Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Lendas Históricas - O nó Górdio e Alexandre, o grande

Esta é uma das lendas que mais aprecio. Li à respeito pela primeira vez em Watchmen, de Alan Moore. É provável que a lenda do nó górdio venha do século VIII a.C.

Conta-se que o rei da Frígia (Ásia Menor) morreu sem deixar herdeiro e que, ao ser consultado, o Oráculo anunciou que o sucessor chegaria à cidade num carro de bois. A profecia foi cumprida por um camponês, de nome Górdio, que foi coroado. Para não esquecer de seu passado humilde ele colocou a carroça, com a qual ganhou a coroa, no templo de Zeus. E a amarrou com um nó a uma coluna, nó este impossível de desatar e que por isso ficou famoso.

Górdio reinou por muito tempo e quando morreu, seu filho Midas assumiu o trono. Midas expandiu o império, porém, ao falecer não deixou herdeiros. O Oráculo foi ouvido novamente e declarou que quem desatasse o nó de Górdio dominaria toda a Ásia Menor. O único motivo de fama de Frigia se residia nesta carroça especial estacionada em um dos pátios. A carroça estava presa a uma canga pelo nó górdio. Durante mais de 100 anos, o nó górdio desafiara todos os esforços de inteligentes reis e guerreiros.

Até que em 334 a.C Alexandre, o Grande, ouviu essa lenda ao passar pela Frígia. Intrigado com a questão foi até o templo de Zeus observar o feito de Górdio.No dia designado, o pátio encheu-se de curiosos. Todos haviam falhado, pensavam, e dessa forma, com que novo método poderia Alexandre ter êxito ?

Após muito analisar, desembainhou sua espada e cortou o nó facilmente em dois, desatando-o. Lenda ou não o fato é que Alexandre se tornou senhor de toda a Ásia Menor poucos anos depois.

É daí também que deriva a expressão "cortar o nó górdio", que significa resolver um problema complexo de maneira simples e eficaz.

11 comentários:

  1. ...mas nao meche muito com minha imiginacao pq foi tudo tao resumido e sem muita explicacao

    ResponderExcluir
  2. Adorei a lenda e ajudo-me para um trabalho que me foi pedido na escola graças a esta pagina levei uma lenda que ninguém conhecia.
    Quero agradecer a quem fez o blog.
    Bjs Ana

    ResponderExcluir
  3. Não ficou claro se o nó foi desatado ou se foi cortado com a espada, tendo ficado numa ponta o nó e na outra ponta a corda cortada.... não desatou, cortou. O que é diferente. Esse é o nó górdio
    que ficou mesmo após "cortado o nó".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nó foi cortado em seu meio e desatou-se.

      Excluir
    2. Anônimo, gostei da sua explicação muito adequada !!! Deixando bem claro neste desafio o que é a ação pertinente e a violência, a ação inteligente e a impostura.

      Excluir
  4. o que não faz sentido é: como que nenhum outro guerreiro conseguiu cortar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nenhum outro guerreiro conseguiu pensar em fazer tal coisa. Era exigido que se desatasse o nó, e o pensamento linear via apenas a possibilidade habitual.

      Excluir