, realmente
um presente da série.
Entre muitos fatos
interessantes, palestras e estudos. Existe a “Técnica Feynman” de aprendizado.
Vale a pena conferir e utilizar. É realmente muito simples:
1. Escolha um assunto (ou
conceito)
A primeira etapa da Técnica
Feynman é escrever o tópico escolhido no topo de uma página. Em seguida, anote
tudo o que sabe sobre ele, e adicione sempre que aprender algo novo. A melhor
forma de levar esse primeiro passo é escrever com termos simples. Pense que
você está explicando o assunto para uma criança, por exemplo. Ou seja: utilize
vocabulário básico e faça conexões simples de entender.
Jargões e termos complicados
podem mascarar o seu nível de aprendizado – até para você mesmo. Escrevendo a
ideia com linguagem clara, você se “força” a entender o bastante para conseguir
simplificar as relações. Não tem problema se isso parece difícil. Tente
identificar os pontos onde você falha na compreensão, isso enriquece o
aprendizado.
2. Ensine – ou finja ensinar –
para uma criança
Aqui a ideia é realmente
ensinar – não importa se você tenha um público, ou não. O importante é explicar
o tópico em termos de fácil compreensão. Assim, você consolida o que entendeu
até então e visualiza com facilidade o que ainda não tem clareza.
Como parar de procrastinar
definitivamente
3. Identifique os “buracos” na
própria compreensão
A partir da sua tentativa de
explicação para uma outra pessoa, você vai perceber os buracos no próprio
aprendizado, segundo a Técnica Feynman. Revisite esses pontos e volte às suas
fontes de informação até que consiga explicar o conceito completamente.
4. Revise, organize e
simplifique
Revise seu trabalho até então
enquanto simplifica ainda mais a linguagem (tenha certeza de estar utilizando
suas próprias palavras e não jargões do material que estudou). Ilustre com
exemplos e, se necessário, conecte conceitos e faça analogias para fortalecer
sua compreensão. O objetivo é organizar todo o conteúdo em uma história simples
que flui.
Por fim, leia em voz alta e,
se ainda parece confuso, pode ser uma indicação de que seu entendimento ainda
não é total. Se for o caso, estude novamente e volte a preencher os “buracos”.
"Se
você se escutar dizendo: 'acho que entendi isso', significa que não
entendeu."
Richard
Feynman
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