Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Andarilho das Estrelas

No ano de1913, foram contrabandeados das muralhas da penitenciária de San Quentin, Califórnia, os escritos de um ex-detento, que cumpriu pena por 8 (oito) anos, sendo 5 (cinco) longos anos na solitária, onde passava a maior parte do tempo preso à camisa-de-força, e, após este lngo período, veio a ser enforcado.

Seu nome era Danell Standing. Danell era professor de Agronomia, na Escola de Agricultura da Universidade da Califórnia. Foi apanhado em flagrante sob a acusação de assassinato do Professor Harkell, num dos laboratórios da Mineração.

Na prisão, sofreu todo o tipo de perseguições e torturas, até que na solitária, preso em uma camisa-de-força, fraco e cheio de dores, aprendeu a controlar sua agonia e sofrimento por meio da auto-hipnose, um método que aprendeu dentro da própria prisão.

Através da auto-hipnose, Danell Standing não só permanecia num estado de aparente "coma", como os médicos da prisão relataram, mas aprendeu o que os parapsicólogos chamam de desdobramento, ou segundo os místicos, viagem astral. Por meio deste estado induzido, Danell foi capaz de "vivenciar" ou "lembrar" suas encarnações passadas.

Em suas memórias, dentre todas as encarnações descritas, uma em especial, chama a atenção. Em seus relatos, Danell descreve uma existência anterior como um marinheiro americano, de nome Daniel Foss. Ele conta que partiu do porto da Filadélfia em 1809, com destino às Ilhas da Amizade.

Seu navio naufragou a 25 de novembro de 1809. Ele foi o único sobrevivente, e viveu 8 anos isolado numa ilha se alimentando somente de carne de foca, até ser resgatado. Em seu poder, havia um canivete e um remo, no qual talhava com um marco, o fim de cada semana que ali passava. Neste remo, talhou também, segundo Danell, os seguintes dizeres:

"Serve esta para informarà pessoa em cujas

mãos este Remo vier a cair que DANIEL

FOSS, natural de Elkton, Maryland, um

dos Estados Unidos da América do Norte, e

que zarpou do porto da Filadélfia em 1809

a bordo do brigue NEGOTIATOR rumo às

Ilhas da Amizade, foi lançado nesta ilha

desolada em fevereiro do ano seguinte e ali

erigiu uma cabana e viveu inúmeros anos,

subsistindo com carne de foca – sendo ele

o último sobreviventeda tripulação do dito

brigue, que colidiu com uma ilha de gelo e

naufragou aos 25 de novembro de 1809.

Danell Standing, após a "lembrança" (por meio dos desdobramentos ou viagens astrais) desta vida, conseguiu, por intermédio do encarregado-chefe da prisão, o qual havia sido também prisioneiro e seu ex-vizinho de cela na solitária, enviar uma carta ao curador do Museu da Filadélfia, argüindo sobre o remo em questão, pois quando salvo, em sua outra encarnação, doou o remo ao Museu.

A resposta do curador segue transcrita abaixo:

É verdade que existe aqui um remo como V.Sa. descreveu. Mas poucas pessoas sabem de sua existência pois ele não está em exibição ao público.

Na verdade, e já ocupo este cargo há dezoito anos, eu próprio não sabia de sua existência. Mas, consultando nossos antigos registros,descobri que tal remo foi-nos doado por um certo Daniel Foss, de Elkton, Maryland, no ano de 1821.

Não foi senão depois de longa busca que encontramos o remo, numa sala de madeirames diversos num sótão em desuso. As chanfraduras e o relato estão entalhados

no remo, exatamente do modo descrito por V.Sa..

Está também em nossos arquivos um livreto, doado na mesma época, escrito pelo dito Daniel Foss e impresso em Boston pela firma N. Coverly, Jr.Esse livreto descreve oito anos da vida de um náufrago numa ilha deserta. É evidente que esse marinheiro, em sua velhice e passando necessidades, fez circular o dito livreto entre as almas caridosas.

Tenho muita curiosidade em saber como V.Sa. tomou conhecimento desse remo, cuja existência nós, do Museu, ignorávamos. Estarei correto em presumir que V.Sa. teria lido esse relato em algum documento posteriormente publicado por esse Daniel

Foss? Terei a maior informação em receber quaisquer informações sobre o assunto e comunico a V.Sa. que estou tomando providências imediatas para recolocar o remo e o livreto em exibição.

Sem mais, firmo-me mui atenciosamente,

Hosea Salsburt

Fonte: "O Andarilho das Estrelas", de Jack London, Ed. Axis Mundi

quinta-feira

Sherlock Holmes - O filme com Downey Jr.

Sou um grande fã de Sherlock Holmes. Histórias de mistério sempre me fascinaram e acompanhar o detetive de Baker Street desvendando mistérios aparentemente insolúveis sempre foi um deleite para mim. Adoro a Inglaterra e o detetive inglês sempre fez parte do meu imaginário criativo, um referencial. Li muitas histórias, muitas mesmo. Escrevi sobre o “O escândalo na Boêmia” e voltarei a escrever sobre outros.

Em filmes, não vi tantos quanto gostaria, mas o que vi me desagradaram. Holmes era “parvo” demais. É preciso entender que definitivamente, é um gênio dedutivo, mas também é energia e ação. Ele mesmo explicou que este diferencial o tornava um grande detetive, sendo que seu irmão Mycroft, que segundo o próprio tinha habilidades dedutivas tão ou mais brilhantes que as dele, não o poderia ser.

O único filme que apreciei e aprecio é o “Enigma da Pirâmide” em que Spielberg, no melhor de sua forma, nos apresenta o primeiro encontro, ainda estudantes, de Holmes e Watson em sua primeira aventura. Não há o que reclamar. Um filme perfeito em roteiro, trilha, direção e interpretação. Um clássico dos anos 80, sobre o qual já escrevi na Panacéia do Cinema.

Admito que tenho a tendência a ser puritano quando meus personagens preferidos de literatura e HQ ganham adaptações para o cinema. Sou muito exigente e se o personagem for modificado em alguma característica relevante é bom que seja por um bom motivo. Vivemos um momento de “revivals” e “reinterpretações” dos personagens, algumas muito profundas outras apenas devolvem os personagens ao que eles sempre foram o que é o caso do Batman. Versões recentes que mostram a “história que originou a lenda” se mostraram interessantes como “Rei Arthur” com Clive Owen e “Robin Hood” com Russel Crowe, por exemplo, que gostei bastante.

E é nesta categoria que eu coloquei a nova versão cinematográfica “Sherlock Holmes” de Guy Ritchie. Passei a ter a mente mais aberta para estas “atualizações de conceito” desde que passei a acompanhar em HQ a nova versão dos “Vingadores”, os “Supremos” de Mark Millar. Foi quando eu vi que era possível se divertir com isto. Bastava um mínimo de qualidade. Ou então, teríamos pelo menos boas risadas para dar.

Dei boas risadas de fato, mas também devo admitir eu aprovei. Bem, vamos lá. A idéia que Holmes, além de um gênio dedutivo, era um bom vivant com igual capacidade para os extremos da mente e das ruas, das rodas intelectuais as brigas e violência, em qualquer outro ator seria de se pensar, mas em Downey Jr...bem, vale a pena!

Sou fã do ator, ele é capaz de tudo e traz muita verdade em sua interpretação de outsider, o cara que não se adapta aos moldes tradicionais, não é adequado, mas como é bom no que faz, bem, tem que se aceitar suas excentricidades. Isto é Downey Jr! Por isto, ele interpreta este tipo tão bem seja Tony Stark ou Sherlock Holmes! Quanto ao Watson de Jude Law fugiu do que eu esperava, mas a sinergia entre ele e Downey foi boa.

A trama me pareceu confusa a príncipio, pois ia por um caminho estranho a mitologia Holminiana, digamos, mas ela acabou sendo muito divertida e interessante o suficiente para mim. Não pude deixar de notar a sutil referência a Jack, o estripador. E a presença de Irene Adler de “O escândalo da Boêmia” foi referencial para os leitores de Holmes.

Enfim, esta revitalização vem em tempo para trazer novos fãs para o detetive. Nos tempos atuais, é preciso aliar dinâmica com inteligência e uma dose de realismo para que o público se identifique. Embora não seja um admirador de Ritchie , creio que ele se aproximou disto. Esperemos a continuação!..

Surpreendentes X-Men (Astonishing X-Men)

Certo. Certo. Agora vou falar um pouco da obra que me trouxe novamente entusiasmo como os quadrinhos da “linha de montagem”: Astonishing X-Men!

Como fã de X-MEN, eu adoro o conceito, os personagens desde a primeira formação. Mas, como boa parte certamente fui capturado pela segunda, onde estão as criações de Claremont, aliás criar bons personagens é com ele, eu tiro o chapéu, agora, saber desenvolvê-los em boas tramas é outra conversa.

No entanto, uma conjunção feliz de astros o colocou em parceria com John Byrne! Sou suspeito para falar de um dos meus maiores ídolos dos quadrinhos. Desenha com estilo próprio, detalhado e agradável e ainda por cima escreve muito bem! Para mim, na época era um Jim Lee vitaminado! Eu adoro Jim, mas ele não escreve nada que preste.

Assim, temos todas aquelas histórias empolgantes, bem desenhadas e escritas da dupla Claremont/Byrne que figuram com certeza no imaginário de todos e entraram para a história das HQs. Todas elas tinham qualidade, se entrelaçavam, criavam ganchos, clímax, grandes desfechos, belas cenas, grandes batalhas. Ficávamos em dúvida, compartilhávamos informações com o autor enquanto os personagens ficavam no escuro, torcíamos intensamente! Este tipo de empolgação eu acreditei que não veria mais em X-Men!

As fases seguintes vinham a corroborar com esta impressão. Tudo bem que a fase Ninhada/Paul Smith foi bacana, mas só.

Empolguei-me com a arte de Jim Lee (Quem não se empolgou?). Mas, não havia história certo? Eu queria tudo! Serviço completo! A fase Scott Lobdell, nem vale a pena comentar... (Não, eu não gosto de “Era do Apocalipse”). Enfim, vivemos a nossa “Idade das Trevas” das HQs. Nada de bom no horizonte...

No entanto, comecei a ver a luz com “Os Supremos” de Mark Millar. E antes disso, soube que Grant Morrison estava em X-Men. Eu adoro Grant e ainda não li o que ele fez em X-Men. A LJ era sensacional e li quase tudo. Mas, devo dizer não era bem o que queria. Morrison não teria aquele “apelo aventura”. Ele é um inglês maluco, eu adoro, mas não era bem o que queria. Eu queria o entusiasmo da fase Claremont/Byrne! O que era difícil visto que era um momento que havia passado e nem mesmo os autores conseguiam mais fazer aquilo, pelo menos é o que ficou claro para mim, no trabalho que fizeram com a LJ.

E foi neste instante, que um grande amigo-irmão me deu a encadernada com as primeiras doze edições de Astonishing X-MEN (Surpreendentes X-Men), eu já havia visto alguma coisa, mas não dei importância. O fato de ser o criador da Buffy, caça-vampiros, definitivamente não era o melhor cartão de visita. Mas, meu amigo insistiu e confio no bom senso crítico. Então dei uma chance...

Surpreendente, de fato! Eu não estava esperando nada. Mas, de cara, a arte de Cassaday de quem já era fã graças ao trabalho em “Planetary” (com Warren Ellis), agradou em cheio e a história com aquele ínicio referencial e reverencial ao passado com Kitty e surpreendente (na mosca!) com a seqüência dos Sentinelas me deixou interessado imediatamente. Daí até o fim da primeira história eu estava totalmente fisgado. Ao final do primeiro arco, eu não podia acreditar no que estava lendo e sentindo: Empolgação novamente! Estava tudo lá como nos melhores tempos de Claremont/Byrne! Tramas de qualidade diferentes, que se entrelaçavam e sem esquecer o passado estavam inovando com novos e interessantes personagens, ganchos de roteiro, finais repletos de suspense, clímax, grandes desfechos, conversas desenvolvendo os personagens entre arcos, belas cenas, grandes batalhas! Tudo de volta, tudo outra vez! Fariam isto novamente no segundo arco?

Sim, conseguiram. Todo um grande suspense até o X-Men descobrirem o que estavam enfrentando e que surpresa!

O terceiro arco, simplesmente mirabolante e intenso, eu rangia os dentes sem entender até o final, um final que só faz aumentar o suspense, diga-se.

E enfim, o quarto arco, aonde alcança o clímax de todos os outros. Tudo desde o início levando até aquele momento, como é bom uma seqüência lógica que se move em cadeia do básico ao complexo, como é bom testemunhar todo este encadeamento de situações. E para mim, fã de carteirinha de Ciclope (e provavelmente, um dos poucos), foi ainda melhor já que todos os arcos o levaram de novo ao posto que lhe é direito: O primeiro, maior e melhor líder dos X-Men!

Recomendo a todos esta leitura! Ser fã de carteirinha não é requisito essencial para curtir esta obra, já que a trama é genialmente escrita para fãs e novatos, sem prejuízo para ninguém!

No melhor que os quadrinhos e os X-Men podem oferecer fiquem a vontade para se surpreender!

quarta-feira

Propriedades Terapêuticas das Cores

Vermelho: Dá energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera adrenalina. Combate resfriados sem febre. Dispensa o cansaço e ameniza dores reumáticas.

Alaranjado: Tonifica, combate a fadiga, estimula o sistema respiratório e fixa o cálcio no organismo. Aumenta o otimismo.

Amarelo: Estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração de problemas ósseos, bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto.

Verde: Favorece o equilíbrio hormonal, estimula órgãos digestivos, tem ação refrescantes e anti-infecciosa. Alivia a insônia.

Azul: Calmante, analgésico, indicado nas infecções com febre. Atua no sistema nervoso, vasos, artérias e todo o sistema muscular. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Índigo: Ação coagulante. Atua diretamente na corrente sangüínea. Usado em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os cincos sentidos e a intuição.

Violeta: Ação calmante e purificadora do sangue. Elimina toxinas e estimula a produção de leucócitos. Bom nos casos de pneumonia, tosse seca, asma, irritação da pele e dor ciática. reduz medos e angústias, diminui a irritação.

Efeito das cores...

Branco: Pureza, paz e virtude

Vermelho: Paixão

Amarelo: Ouro

Laranja: Alma humana

Verde: Natureza/ Mata/ Saúde

Azul: Espiritual

Violeta: Devoção e energia

Rosa: Amor

Preto: Isolamento

Marrom: Terra

Algumas dicas para as cores da roupa ...

Branco: vista branco quando estiver necessitando de paz, calma e sentir necessidade de estar limpo, puro.

Vermelho: vista vermelho quando precisar de coragem, força de vontade; quando sentir necessidade de atrair alguém. É um estímulo sexual e é muito atraente.

Amarelo: quando necessitar o tonificar o sistema nervoso, para estimular a intuição e atrair dinheiro.

Laranja: para obter sucesso monetário.

Verde: para ganhar presentes, para diminuir seu stress.

Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade.

Violeta: Para buscar inspiração e imaginação.

Rosa: para encontrar a felicidade e obter a simpatia.

Preto: elegância e afastar invejosos.

Marrom: é bom evitar usar roupas desta cor..

Adaptado do livro "Diário de Magia - Manual de Esoterismo" de J. Dellamonica, Editora Madras.

Anos 80, saudades!... Parte 2

Era muito legal essa! Qualquer criança adorava o pote que parecia um brinquedo.
Paçoca Amor, quebrava toda na hora de comer, mas era muito boa! Afff! Estou numa vontade de comer este com uma boa xícara de café!... Yes! Comi muito! Acreditem ou não, não me lembro de ter comido! Esse pelo menos uma vez, foi! Nossa, perdi a conta! Era a bebida tradicional do sítio! Devo ter tomado algum...num desses churrascos de sítio com espeto de bambu! Nunca gostei! Pois é, tá pensando que no nosso tempo tinha muita bolacha recheada? Era São Luiz no estômago!.. Fonte: Sites da Internet e Memory Chips

terça-feira

Os sete príncipios herméticos

Hermes Trimegisto, o Três Vezes Grande, era considerado pelos Egípcios o Mensageiro dos Deuses, por ter transmitido os ensinamentos a este grande povo da antiguidade e ter implantado a tradição sagrada, os rituais sagrados, e os ensinamentos das artes e ciências em suas Escolas da Sabedoria.

A medicina, a astronomia, a astrologia, a botânica, a agricultura, a geologia, as matemáticas, a música, a arquitetura, a ciência política, tudo isso era ensinado em suas Escolas e em seus livros, que segundo os gregos somavam 42. Entre eles se encontra "O Livro dos Mortos" ou também chamado "O Livro da Saída da Luz".

A Ciência Hermética é baseada em seus ensinamentos e comprova com seus preceitos, que o Grande Hermes veio transmitir para a humanidade uma Sabedoria Divina, até hoje mal compreendida apesar de amplamente comprovada.

A Filosofia Hermética se baseia nos Princípios Herméticos incluídos no livro "O Caibalion" e parece destinada a plantar uma semente de Verdade no coração dos sábios, que perpetuam e transmitem os seus ensinamentos. Em todas as civilizações sempre existiram ouvidos atentos a estes ensinamentos. Como diz o próprio Caibalion:

Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre,

Os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber

O seu Ensinamento, se abrirão completamente.

Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir,

Então vêm os lábios para enchê-los de sabedoria".

Porém o Caibalion nos ensina também que:

"Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento".

O Caibalion nos foi transmitido pela Tradição Hermética e reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas.

A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Qabala, ou Qibul, ou Qibal, que significa tradição.

No antigo Egito foi estabelecida a maior das Lojas dos Místicos e pelas portas de seus Templos entraram os Neófitos que, mais tarde, como Hierofantes, Adeptos e Mestres, se espalharam por todas as partes da terra, levando consigo o precioso conhecimento que possuíam para ensiná-los àqueles que estivessem preparados para compreendê-lo.

Em nossos dias o termo ‘hermético’ significa secreto, fechado de tal maneira que nada escapa, significando que os discípulos de Hermes sempre observavam o princípio do segredo nos seus preceitos. Os antigos instrutores pediam este segredo mas nunca desejaram que os preceitos não fossem transmitidos.

Não instituíram uma religião, de forma que estes princípios pudessem ser aproveitados por todas mas não pertencessem a nenhum credo. De fato, os ‘Princípios Herméticos’ são baseados nas Leis da Natureza, e como tais pertencem somente à Ordem Divina.

‘As doutrinas sempre foram transmitidas de ‘Mestre à Discípulo’, de Iniciado à Hierofante, dos lábios aos ouvidos. Ainda que esteja escrita em toda parte, foi propositalmente velada com termos de alquimia e astrologia, de modo que só os que possuem a chave podem-na ler bem.’ (O Caibálion).

Os Sete Princípios em que se baseia a Filosofia Hermética são os seguintes:

I – O princípio de Mentalismo

II – O princípio de Correspondência

III – O princípio de Vibração

IV – O princípio de Polaridade

V – O princípio de Ritmo

VI – O princípio de Causa e Efeito

VII – O princípio de Gênero

segunda-feira

Origem e evolução do LATIM

O latim deriva de línguas arcaicas faladas no Lácio e em Roma, consolidando-se gramaticalmente a partir do século III a.C. Do local de sua origem (Lácio – região da Itália central = Latium, no idioma deles) provém o nome LATIM.

Teve seu período clássico entre os anos 81 a.C e 17 d.C., época dos principais escritores latinos: Cícero, César, Vergílio, Horário, Ovídio, Tito Lívio, dentre outros.

O apogeu do Império Romano e as guerras de conquistas levaram o latim popular, falado pelos soldados romanos, para outras regiões da Europa, onde interagindo com idiomas locais, deu origem às línguas neolatinas.

Como regra geral de todo idioma, tínhamos a língua gramaticalmente correta dos literatos e a língua popular, falada pelo povo de pouca instrução e sem preocupação com a correção gramatical. Foi esta última que se espalhou pela Europa e, no caldeirão dos dialetos regionais, comandou a formação das linguas neolatinas, inclusive o português.

O português foi o resultado da mistura do latim com o galego, principal lingua falada na região do Condado Portucalense, que hoje corresponde à região de Portugal. Foi uma das linguas derivadas que mais demorou a se formar, sendo provavelmente este o motivo de ser o português tão semelhante ao latim.

O latim literário continuou a ser adotado e utilizado durante muitos séculos pelos escritores cristãos, mesmo depois de não ser mais falado como linguagem corrente na sua região de origem. Por influência dos monges, o latim era utilizado também como idioma dos intelectuais, filósofos e cientistas, que escreviam suas obras em latim, pela facilidade de serem lidos em qualquer parte da Europa. Somente a partir do século XVII, a literatura filosófica e científica passou a ser produzida em lingua vernácula.

Atualmente, o latim é a língua oficial da Igreja Católica, utilizado na produção dos documentos oficiais do Vaticano, seja da Cúria Romana, seja das entidades agregadas. As Universidades Pontifícias de Roma, por exemplo, expedem seus Diplomas em latim ainda hoje. Os documentos oficiais da Igreja Católica, originalmente escritos em latim, são imediatamente traduzidos no próprio Vaticano e distribuídos pelos diversos países já no idioma vernáculo..