Panacéia dos Amigos

terça-feira

A incivilidade brasileira

Muitas vezes ouço as pessoas comentando que “brasileiro não tem jeito”, “Brasil não é civilizado”, “Na Europa tudo é mais organizado”, “Na Europa tem educação e civilidade.” O brasileiro tem notadamente um certo desânimo em relação a si mesmo. Faz parecer que toda a violência, corrupção, desorganização e incompetência nascem e frutificam no país! Somos o todo de tudo que é degradante.

“Brava gente brasileira, longe vá temor servil”. O brasileiro parece ter medo da própria grandeza de seu futuro. Um pouco de noção histórica cai bem aqui. Não discordo de nenhum argumento sobre a civilidade européia. Mas coloquemos um parênteses. Tempo é documento. A civilização européia existe há muito mais centenas de anos do que a relativamente jovem nação tupiniquim. E neste tempo, apenas para citar o século XX, a Europa já se destruiu em duas guerras mundiais!

Como resultado diante das ruínas de sua civilização o que mais eles poderiam fazer? O que mais os japoneses poderiam fazer? Se organizar, civilizar, se unir para reconstruir. E quantas vezes esses acontecimentos se sucederam ao longo da história.

A civilização brasileira está sendo escrita com menos sangue que as demais. Este fato não deve ser motivo de chacota, mas de orgulho. Somos um país jovem, amistoso e criativo. Construindo lentamente sua sociedade. Sim, enfrentamos guerras sociais, mas todas as sociedades enfrentam as mesmas guerras. Educação e combate a violência e drogas também são lutas nos países europeus e nos Estados Unidos.

Quanto a melhor organização estamos atingindo mais rápido do que os outros porque vivemos uma época diferente, somos um povo diferente. E tenho certeza que atingiremos uma maturidade social incrivelmente criativa. Já temos demonstrado indícios interessantes. Colocamos um sociólogo como Presidente, depois um operário e agora uma mulher. Nossa música é reconhecida mundialmente, nosso futebol e vôlei também, um dos escritores mais lidos em diversos países é brasileiro, assim como um dos homens mais ricos do mundo. Uma das maiores empresas petrolíferas do mundo aqui está, a maior floresta também, e não faltam terras férteis para agricultura, nem vasto litoral para pesca, não nos faltam intelectuais, cientistas, engenheiros, juristas, enfim, temos destaques em quase todas as áreas do conhecimento humano. Várias multinacionais contratam brasileiros quando setores de sua empresa entram em crises aparentemente insolúveis. Estamos por aí. Cada vez mais se fala positivamente do Brasil e dos brasileiros.

Temos uma riqueza cultural única, povos de todas as nações, religiões de todas as partes do mundo encontram ninho seguro aqui. Vários estrangeiros celebram nossa alegria e simpatia. Somos um povo brilhante que aos poucos tem aprendido a se organizar e conquistar. O que verdadeiramente nos falta é acreditarmos em nós mesmos, como os outros povos acreditam em suas nações.

Quando tivermos o desejo de terminar a construção de nossa casa e pararmos de admirar a casa dos outros que, com certeza, na época de sua construção eram muito feias, iremos finalmente triunfar. Paremos de olhar a casa dos outros, lá , não passamos de visita, aqui a casa é nossa!

segunda-feira

Ladyhawke - O Feitiço de Áquila

Um dos maiores clássicos que pude assistir na década de 80. Identificação imediata. Devo ter assistido em alguma sessão da tarde. No vídeo, não foi, porque me lembro apenas de ter visto a versão dublada. Assisti por causa do Matthew Broderick porque havia visto “Curtindo a Vida Adoidado”, então na época gostava muito dele. E em Feitiço de Áquila, ele novamente fez uma interpretação de grande carisma.

Na época eu não me atentei ao fato de o filme era do diretor Richard Donner, de quem eu era fã sem saber por causa de “Superman” e o filme “Máquina Mortífera (Lethal Weapon)”. Quem assisitiu na época sabe o efeito que foi ver "O Feitiço de Áquila". Primeiramente, é uma produção esmerada, bem dirigida, naquela idade eu podia não compreender a técnica, mas sentimos quando uma história está bem contada, quando é empolgante, quando as cenas fluem. E tudo isto estava lá.

Os atores fizeram sua parte. Mas Matthew Broderick simplesmente roubou a cena com seu ladrão “O Rato”. A cenas de ação embaladas por uma empolgante trilha sonora aliados ao tema de fantasia medieval e ao drama da maldição marcaram a memória de todos, tornando o filme uma referência do gênero.

Ladyhawke foi filmado em 1985 dirigido por Richard Donner, estrelado por Matthew Broderick, Rutger Hauer e Michelle Pfeiffer.

A trama ocorre na Europa do século XII, quando um ladrãoPhilippe Gaston, "O Rato" (Matthew Broderick), condenado a execução consegue escapar das masmorras de Áquila, através dos esgotos, e foge para o campo. O Bispo de Áquila (John Wood) envia o seu Capitão da Guarda Marquet (Ken Hutchison) para caçar Phillipe; ele e seus soldados encontram Philippe, mas são frustrados por um misterioso cavaleiro negro que revela ser seu ex-capitão, Etienne de Navarre (Rutger Hauer), viajando com um falcão belo e dedicado. Marquet avisa ao Bispo sobre o retorno de Navarra, que entre outras coisas solicita a convocação de Cezar (Alfred Molina), o caçador de lobos.

Navarre diz a Philippe por que o salvou: ele precisa de um conhecimento que é único de Philippe, para levá-lo para dentro de Áquila e matar o Bispo. Enquanto viajam, Philippe se torna ciente de eventos misteriosos e assustadores que os rodeiam, incluindo o aparecimento a noite de um lobo negro e de uma mulher notavelmente linda (Michelle Pfeiffer), a qual não teme o lobo.

Em meio a combates contra os homens do Bispo, os aventureiros encontram o monge Imperius (Leo McKern), e através dele o rato e todos nós conhecemos a história: o falcão é uma mulher chamada Isabeau d'Anjou, que veio viver em Aquila depois que seu pai morreu em Antioquia.Todos os que a viam apaixonavam-se por ela, inclusive o poderoso e corrupto Bispo. Mas Isabel já amava o capitão da Guarda dele, Etienne de Navarre, com quem ela secretamente trocara votos. Confessaram este “pecado” ao monge Imperius que tolamente informou o Bispo sem saber que ele era secretamente apaixonado por Isabeau. Acidentalmente traídos por seu confessor, Imperius, eles fugiram. Em seu ciúme doentio, o Bispo fez um pacto demoníaco para garantir que eles estariam "Sempre juntos, eternamente separados": durante o dia Isabeau transforma-se num gavião, de noite Navarre se transforma em um lobo negro. Nenhum deles tem qualquer memória da sua meia-vida em forma de animal, somente no anoitecer e no amanhecer de cada dia eles podem ver um ao outro em forma humana por um momento fugaz, mas nunca podem tocar-se.

Desesperado com esta situação impossível Navarre planeja matar o Bispo, ou morrer na tentativa, tornando a maldição irrevogável. Mas Imperius descobriu uma maneira de quebrar a maldição: ele e Philippe têm que convencer os amantes a tentar. Navarre acredita que não passa de loucura do homem pois o ritual deve ser feito em “um dia sem noite e uma noite sem dia” ocasião em que os amantes devem estar juntos em forma humana diante do Bispo, para quebrar a maldição.

Ladyhawke foi filmado na Itália, o prado alpino de Campo Imperatore-Abruzzo serviu como locação exterior proeminente, enquanto a cena do monge foi filmada na Rocca Calábria, uma fortaleza arruinada no topo de uma montanha. Na região de Emilia-Romagna, a aldeia de Castell'Arquato em Piacenza e o Castelo de Torrechiara em Parma (o castelo do filme) também foram usados. Outras localidades italianas usadas incluem Soncino na região de Lombardia, Belluno, na região do Vêneto e da região de Lácio em torno de Viterbo.

A trilha sonora foi composta por Andrew Powell e produzida por Alan Parsons. Richard Donner afirmou que estava ouvindo The Alan Parsons Project (no qual Powell colaborou) enquanto procurava por locações, e ficou incapaz de separar suas idéias visuais da música. Powell combinou música orquestrada tradicional e cantos gregorianos com material de rock contemporâneo progressivo-infundido, para efeito controverso. Conheci a trilha toda em idos dos anos 90, foi um reencontro. Curiosidade foi a foto de Isabeau e Navarre juntos o que não vimos no filme (foto abaixo).

O papel de Navarre estava destinado ao ator Kurt Russell, que desistiu um pouco antes do começo das filmagens, tendo sido escolhido, então, o ator holandês Rutger Hauer.

O primeiro filme que vi de Rutger foi “A morte pede carona”, vê-lo como o herói “grosseiro” de Feitiço de Áquila, foi diferente. De qualquer forma não desmerecendo Russel, não dá para imaginar outro no papel. Todos inclusive foram excepcionalmente selecionados ou uma conjunção de astros especialmente benéfica ajudou o diretor. Certamente, os bons papéis dentro de um filme não típico empolgaram a todos e o resultado pode ser sentido na tela. Enfim: clássico absoluto..

sexta-feira

Estranhos no Paraíso – Terry Moore

Conheci este trabalho na mesma época de “Bone”, de Jeff Smith. Chamaram-me atenção por serem trabalhos em “preto e branco” na época das multi-coloridas-por-computador-brilhantes-impactantes-acachapantes-capas-e-páginas-da-Image. Que precisamente era muito “Image” e nenhum conteúdo. Estranhos no Paraíso de Terry Moore era de uma linhagem diferente.

O fulcro da trama é a complexa relação entre três personagens, Katchoo, Francine e David. Katchoo é selvagem, desbocada, mal humorada, violenta (muito violenta), artista e culta. Completamente apaixonada por Francine uma garota insegura, mal amada e gordinha e de continuadas paixões que acabam em coração partido (o dela). Completando a “família” temos David, um rapaz gentil até demais, companheiro até demais e apaixonado até demais por Katchoo, com todas estas qualidades ele se torna o último homem da Terra que ela gostaria de namorar.

Foram 90 edições nos EUA que duraram cerca de 14 anos. Mas a série não se resume a um tipo de “soap opera” em HQs sobre relacionamentos, com o desenrolar da trama, o passado de Katchoo vai sendo desvendado. O relacionamento com Francine se torna ainda mais intenso. David, demonstra ter mais camadas em sua personalidade e contamos ainda com conspirações governamentais, sociedades secretas, assassinatos, brigas com ex-namorados, brigas com a balança e por aí vai. E em meio a tudo isto em constante mutação fica a relação dos três personagens. Com diversas reviravoltas ao longo das 90 edições, ficamos na expectativa do desenvolvimento dos personagens, nos identificamos, vivemos suas agruras e aventuras diferentes e ao mesmo tempo tão próxima da realidade dos jovens adultos e seus conflitos emocionais.

Com um traço particular, uma temática adulta, a preferência pelo preto e branco e ótimo roteiro, “Estranhos no Paraíso” era um alívio mental em tempos negros de Spawn, Wild. C.A.T.S, Youngblood, Cyberforce e os piores roteiros que Marvel e DC conseguiram produzir em muito tempo. Uma verdadeira Idade das Trevas iniciada em 1994.

A série conquistou o prêmio Eisner e uma premiação de Best Comic Book pela GLAAD Media Awards (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) que homenageou a inserção e bom senso na trama ao tratar do tema através da personagem Katchoo.

Estranhos no Paraíso é um dos grandes trabalhos das Histórias em Quadrinhos, vale a leitura.

quarta-feira

Nossos Deuses são Super Heróis por Cristhoper Nowles

O mundo das histórias em quadrinhos tem lugar cativo no meu coração. Através delas descobri as leituras, os desenhos e tudo o mais. Mesmo sendo acusado várias vezes de “infantil” continuo um apreciador, porque não há dialética que convença quem não quer ser convencido de todos os atributos da 9ª arte. Se Will Eisner, Alan Moore, Neil Gaiman e Frank Miller entre outros artistas geniais não convenceram, que posso eu fazer? E quem se importa?

O cinema já percebeu a força dos personagens criados nos quadrinhos e se apossou deles. Claro, afinal são mitos reverenciados por gerações com um apelo evidente. E é precisamente sobre esta leitura que trabalha o autor Cristhoper Nowles neste interessante livro “Nossos Deuses são Super – Heróis” no qual, identifica as raízes esotéricas de diversas histórias em quadrinhos.

Como está em sua própria descrição, este livro explica como os super-heróis vieram ocupar, na sociedade moderna, o papel que os deuses e semideuses representavam para os antigos. Ele traça uma linha entre escolas esotéricas e magos que desempenharam um papel vital no desenvolvimento de fenômenos sociais como os filmes do Batman ou dos X-Men, ou séries de TV como Heroes e Smallville. Aqui, Chris Knowles ergue o véu que encobre o vínculo entre super-heróis e o mundo encantado da magia e do misticismo.

Interessante notar como os antigos mitos foram revestidos na forma de super-heróis. Uma nova roupagem para a mesma essência e função: a necessidade humana de mitos. Joseph Campbell já havia apontado que todos os caminhos levam a Roma e Knowles mostra neste livro o caminho que se interliga com as histórias em quadrinhos.

Uma leitura fácil, porém, instigante que irá agradar a fãs e não fãs de HQs. Vale a leitura.

E lembrem-se: Quem lê um livro comunga com a alma deste, e desta comunhão renova a sua própria.

segunda-feira

Gnosticismo, esoterismo e magia - Richard Smoley

Recentemente li este livro. E apreciei muito. O assunto da Gnose cristã sempre foi de meu profundo interesse, mas, muitos destes livros podem ser decepcionantes. Não é caso da obra de Richard Smoley. O autor é graduado pela Oxford University, e conseguiu em seu livro através de uma ampla pesquisa sobre a literatura mística e esotérica, fazer um belo mosaico de muitas das linhagens e questões mais pertinentes da gnose cristã.

Eis alguns temas por ele abordados: O Evangelho Secreto/ A Nova Era/O Reino Angélico/Visões Pós-Vida/Escapando do Carma/Salvação e Gnose/A Origem do Mal/Magia, Ritual e Tarô/Quem era Cristo?/As Tentações de Cristo/Símbolos e Sacramentos/Igrejas e Grupos Contemporâneos, entre tantos outros.

A princípio temi que o livro tivesse um ponto de vista técnico demais realizado por um pesquisador frio. Porém, felizmente foi um ledo engano. Smoley permitiu-se adentrar na atmosfera esotérica e de maneira bastante profunda nos esclareceu sobre o cabedal de informações que construiu. Em diversos momentos, mais que um estudo catedrático, a leitura se torna esotérica, sem comprometimentos e sábia no equilíbrio.

Gnosticismo, Esoterismo e Magia presta-se perfeitamente como fonte de orientação e conhecimento a todos os cristãos ou a estudiosos e interessados pelo assunto. Um dos livros mais interessantes e recomendáveis..

E lembrem-se: Quem lê um livro comunga com a alma deste e desta comunhão renova a sua própria.

sexta-feira

Touro - Taurinos Ilustres

Balzac

George Lucas

Karl Marx

Bono Vox

Fred Astaire

Jack Nicholson

James Brown

Orson Welles

Dorival Caymmi

Salvador Dali

Sigmund Freud

William Shakespeare

quinta-feira

A Família Addams

A Família Addams (The Addams Family, no original (em inglês) é um grupo de personagens criados pelo cartunista Charles Addams. A primeira temporada da série de animação estreou em 1973, nos EUA. Teve ainda mais duas temporadas em 1992 e 1993. Fizeram tanto sucesso na TV quanto nos jornais que a Hanna-Barbera decidiu levá-los para a animação também, um spin-off. Os personagens são os mesmos, e as situações conseguem ser mais malucas do que a série de TV, mas com o mesmo nonsense que caracterizou a série de TV, de 1964.

A Família Addams não é uma família típica: eles têm prazer na maioria das coisas que pessoas "normais" teriam medo. Aqueles que os visitam se desesperam ao ver os hábitos mórbidos e incomuns do clã. Gomez Addams é o chefe da família, um homem extremamente rico incapaz de negar algo à sua cadavérica esposa Morticia Frump Addams: seja o cultivo de plantas venenosas, ou um jantar à luz de velas em um cemitério. Wednesday Friday Addams (Vandinha), filha do casal, é uma menina sádica e um tanto quanto sombria, que adora brincar com seu desmiolado irmão Pugsley Addams (Feioso), submetendo-o a vários tipos de tortura que ele adora.

Na mansão Addams ( que no desenho é um tipo de “trailer” ambulante) ainda moram a vidente Grandmama Addams (Vovó Addams), mãe de Gomez, e o tio especialista em explosivos Fester Addams (Tio Chico), irmão de Gomez. Não se pode esquecer do mordomo Lurch (Tropeço) e sua espineta, que mais parece o monstro do Dr. Frankenstein e Thing T. Thing (Mãozinha), uma mão amiga desmembrada do corpo. O Cousin Itt (Primo Iti/Primo Coisa) também aparece frequentemente e, além de membro influente do governo, é literalmente uma montanha de cabelos.

Fizeram algumas participações especiais em outro desenhos, como no do Scooby-Doo, até terem o seu próprio.

A Família Addams era um dos desenhos que eu mais adorava. Eram comuns as aventuras animadas de famílias. Como os Flintstones, Jetsons, os Muzarellas (Esta foi para nerds), mas o que dizer da adorável Família Addams? Estranhos, sombrios ou apenas excêntricos? Como criança, o que mais nos atrai é que são “monstros” amigáveis que não oferecem perigo algum e de uma maneira pouco usual tem até valores familiares fortes de união e amor (Morticia e Gomez vivem uns casamentos de eterna paixão adolescente).

Assisti a série anos depois e vibrei com os dois filmes com Raul Julia, e a impagável Angélica Huston, Christopher Lloyd, além da Vandinha na novata e já talentosa Christina Ricci. Mas, isto é um assunto que vamos deixar para a Panacéia do Cinema..