Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Melodia - Elementos Musicais

Podemos entender melodia como:

  • Melodia: Uma série de notas musicais dispostas em sucessão, num determinado padrão rítmico, para formar uma unidade identificável. É um fenômeno humano universal que remonta à pré-história: em sua origem, serviram de modelo a linguagem, o canto dos pássaros e outros sons dos animais, bem como o choro e outras brincadeiras infantis.O conceito de melodia varia bastante entre diferentes culturas.
  • Melodia: Conjunto organizado de notas musicais, de diferentes freqüências (sons graves e agudos) a melodia de uma canção é aquilo que seria cantado se substituíssemos todas as sílabas regulares pela sílaba "lá". A melodia é a variação na voz do cantor, sem acompanhamento. Está presente na música popular em diversos momentos: a melodia principal (cantada pelo vocalista), as melodias de acompanhamento (cantadas pelos outros membros do grupo ou por cantoras de acompanhamento).

Para termos uma melodia é preciso movimentar o som em diferentes altitudes (freqüências). Isto é chamado de mudança de altura. Ela (a melodia) é um sistema de relação entre notas e é também o elemento mais misterioso da música. Não se sabe ao certo por que certas melodias nos despertam tantos sentimentos diferentes, nem por que uma melodia tem um caráter emocional diferente de outra, nem ao menos por que há melodias boas e outras não. O que faz uma boa melodia? Ninguém, nem os teóricos, nem os músicos, nem os compositores sabem responder essa pergunta.

Associamos a idéia de melodia a uma emoção íntima. Não podemos dizer com alguma segurança o que constitui uma boa melodia. Uma boa melodia deve nos dar a impressão de ser completa, e de que não poderia ser feita de outro modo. Ela deve ser capaz de provocar uma resposta emocional no ouvinte.

As cadências ou, pontos provisórios tornam a linha melódica mais inteligível, dividindo-a em frases que podem ser mais inteligíveis. As alturas e durações fixas funcionam em determinados momentos como pontos de ancoragem para o cérebro poder perceber as unidades estruturais de uma música.

Porém, nós, ouvintes, sabemos exatamente quando uma melodia nos agrada ou não. É algo inconsciente. Provavelmente, muito de nosso gosto melódico vem de berço - aquilo que crescemos habituados a ouvir é o nosso padrão de melodia.

Mas não se tem certeza. A melodia continua como um fenômeno bastante obscuro e, por isso mesmo, fascinante.

O que é melodioso está intimamente relacionado àquilo que pode ser cantado. O cantabile da música instrumental desenvolveu-se como uma adaptação livre do modelo vocal.

O consenso é que belas melodias têm o poder misterioso de nos comover. A melodia é aquilo que nos prende a certas músicas. Existem melodias que "grudam" em nossos ouvidos. Outras não são tão fáceis de serem memorizadas, mas quando surgem, podem deixar qualquer um arrepiado de emoção. A melodia é, dos elementos musicais, o que mais nos toca e o que mais está ligado a nossos sentimentos íntimos.

Fonte: Sites da Internet

quinta-feira

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Compositor e instrumentista alemão , membro mais importante de grande família de músicos . Bach nasceu em Eisenach e pode ter aprendido os fundamentos da música com seu pai , Johann Ambrosius Bach (1645-95), violinista na corte de Eisenach .Aos dez anos de idade , J.S. ficou órfão e foi viver com seu irmão Johann Christoph Bach (1671-1721) , organista em Ohrdruf , que colaborou para sua formação musical .Depois de alguns anos como membro do coro em Lüneburg,foi nomeado organista em Arnstadt(1704-07);em seguida , deslocou-se para Mühlhausen , onde se casou com sua prima Maria Bárbara Bach (1684-1720) . Em 1708 , tornou-se organista da corte em Weimar , onde escreveu a maioria de suas numerosas peças para órgão.Em 1716 , morreu o kapellmeister de Weimar , sendo sucedido por seu filho , músico medíocre. Decepcionado e indignado por ter sido preterido na nomeação para o cargo , Bach aceitou em 1717 o convite do príncipe Leopold de Köthen para ser seu diretor de música ;e em Köthen escreveu grande parte de sua música orquestral,de câmara e para teclado . Com a morte de Maria Bárbara , em 1720 , Bach voltou a casar-se em 1721 , com Anna Magdalena Wilcken (1701-60); e de 20 filhos dos dois casamentos , vários tornaram-se músicos eminentes. Em 1723 , Bach mudou-se para Leipzig , tornando-se Kantor da Escola de São Tomás ; ali escreveu a maior parte de suas obras sacras e permaneceu o resto de sua vida ( nos últimos anos , ficou cego ). Enquanto viveu , Bach foi conhecido principalmente como notável organista e cravista ; a extensão de seu gênio como compositor só viria a ser plenamente reconhecida quando suas obras foram “redescobertas” no século XIX , a partir de esforços de Mendelssohn e Samuel Wesley . Bach foi o último dos grandes compositores a usar o contraponto como meio natural de expressão , sobretudo em suas fugas. Sua obra tambén reflete o desenvolvimento final do coral e da suíte .

A música de Bach para órgão inclui o Orgelbüchlein (Pequeno Livro de órgão;1708-17)_ , mais de 140 prelúdios corais , prelúdios e fugas , tocatas e fugas , incluindo a Tocata e Fuga Dórica (1708-17) , fantasias , sonatas e trios . Suas obras orquestrais e de câmara incluem os seis Concertos de Brandenburgo (1721) concertos para violino e cravo , quatro suítes orquestrais , A Oferenda Musical (1747) , sonatas para vários instrumentos , seis partitas para violino e seis suítes para violoncelo sem acompanhamento . Das muitas e importantes coleções de música para teclado de Bach , talvez a mais significativa seja O Cravo Bem Temperado (48 prelúdios e fugas ,1722-1742);entre suas outras obras para teclado estão seis Suítes Francesas (1720) , seis Suítes Inglesas (1725) , a Fantasia Cromática e Fuga (1730) , o Concerto Italiano (1735) para cravo , as Variações Goldberg (1742) , A Arte da Fuga (possivelmente para cravo) , prelúdios e fugas , tocatas e fantasias . Na música de igreja – incluindo algumas de suas maiores criações- ,destacam-se a Paixão Segundo São Mateus (1729), a Paixão Segundo São João(1724) , a Missa em Si Menor (1733-38), o Oratório de Natal (1734) , o Oratório da Páscoa (1725) , mais de 200 cantatas e seis motetos .

As obras de J.S.Bach forma catalogadas por Wolfgang Schmieder usando números BWV.