O que é o Burlesco?
Ao contrário do que se pode
pensar, o Burlesco não se trata de um grupo de strippers que se apresentam num
palco, muito pelo contrário. O Burlesco é um direto descendente da chamada
Commedia dell'arte, uma forma de teatro de improviso que se realizava em
Itália, muito popular entre os séculos XV e XVII. Eram pequenas companhias
compostas no máximo por 10 elementos que viviam das contribuições populares vinda
das suas performances ao ar livre.Versavam temas convencionais da época como o
ciúme, o adultério, os afetos e mesmo alguns peças de comédias romanas e gregas
perdidas no tempo. Muitas dessas peças romanas e gregas tinham personagens que
satirizavam escândalos locais, eventos da altura, gostos regionais, piadas
variadas de caráter cultural, etc.. Ainda hoje conseguimos identificar muitas
dessas personagens que se foram afirmando na Commedia dell'arte, como o
Arlequim, a Columbina, o Brighella, entre outros.
(...)Sendo Commedia dell'arte uma
das fontes principais de muitas das artes perfomativas modernas ( ballet,
marionetas, stand-up comedy, sátira, pantomina, strip-tease, dança erótica,
entre muitas outras) naturalmente ela acabou por ter expressão num país recente
como os Estados Unidos da América.
O Burlesco surge assim no século
XIX nos chamados Music Hall dos EUA e do Canadá, sendo estes espaços um
conceito inglês, onde em resultado da urbanização e da industrialização, se
criou uma espécie de teatro britânico de entretenimento popular composto
essencialmente por música, comédia e performances especiais (muitas vindas do
circo, como trapezistas, ventríloquos, comedores de fogo, marionetistas, entre
muitos outros). Esses espaços surgiam como contraposição à ‘ordem dos teatros
tradicionais’, sendo que nos ‘Music Hall’ se podia consumir álcool, estar em
pé, sentarem-se em mesas, muito mais próximo da cultura popular da época e conseqüentemente
menos elitista.
Estes espaços foram muito
populares entre 1850 e 1960 em Inglaterra, E.U.A. e Canadá. Após a II Guerra
Mundial entram em declínio com a afirmação da televisão nas práticas culturais
e com uma nova linguagem musical radicalmente diferente que surgia e encontra
outros espaços para se afirmar: o rock’n’roll. No entanto, deixou um legado
muito relevante na produção artística, desde a música ao teatro, sendo que o
seu apogeu é considerado no período entre as duas Grande Guerras.
O Burlesco trata-se assim de uma
rica forma de arte musical e cômica nos Estados Unidos da América que remonta
aos anos de 1830/40 e que se foi redefinindo ao longo de décadas até
essencialmente 1960. No seu inicio, no século XIX, o Burlesco teve um papel
fundamental na mudança de costumes, principalmente na visão sexual da mulher.
Pela primeira vez a mulher norte-americana podia mostrar o seu corpo, fato esse
que iria marcar decisivamente toda a cultura popular associada ao gênero
feminino, e posteriormente desenvolvida pelas chamadas Indústrias Culturais.
Expressava igualmente o confronto entre a cultura aristocrata da época Vitoriana
e a nova cultura operária que surgia em massa.
Vaudeville
Ao Burlesco (que era
essencialmente composto pela sátira, performances e espetáculos de adultos),
nos E.U.A. e Canadá, junta-se uma linguagem especifica, mas mais alargada, o
Vaudeville (termo que foi adulterado do francês, “voix de ville”, a voz da
cidade), que era uma forma de arte que se afirmou essencialmente desde o inicio
de 1800 até 1930 e foi buscar as suas origens aos espetáculos que se realizavam
nos saloons, freak shows e nos chamados Dime Museums (instituições criadas para
o entretenimento e educação moral das classes pobres norte-americanas), bem
como à literatura burlesca. O Vaudeville foi um das formas de arte mais
populares nos E.U.A. nos fins do século XIX. Todos os dias nos já referidos
Music Hall eram apresentados uma série de performances sem qualquer relação
entre eles, incluindo salas de concerto, apresentações de cantores
populares, "circos de horror", museus baratos e literatura burlesca,
o vaudeville tornou-se um dos mais populares tipos de empreendimento dos
Estados Unidos. A cada anoitecer, uma série de números era levada ao palco, sem
nenhum relacionamento direto entre eles. Entre outros, músicos (tanto clássicos
quanto populares), dançarina(o)s, comediantes, animais treinados, mágicos,
imitadores de ambos os sexos, acrobatas, peças em um único ato ou cenas de
peças, atletas, palestras dadas por celebridades, cantores de rua e filmetes.
O declínio do Vaudeville e do Burlesco inicia-se com a
afirmação do cinema no inicio do século XX e com a utilização daqueles espaços
populares usualmente utilizados por esses espetáculos, para a apresentação de
películas cinematográficas. A competição com os preços baixos do cinema e o
caráter claramente popular do mesmo deixavam pouca margem de manobra para uma
expressão artística que se tinha afirmado no século anterior. A redução dos
grandes circuitos que tinham sido construídos no século XIX para a apresentação
destas novas expressões de arte popular contribuiu para uma lenta decadência
dessas mesmas expressões artísticas. O seu fim acelerou-se no período pós II
Guerra Mundial, com o surgimento da televisão, redefinindo por completo as
práticas culturais dos ingleses, norte-americanos e canadenses.
O Vaudeville e o Burlesco
acabaram por fazer a sua migração para outras plataformas de exposição pública,
como a rádio e a televisão, sendo que muitos dos programas da televisão devem a
este conceito o seu sucesso, como foi o caso nos E.U.A. do The Ed Sullivan
Show. Hoje assiste-se a um “revival” do Burlesco e do Vaudeville, que se
iniciou nos anos 90 com alguns grupos interessados em renovar e revitalizar
esta expressão de arte, essencialmente em Nova York e em Los Angeles. Essas
iniciativas nos anos 90 de permitiram inspirar toda uma nova geração de
performers nos E.U.A. e no Canadá, constituindo-se hoje como uma verdadeira
expressão de cultural popular, à semelhança da sua origem. Hoje o novo Burlesco
é composto por muitas artes perfomativas, inter-disciplinares, incluindo desde
o striptease (de uma forma muito mais sensual e menos sexual que no seu
inicio), adereços vistosos, humor negro, cabaret, magia, entre muitas outras
expressões de arte perfomativa.
Nova York, Los Angeles e São
Francisco são hoje das cidades que mais contribuem a revitalização deste
conceito, sendo a primeira cidade aquela que mais contribuí para isso, com a
sua vida noturna e os seus equipamentos de entretenimento e culturais.É neste
contexto que surgem novas propostas artísticas, espetáculos e festivais de
Burlesco, como o Tease-O-Rama, New York Burlesque Festival, The Great Boston
Burlesque Exposition, Lucent Dossier Vaudeville Cirque, Yard Dogs Road Show,
Miss Exotic World Pageant, etc. Inclusive, esta centenária linguagem artística
que hoje se renova, encontra expressão mundial plataformas, como a utilização
de todo o conceito do Burlesco na banda norte-americana Panic! at The Disco,
onde participaram os Lucent Dossier Vaudeville Cirque."
Fonte: Wikipédia
www.smog.pt
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