Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

quinta-feira

Soja e seus benefícios

A proteína de soja beneficia o organismo de diversas maneiras, sendo indicada para jovens, adultos, idosos e atletas. Muitos países do mundo estudam a soja como um produto capaz de prevenir uma série de doenças, além de reabilitar doentes.

Congressos médicos mundiais já incluem a soja em suas pautas de discussão e a sinalizam como sinônimo de saúde. Pesquisas do mundo inteiro já confirmaram: as dietas ricas em fibras e com baixos teores de gordura saturada, aliadas a exercícios físicos e estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger o organismo contra doenças cardiovasculares, câncer osteoporose e diabetes.

Na saúde feminina, reduz o colesterol, protege o coração, alivia sintomas da menopausa, previne o câncer de mama, bem como recomendado a saúde do homem reduz o colesterol, protege o coração, previne o câncer de próstata, entre outros benefícios.

Na nutrição esportiva, é importante por conter maiores quantidades de aminoácidos anabólicos: Arginina e Glutamina, além de apresentar grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada: BCAA (isoleucina, leucina e valina). Os músculos consomem energia (sob a forma de calorias) para a manutenção diária de seu organismo e durante os exercícios. O aumento de massa leva a maior queima de calorias para a manutenção do organismo, mesmo que você não esteja se exercitando (o chamado metabolismo basal)

Dos vinte aminoácidos que o ser humano requer, onze são produzidos pelo nosso corpo. Os outros nove devem ser obtidos pela alimentação. A proteína de soja provê todos os nove restantes sendo, portanto uma proteína completa. Ou seja, a soja contribui também para o ganho de massa magra.

Principais benefícios da soja

Colesterol- Pesquisas da American Heart Association- AHA tem demonstrado que a ingestão de proteínas de soja reduz as taxas de LDL - colesterol. Assim, a introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária (cerca de 20g) é suficiente para deixar seu sangue e coração em forma.

Prevenção do câncer - os grãos de soja contêm um composto singular denominado genisteina (também chamado de fitoestrógeno ou hormônio vegetal), que possui uma ação estrogênica moderada e atua na prevenção de câncer relacionado ao estrogênio. Pesquisas realizadas no Japão, Estados unidos e Europa têm demonstrado que a ingestão diária de alimentos a base de soja reduz os riscos de câncer de mama e próstata em 50%. A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão.

Osteoporose- devido sua ação estrogênica, a genisteina da soja pode manter a estrutura óssea. Exames de desiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.

Diabetes e outras doenças - As fibras de soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose sanguíneo, pois retardam a sua absorção auxiliando no controle de diabetes. Há evidencias de que o consumo da soja tem efeito positivo no controle de outras doenças como hiper-tensão, litíase e doenças renais.

A soja têm sido largamente utilizada e sob diversas formas. Uma das mais interessantes é moer a soja no liquidificador e utilizar como suplemento alimentar em sucos, ou na alimentação normal, faço isso usualmente e ainda adiciono Semente de Linhaça, cujo efeitos benéficos falaremos aqui em outro post.

Além disto, temos o leite de soja em diversos sabores, o hambúguer, carne moída, bifes e o queijo entre outros. Portanto, não faltam meios para adicionar a soja de forma saborosa em nossa alimentação.

A medicina natural é a grande resposta da natureza para o seu bem-estar. Aproveite!..

Nenhum comentário:

Postar um comentário