Origem do Nome Shakespeare
Sheikh e Pyr seriam as palavras que dariam origem ao nome Shakespeare, dando-nos a entender que este grande mestre da Arte Dramática teria uma origem muito mais misteriosa do que imaginamos... Será que Shakespeare estudou as encarnações sucessivas dos diversos personagens de seus dramas ou ele se inspirou nos contos e fábulas orientais para criar seus personagens? Vejamos por exemplo a história dramática de Romeu e Julieta foi inspirada na história persa de Laila e Majnun. Tema de canções, sonetos e odes de amor dos beduínos, a lenda de Laila e Majnun foi originalmente registrada em versos pelo poeta persa Nizami, no século 12. Narrando a saga de dois jovens e um amor proibido, canta a leveza de um coração apaixonado, a vibração contagiante do afeto mútuo, as aflições da separação, os tormentos da dúvida e do ciúme, a amargura do amor traído e, não menos intensa, a dor da perda.
Elementos Míticos
A tradição greco-romana era a maior influência cultural durante o Renascimento europeu. Não é estranho, portanto, que encontremos em Shakespeare, diversos temas e personagens claramente inspirados na mitologia. Cupido, o deus do amor, é citado
A utilização de elementos místicos, sobrenaturais e religiosos é apenas um dos muitos recursos utilizados por Shakespeare para despertar nossas fantasias e emoções. Porém, é interessante perceber como, num mundo dessacralizado como o que hoje vivemos, estes temas permanecem vivos e interessantes. Talvez seja um indício de que, sob a nossa armadura racionalista e agnóstica, permaneça o encantamento da fé, do mistério e da fantasia. Palavras que, felizmente, permanecem intrinsecamente relacionadas ao grande encanto do teatro.
Fontes: Sites da Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário