Uma das melhores definições que vi foi a de que devíamos interpretar os hexagramas como interpretamos a poesia. Ou seja, com intuição e profundidade em busca do significados coerentes a nossa busca.
Os chineses utilizam de moedas chinesas, cheguei a pensar que isto seria um empecilho, mas pesquisando um pouco descobri que podemos utilizar nossas moedas tradicionais. O método abaixo extrai do texto de Tissiane Vicentin.
Por ser uma interpretação muito complexa, que exige reflexão do consulente, deve-se evitar perguntas que sejam respondidas com ‘sim’ e ‘não’. Serão necessárias três moedas que, ao serem jogadas, formarão os hexagramas utilizados para a leitura.
Para a consulta,antes de tudo, mentalize a pergunta. Segundo a tradição chinesa, as moedas devem ser colocadas nas mãos em formato de conchas e só depois chacoalhadas e arremessadas. Jogue as três moedas juntas, seis vezes seguidas. Cada arremesso vai formar uma das linhas do hexagrama. As primeiras três vezes formarão o trigrama inferior e as outras três o superior.
O lado Yin da moeda é representado pela coroa - a parte que tem o valor monetário - e recebe o valor 2. O lado Yang é representado pela cara - a parte que possui um brasão ou qualquer outra figura - e recebe o valor de 3. O valor da soma das moedas jogadas vai indicar a linha a ser formada. Todas as linhas com soma par são representadas de forma aberta (--- ---). As ímpares, fechadas (-------).
Quatro resultados possíveis:
- três caras = yang+yang+yang = cara+cara+cara = 3+3+3 = 9
- duas caras e uma coroa = yang+yang+yin = 3+3+2 = 8
- duas coroas e uma cara = yin+yin+yang = 2+2+3 = 7
- três coroas = yin+yin+yin = 2+2+2 = 6
Após a formação dos trigramas, é preciso cruzar as imagens na tabela de consulta do I Ching e encontrar o número do hexagrama correspondente. Podem ser formados dois hexagramas: o principal, que deve ter o julgamento lido profundamente, e o secundário, resultado da variação de linhas mutáveis. As linhas mutáveis são aquelas cuja soma são 6 ou 9. Consulte no livro como se faz para montar o hexagrama complementar através das linhas mutáveis.
Não é sempre que se pode formar um hexagrama complementar. Se ele não puder ser formado, significa que as respostas do hexagrama principal são suficientes para responder à pergunta. Para a interpretação, deve-ser ler o julgamento, localizado no I Ching. Leia também os textos referentes às linhas móveis, caso haja alguma. A combinação dos textos representa a resposta do I Ching.
Fonte: Texto de Tissiane Vicentin (MBPress). http://vilamulher.terra.com.br
Explicaçao bem intencionada, mas vaguissima.
ResponderExcluir