Panacéia dos Amigos

segunda-feira

A história da Alquimia



A palavra alquimia, Al-Khemy, vem do árabe e quer dizer "a química". Esta ciência começou a se desenvolver por volta do século III A.C em Alexandria, o centro de convergência da época e de recriação das tradições gregas-pitagóricas, platônica, estética, egípcias e orientais- gnosticismo - sendo herdeira de um passado de que se tem memória desta química.

A alquimia interessava-se por transformar metais em ouro, a descoberta para a cura de todas as doenças (Panacéia) e o caminho para prolongar a vida eterna. Essa ciência de transmutação dos metais, foi cultivada de maneira especial durante toda a Idade Média e alcançou grande desenvolvimento em toda a Europa ,no século VIII.

Entrou em contato através das invasões árabes, a partir da Espanha, e a sua difusão se consolida quando nobres e religiosos, principalmente os beneditinos regressam das cruzadas.
A alquimia deve sua existência a mistura de três correntes: a filosofia grega, o misticismo oriental e a tecnologia egípcia. Obteve grandes sucessos na metalurgia, na produção de papiros e na aparelhagem de laboratório, mas no conseguiu seu principal objetivo: a pedra filosofal, capaz de transformar qualquer metal em ouro.

A alquimia alcançou seu ponto culminante com as civilizações clássicas. Especialmente influenciados pelas teorias idealistas do célebre filósofo Platão. Os antigos gregos de Alexandria, impulsionaram ainda mais os métodos alquimistas da transformação dos metais em ouro e levam o conhecimento das doutrinas herméticas por intermédio dos sábios sírios, até o povo árabe. Estes lançaram bases teóricas da alquimia entre os séculos VIII e XIII.O sucesso da alquimia estendido pela Europa são encarregados pelos árabes, introduzindo idéias místicas acompanhadas por avanços práticos no procedimento químico, como a destilação e pela descoberta de novos metais e componentes.



A alquimia árabe veio para a Europa Ocidental entre os séculos XI e XVI, introduzindo idéias místicas acompanhadas por avanços práticos no procedimento químico, como a destilação e pela descoberta de novos metais e componentes..

sexta-feira

A história do violão

 A história do violão começou há quase dois mil anos antes de cristo. Na antiga Babilônia, arqueólogos encontraram placas de barro com figuras seminuas tocando instrumentos musicais, muitos deles similares ao violão atual (1900-1800 a.C.). Um exame mais detalhado nos mostra que há diferenças significativas no corpo e no braço. O fundo é sem sombra de dúvida chato, portanto sem relação com o alaúde, de fundo côncavo. As cordas são pulsadas pela mão direita, mas o número de cordas não é preciso, porém, em algumas placas pelo menos duas cordas são visíveis. Indícios de instrumentos similares ao violão foram encontrados em cidades como Assíria, Susa e Luristan.
No Egito o único instrumento de cordas pulsadas era a HARPA de formato côncavo que depois foi acrescentada de um braço com trastes cuidadosamente marcados e cordas feitas de tripa animal. Pouco tempo depois estas características se combinariam e evoluiriam para um instrumento ainda mais próximo do violão.Já na Roma antiga um outro instrumento totalmente de madeira surge (400 ac). O tampo que antes era de couro cru (semelhante ao banjo) agora é de madeira e possui cinco buracos. É importante frisar que nas catacumbas egípcia foram encontrados instrumentos com leves curvas características do violão.
O primeiro instrumento de cordas europeu, de origem medieval data de 300 anos depois de cristo, e possuía um corpo arredondado que se interligava com um braço de comprimento considerável. Este tipo de instrumento foi utilizado por muitos anos e foi o antepassado provavelmente da teorba. Há também a descrição de outro instrumento datado da Dinastia Carolíngia que pode ser de origem tanto alemã como francesa.Este instrumento possuía formato retangular e seu corpo era equivalente ao seu braço. Em ilustrações pode se observar que na “mão” do instrumento (de formato arredondado) se encontravam de quatro e às vezes cinco tarrachas de afinação, com um número de cordas equivalente. Este instrumento manteve seu formato e suas definições até o século quatorze. 

Paralelamente a este instrumento, outro começou a se desenvolver. Possuía leves curvas nas laterais do corpo tornando-o mais anatômico e confortável. Descrições deste instrumento foram encontradas em catedrais inglesas, espanholas e francesas datadas do fim do século quatorze. Surgia então a guitarra.
É importante frisar que haviam distinções, como a guitarra Latina e a guitarra Morisca. A guitarra Morisca , como o nome indica, tinha origem Moura, devido a colonização da Espanha e da África do Norte. Este instrumento possuía um corpo oval e o tampo possuía vários furos ornamentados chamados de Rosetas. Era totalmente remanescente do Alaúde, e dentro deste conceito uma série de outros modelos, com diferentes números de cordas também existiam.
Já a guitarra Latina, tinha as curvas nas laterais do corpo que marcariam o desenho já quase definitivo do instrumento. A guitarra latina (assim como a Morisca) gozava de grande popularidade e gosto na Europa Medieval. Essa popularidade se devia principalmente a presença dos "Trovadores", músicos de natureza nômade que com suas performances e constantes viagens enriqueceram a cultura européia e impulsionaram a popularidade e reconhecimento do instrumento.Até a Idade Média as informações sobre a guitarra eram obtidas de maneira indireta na sua maioria, através de afrescos, pinturas e pequenas anotações da época. A partir do período Barroco, as informações sobre instrumentos em geral e sobre música são muito mais claras e precisas.
No século dezesseis a guitarra era denominada de três maneiras: Vihuela na Espanha, Rizzio Gitarre na França e Guitarra Batente na Itália.Na Espanha um fenômeno interessante ocorreu. Enquanto o Alaúde, instrumento de origem Moura e corpo oval, emergia em toda Europa como instrumento favorito da aristocracia, na Espanha este instrumento estava intimamente ligado com a cultura Moura e sua dominação opressiva. Entretanto a música escrita para o instrumento era bastante apreciada. A guitarra na época possuía apenas quatro cordas, diferente da maioria dos alaúdes do período que possuíam cinco ou mais. Então o corpo do instrumento foi aumentado e uma corda foi adicionada e sua afinação era a mesma da antiga guitarra com exceção da terceira corda que era afinada meio tom abaixo. Este instrumento viria então a ser conhecido como a Vihuela. A Vihuela era apenas uma guitarra de dimensões maiores e possuía seis cordas duplas feitas de tripa animal.O primeiro Vihuelista a ter seus trabalhos publicados foi o Espanhol Luis Milan, nascido em 1500. Em 1535 ele publicou Libro de Música para Vihuela de Mano intitulado de "El Maestro". Este foi seu trabalho mais importante.
Somente um exemplar da Vihuela chegou aos nossos tempos, e data de 1700 aproximadamente. Este instrumento representa a Vihuela em seu estágio final de desenvolvimento. Os trastes são de metal, as curvas na lateral são bastante pronunciadas e o buraco do tampo é oval. A popularidade do instrumento é evidente pela quantidade de música que lhe foi escrita e que ainda é encontrada. A música para Vihuela em grande parte foi escrita em tablatura. Este sistema consiste de seis linhas que representam cada corda do instrumento, e onde em cada linha são colocados números indicando o traste onde a nota deve ser tocada. Este sistema ainda é usado até hoje.
Apesar de Luis Milan Ter sido o primeiro a publicar suas obras para o instrumento, ele não foi o único. Também Luis de Narvaés em 1538 e Alonso Mudarra em 1546 publicaram seus trabalhos. Estas publicações são o auge da Vihuela na Renascença.Outro instrumento que já se encontrava na Europa, mas que durante a Renascença e o período Barroco não era tão utilizado foi a guitarra Egípcia, que variava seu número de cordas: de 3,4 e 5 cordas. A guitarra de cinco cordas era mais comum na Europa pós-idade-média.Durante o século quinze o termo guitarra (chitarra na Itália e gitarre na França) se referia a um instrumento de fundo ovalado que depois se desenvolveria no bandolim, somente depois este instrumentos seriam usados e considerados como integrantes do violão atual.Em sua maioria, a guitarra possuía cordas duplas na Europa medieval e barroca. As afinações costumavam variar, sendo que na maior parte da Europa se utilizava a afinação G,C,E,A . Na Espanha haviam duas afinações de importância relevante. A primeira era G,D, F#,B utilizada mais em música antiga do que no repertório atual do instrumento. A Segunda era idêntica a afinação das quatro cordas mais agudas do violão atual.
 A primeira publicação a conter transcrições para guitarra de quatro ordens foram as publicações de Alonso Mudarra, que incluíam quatro Fantasias, uma Pavana e a Romanesca "Guardame las Vacas". A Segunda publicação a conter, trabalhos para guitarra foi o livro de Miguel de Fuenllana Orphelina Lyra, e o terceiro foi o livro de Juan Carlos Arnat “La guitarra Espanhola y Vandola de Cinco ordenes" que data de 1586.Enquanto estes trabalhos eram publicados a popularidade da guitarra crescia na França e Itália. Na Itália outra publicação foi editada e se chamava Lebrão de tablatura de chitarra, de Paolo Virchi. O número de publicações de guitarra cresia paralelamente ao número de guitarristas.

Na França surgiram também publicações de guitarra, em 1551. A partir deste ano até 1555 cinco publicações foram editadas em Paris por Adrian Le Roy e Robert Ballard. Estes livros contêm, Fantasias e Danças como Branles e Galhardas, música para voz, violão e Chansons. As composições vinham de vários autores, o que prova que uma verdadeira escola de guitarra existia na França do século dezesseis. N a França dois nomes merecem destaque, Michael Janusch e Michael Mulich.Provavelmente existiu um número considerável de guitarristas que infelizmente permanecerão anônimos, por que sua música nunca atingiu os meios de impressão que na época eram controlados pela igreja..

quinta-feira

Nomes de Bandas - parte 2


Black Crowes - O nome original da banda era Uncle Crowe's Garden, tirado de historia infantil.

Black Flag - A bandeira preta é a bandeira dos piratas. É também uma marca de inseticida. Quando Adam Ant tocou na Califórnia, membros da banda distribuiram bottons com os dizeres "Black Flag kills ants!" (Black Flag mata formigas). Ainda segundo Henry Rolins, se inspiraram no nome do Black Sabbath.


Black Sabbath - Um Sabbath Negro é uma reunião de bruxas e feiticeiras. A banda se chamava Earth e resolveu assumir o nome de uma música composta por Geezer Butler, inspirada em um suspense do novelista Denis Wheatley.

Black Uhuru - Uhuru é Swahili (língua que se fala em Uganda) para liberdade, portanto o nome quer dizer Liberdade Negra.

Black Velvet Flag - Outra parodia da banda Black Flag.

Blind Guardian - Segundo Hansi Kürsch: "Nós gravamos nosso debut álbum, Battalions Of Fear, mas mudamos o nome da banda durante a gravação porque percebemos que todos que compravam nossas demos nas lojas encontravam na sessão de black metal, o que não era nosso objetivo. A razão para isso era o nosso nome, Lucifer's Heritage, que não condizia como nosso estilo de música. Então nós entramos em nosso estúdio e fizemos uma lista com nossos nomes favoritos para sugestão. Por alguns dias nós nomeamos como – devido a uma música do Metallica – Battery, mas nossos amigos mencionaram que não era uma boa idéia. Nós pegamos uma outra sugestão Raging Waters – devido à famosa música do Testament – mas nós escolhemos a minha sugestão." Retirado do BlindGuardianWeb (www.blindguardianweb.com.br).

Blink-182 - Eles queriam se chamar Blink mas já havia uma banda Irlandesa com esse nome. 182 é a quantidade de vezes que Al Pacino diz a palavra "fuck" no filme "Scarface".

Blondie - Segundo Debbie Harry: "Eu sempre fui chamada de 'blondie' por caminhoneiros e motoristas em geral. Eu achei que seria um nome fácil de lembrar."

Bloodhound Gang - Nome de um quadro satírico do programa televisivo "3210 Contact".

Blue Cheer - Apelido para um LSD de boa qualidade.

Blue Meanies - Os vilões do desenho animado "Submarino Amarelo" dos Beatles.

Blue Moon Boys - Essa banda de rockabilly vinda de Indiana homenageia a primeira banda de Elvis Presley.

Blue Oyster Cult - O nome ("Culto da Ostra Azul") foi retirado da obra de HP Lovecraft, assim como grande parte da temática da banda.

Blues Traveler - O nome foi tirado do fantasma "Gozer the Traveler" do filme "Ghostbusters".

Blur - A banda na verdade se chamava SEYMOUR porem uma das condições em seu primeiro contrato era de se mudar o nome para um contido em uma lista oferecida pela gravadora. Blur foi escolhido como a melhor opção.

Bob Dylan - Seu nome verdadeiro é Robert Zimmerman. Achando o nome excessivamente étnico e sendo grande admirador do poeta Dylan Thomas, ele mudou para Bob Dylan.

Bobs - Jargão do programa televisivo "Best of Breed"

Body Count - Contagem de Corpos (após uma batalha). Ice T escolheu o nome após reparar que o noticiário de fim de noite oferecia noticias sobre as guerras entre gangues de Los Angles sempre ANTES do noticiário esportivo.

Bon Jovi - Mutação do verdadeiro nome do vocalista, John Bongiovi, Jr.

Bongwater - Bong é narguilé.

Bono Vox - Latim para "boa voz". Bonovox é também uma loja de equipamentos para audição. Seu nome verdadeiro é Paul Hewson.

Booker T. & The M.G.'S - Booker T. seria o líder da banda e M.G. quer dizer Memphis Group.

Boomtown Rats - Nome de uma gangue mencionada na canção "Bound for Glory" de Woody Guthrie.

BR5-49 - Essa banda de Nashville tirou seu nome de um numero telefônico oferecido por um vendedor de carros usados fictício, em um quadro do programa humorístico americano "Hee-Haw" dos anos 70.

Braniac - Um dos arquiinimigos do Super-homem.

Bratmobile - Brat quer dizer peste. Uma parodia com o Batmóvel.

Bread - Gíria para dinheiro. O nome anterior do grupo era Pleasure Faire.

Breeders - Gíria gay para heterossexuais.

Buckcherry - Nome de um travesti que rondava o clube onde eles tocavam.

Burzum - Significa "Mais Trevas" na língua fictícia inventada por JRR Tolkien para seu livro "O Senhor Dos Anéis". Essa banda de Black Metal está atualmente desativada pois seu fundador está descansando na penitenciária após ter assassinado Euronymous da banda Mayhem.

Bush - Alusão a "Sheperd's Bush", bairro em Londres.

Buzzcocks - Gíria Inglesa para vibradores.

Byrds - Antes de mudar de nome, eles se chamavam the Beefeaters e Jet Set. Segundo o baterista Michael Clarke: "Todas as bandas que estavam no topo tinham em suas iniciais a letra B, como Beach Boys e Beatles. Nós escolhemos The Birds, com Y".

Cabaret Voltaire - Nome de um Café/Espaço Cultural famoso em Zurich.

Cafe Tacuba - Essa banda vinda dos subúrbios da Cidade do México e tirou seu nome de um restaurante no centro da capital mexicana, aberto desde o início do Século XX.

Calvary - Significa calvário, local perto de Jerusalém onde Cristo foi crucificado.

Capital Inicial - Antes do Capital existir, seus integrantes tocavam por pura diversão em bandas brasilienses, levando seu som, com influências punk, aos bares e praças da cidade, barbarizando a Capital Federal. Mas, engana-se quem pensa que o nome da banda tem a ver com Brasília. Eles não tinham mesmo a grana para começar; não tinham o capital inicial.

segunda-feira

Batata, remédio natural saboroso!


Tudo começou com uma dor de estômago. É sério. Foi assim que me envolvi com a medicina natural. Acontece que foi por uma crise estomacal que corri até os livros e encontrei a cura pelo suco de batatas. A eficiência foi tão grande que passamos imediatamente a utilizar a medicina natural em quase tudo!

Portanto, faço questão de colocar mais e mais informações e agora falemos das batatas, o primeiro remédio natural que aprendi a utilizar:

Rica em carboidratos, a batata é grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B.


 Esses nutrientes, porém, podem perder-se no cozimento. Isso pode ser evitado da seguinte maneira: lavam-se as batatas para retirar a terra, sem descascá-las e nem cortá-las. Leva-se ao fogo com água suficiente para cobrí-las, até cozinharem completamente.

Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.

A batata crua acaba com dores de estômago e enfermidades do intestino. O suco de batatas cruas, tomado vez ou outra em jejum, combate úlceras do estômago, duodeno e intestinos. A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo.

  As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo disenterias.

As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil. Quando crua e ralada, combate infecções, picadas de insetos e quaisquer irritações da pele. Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos. Rodelas de batata crua sobre a testa eliminam dores de cabeça.


 No entanto, se consumida em quantidade excessiva, a batata provoca obstrução do ventre e a dilatação do estômago.

Dicas:

 Quando há contusões com líquido, aplicam-se rodelas de batata, para eliminar o líquido.

Comer, em jejum, sumo (suco) de batata crua (ou batata ralada) é remédio poderoso para os problemas de azia, excesso de acidez no estômago...

sexta-feira

Lendas Gregas - A criação da humanidade.





Os deuses começaram a organizar a Terra, logo depois da separação da Terra,
do Céu e do Mar. Organizaram os rios e lagos, levantaram montanhas,
escavaram vales, distribuíram fontes, bosques, campos férteis, planícies
áridas.

Com o espaço organizado, resolveram habitar a terra com seres vivos. Zeus,
Pai dos deuses e da Humanidade, pediu à Prometeu e a seu irmão Epimeteu que
criassem a Humanidade.

Epimeteu, cujo nome significa reflexão tardia", era um desmiolado que seguia
seus primeiros impulsos e depois mudava de idéia. Antes de criar o homem,
concedeu aos animais todos os melhores dons: força, rapidez, coragem,
astúcia, pêlos e penas, asas e conchas. Desse modo, não restou nada para os
homens, nada para protegê-los, nada que lhes permitisse equipar-se aos
animais irracionais.

Tarde demais, Epimeteu arrependeu-se e pediu auxílio ao irmão Prometeu, cujo
nome significa "prudência".
Prometeu pensou, pensou muito em como tornar a humanidade superior. Resolveu
então dar ao homem uma forma física mais nobre e lhe deu a posição ereta,
próprias dos deuses e para proteção, deu o fogo que roubou do Sol com uma
tocha. Abateu um boi e colocou dentro da pele as partes melhores da carne,
dispondo por cima de ambas, como disfarce, as vísceras do animal. Do outro
lado, arrumou todos os ossos com muito cuidado, recobrindo-os com toucinho
reluzente. Em seguida, pediu a Zeus que escolhesse um deles. Zeus escolheu a
parte do toucinho, mas ficou furioso ao ver os ossos habilmente dispostos
por baixo. Assim, os humanos ficaram com a melhor parte dos animais, e
apenas os ossos e a gordura eram queimados nos altares para os deuses.


As mulheres ainda não existiam. Zeus ficou com tanto rancor da preocupação
de Prometeu com a humanidade e decidiu se vingar dos humanos e de Prometeu.
Fez então um grande mal para os homens, criando algo de muito doce e
encantador para os olhos, que o aspecto de uma jovem tímida e a quem todos
os deuses concederam dons - vestes prateadas, um véu com bordados,
reluzentes grinaldas de flores e uma coroa de ouro. Irradiava uma beleza e
esplendor inigualável. Seu nome era Pandora, que significa "a dádiva de
todos". Zeus fez com que todos a vissem, e não havia homem ou deus que não
deixasse maravilhar. É dela, a primeira mulher, que descende toda a raça das
mulheres. Os deuses presentearam-na com uma caixa na qual cada um deles
havia colocado algo de nocivo, dizendo que jamais a abrisse. Então
enviaram-na para junto de Epimeteu, que, apesar de advertido por Prometeu no
sentido de não aceitar nada da parte de Zeus, acolheu-a de bom grado.
Pandora, como todas as mulheres, tinha uma curiosidade irrefreável, e tinha
de saber o que se escondia dentro da caixa. Um dia, ergueu a tampa, e dali
brotaram pragas inumeráveis, tristeza e males para a humanidade.
Aterrorizada, Pandora tentou fechar a caixa, mas já era tarde demais. Havia
ali, porém, uma coisa boa - a Esperança. Era esse o único bem que se
encontrava entre os incontáveis males, um bem que até hoje continua sendo o

único conforto da humanidade em momentos difíceis.
Quando Zeus já havia castigado a humanidade, voltou sua atenção ao criador.
Passou por cima de sua dívida de gratidão para com Prometeu, que o ajudara a
vencer os outros Titãs. Fez com que seus criados, a Força e a Violência,
pegassem Prometeu e o levassem para o Cáucaso, onde o prenderam:

“Estarás para sempre condenado a esta intolerável prisão”,
E não nasceu ainda aquele que virá te libertar.
Eis aí a recompensa pelo teu amor pela humanidade.
Tu, que és um deus, não temeste a ira do Deus,
E concedeste aos mortais honras que lhes são vedadas.
Portanto, terás de ser o guardião deste sombrio rochedo,
E o farás sem descanso, sem dormir, eternamente.
Tua fala serão gemidos, tuas palavras nada mais que lamentos”



Zeus queria também que ele revelasse um segredo de enorme importância para o
senhor do Olimpo, pois sabia que o Destino, que determina todas as coisas,
havia decretado que um de seus filhos viria um dia a destroná-lo e a
expulsar os deuses do Olimpo. Prometeu era o único, a saber, quem seria a
mãe de tal filho, e, quando já estava preso à rocha e mergulhado na agonia,
Zeus enviou-lhe seu mensageiro, Hermes, com a finalidade de obrigá-lo a
revelar o segredo. Prometeu então respondeu-lhe:


“Vai, e tenta convencer a onda do mar a não rebentar”.
Será igualmente difícil convencer-me a falar.
Hermes advertiu-o que se persistisse em seu silêncio obstinado, seus
sofrimentos seriam ainda mais terríveis.
“Uma águia que jamais se farta de sangue”.
Surgirá, qual comensal imprevisto no teu banquete.
Dia após dia, dilacerar-te-á o corpo,
Fazendo de teu fígado negro um sangrento festim.

Mas não havia nada, ameaça ou tortura, que conseguisse dobrar Prometeu. Seu corpo estava acorrentado, mas o espírito estava livre. Recusava submeter-se à tirania e à crueldade. Sabia que tinha sido leal a Zeus e que agira bem ao apiedar-se dos mortais, em seu desamparo. Seu sofrimento era profundamente injusto, e não cederia diante de um poder brutal, fosse qual fosse..

quinta-feira

Lendas Brasileiras - Caipora/Curupira


É um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.

É um anão de Cabelos Vermelhos com Pelo e Dentes verdes. Como protetor das Árvores e dos Animais, costuma punir o os agressores da Natureza e o caçador que mate por prazer. É muito poderoso e forte.

Seus pés voltados para trás serve para despistar os caçadores, deixando-os sempre a seguir rastros falsos. Quem o vê, perde totalmente o rumo, e não sabe mais achar o caminho de volta. É impossível capturá-lo. Para atrair suas vítimas, ele, às vezes chama as pessoas com gritos que imitam a voz humana. É também chamado de Pai ou Mãe-do-Mato, Curupira e Caapora. Para os Índios Guaranis ele é o Demônio da Floresta. Às vezes é visto montando um Porco do Mato.


Uma carta do Padre Anchieta datada de 1560, dizia: "Aqui há certos demônios, a que os índios chamam Curupira, que os atacam muitas vezes no mato, dando-lhes açoites e ferindo-os bastante". Os índios, para lhe agradar, deixavam nas clareiras, penas, esteiras e cobertores.

De acordo com a crença, ao entrar na mata, a pessoa deve levar um Rolo de Fumo para agradá-lo, no caso de cruzar com Ele.

Nomes comuns: Caipora, Curupira, Pai do Mato, Mãe do Mato, Caiçara, Caapora, Anhanga, etc.


Origem Provável: É oriundo da Mitologia Tupi, e os primeiros relatos são da Região Sudeste, datando da época do descobrimento, depois tornou-se comum em todo País, sendo junto com o Saci, os campeões de popularidade. Entre o Tupis-Guaranis, existia uma outra variedade de Caipora, chamada Anhanga, um ser maligno que causava doenças ou matava os índios. Existem entidades semelhantes entre quase todos os indígenas das américas Latina e Central. Em El Salvador, El Cipitío, é um espiríto tanto da floresta quanto urbano, que também tem as mesmos atibutos do Caipora. Ou seja pés invertidos, capacidade de desorientar as pessoas, etc. Mas, este El Cipitío, gosta mesmo é de seduzir as mulheres.

Conforme a região, ele pode ser uma mulher de uma perna só que anda pulando, ou uma criança de um pé só, redondo, ou um homem gigante montado num porco do mato, e seguido por um cachorro chamado Papa-mel. Aliás, eu nunca sabia sobre uma versão feminina.


Também, dizem que ele tem o poder de ressuscitar animais mortos e que ele é o pai do moleque Saci Pererê.

Há uma versão que diz que o Caipora, como castigo, transforma os filhos e mulher do caçador mau, em caça, para que este os mate sem saber..

quarta-feira

Formas de se utilizar das plantas medicinais



Chás


Chá Tradicional : a erva é jogada na água fervendo e deixada por cerca de 1/2 minuto a ferver em recipiente tampado. Deixá-lo tampado por alguns minutos.

Infusão : a água fervente é despejada sobre as plantas, e o recipiente tampado durante 10 a 15 minutos. Ideal para flores e folhas.

Decocção : a planta é fervida por algum tempo em recipiente tampado. Depois deixá-la tampada por alguns minutos. Esta forma é mais apropriada para raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas.

Maceração : a planta fica de molho em água fria até 24 horas, de acordo com sua qualidade.Neste caso, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura.

As doses de ervas a serem utilizadas variam muito, porém, pode-se utilizar, em média, para folhas secas: 4 colheres de sopa por litro de água, e para folhas frescas: 8 colheres de sopa por litro de água. Para raízes e cascas, depende muito da qualidade da erva.

Os chás devem ser tomados puros ou adoçados com mel puro, longe das refeições, e várias vezes ao dia.

Tente trocar o café e o chocolate por um chazinho de erva-cidreira, erva-doce, camomila ou hortelã, você vai se sentir muito melhor!

Sumos


Podem ser obtidos espremendo-se as folhas das ervas através de um tecido fino de algodão, batendo-as no liquificador ou amassando-as num pilão. São então coadas e diluídas em água e, caso necessário, adoçadas com mel. Para adultos, indica-se 5 gotas por colher de sopa de água.

Saladas


As ervas também podem ser comidas cruas em forma de saladas ou preparadas junto com os alimentos, como temperos. Porém muito cuidado deve ser tomado quanto à qualidade e limpeza das ervas. Lave-as bem com água corrente e depois deixe-as de molho por algum tempo em água, sal marinho e vinagre.
O dente-de-leão, língua-de-boi, língua-de-vaca, tanchagem, hortelã, salsa e mil-folhas estão dentre as inúmeras ervas boas para saladas.

Banhos


Algumas plantas podem ser acrescidas à água morna da banheira, e o banho deve durar uns 20 minutos.

Cataplasmas


As ervas frescas podem ser aplicadas soltas diretamente sobre a pele ou sustentadas por uma gase.
Podem também ser esmagadas até ficarem em forma de pasta, colocada entre dois panos finos ou gase, e aplicada sobre o local afetado.
Podem ser usados para tratar nevralgias, dores de ouvido, asma, caimbras,etc.

Compressas


Embebe-se panos com uma decocção forte concentrada e aplica-se na região afetada. Os chás quentes têm efeito sedativo sobre inchaços, nevralgias, contusões, reumatismo, gota, etc.

Gargarejos e Inalações


Gargarejar algumas vezes ao dia chá preparado por decocção. Este tratamento atua sobre a cavidade bucal e garganta.
Para fazer inalações, prepare um chá forte de ervas, retire-o do fogo, coloque um funil de papelão invertido sobre o recipiente, cubra a cabeça com um pano e respire o ar evaporado. As inalações são ótimas para tratamento de gripes,sinusites, resfriados, pneumonia, etc.

Lavagens


Os chás podem também ser usados para lavagens intestinais, no caso de distúrbios digestivos, e vaginais, por exemplo no caso de corrimentos.

Tinturas

É a maceração das plantas a frio, em álcool de cereais a 60º ou a 70º.

Unguentos


Preparados misturando-se ervas com uma substância gordurosa como vaselina.

Cápsulas, pomadas, pastilhas e comprimidos


Preparadas por técnicas especiais incluindo esmagamento, prensagem, extração e outras.

Observações:
Nunca use um chá por mais de 24 horas depois de preparado, pois este entra em fermentação; e não use o mesmo tipo de chá por mais de 30 dias seguidos, porque seu organismo vai responder cada vez menos.
Evite preparar as ervas em utensílios de metal, pois podem causar alterações no efeito e sabor do chá devido a oxigenação. Prefira recipientes de barro, louça ou esmalte.