Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Carta aberta sobre o Circo de Teatro Tubinho!


Certamente, eu penso, estou me colocando numa posição difícil ao escrever estas linhas. Pois, estou aqui de certa maneira expressando pensamentos sobre um trabalho tão querido e respeitado por tantas pessoas, em tantas cidades... Talvez seja uma ousadia minha, mas, eu não tenho a pretensão ínfima de tentar transpor em palavras o efeito benfazejo que a passagem do circo teatro Tubinho representa na vida das pessoas, eu apenas posso e quero deixar registrado publicamente as minhas impressões e sensações de um trabalho que parece tão simples à primeira vista! E para quem não conhece, afinal, do que estou falando aqui? Estamos falando de um circo teatro que viaja de cidade em cidade levando temporadas de peça teatrais infantis, dramáticas e principalmente cômicas focadas na alma deste trabalho: o palhaço Tubinho!

O palhaço Tubinho é interpretado pelo talentoso ator Pereira França Neto, a primeira vez que o vi, admito, não havia ouvido falar ainda no aloprado palhaço das  mil e uma arte-manhas, nem tampouco desconfiava de quem se tratava. Trabalhando no setor de cultura da minha cidade, ele chegou com muita simplicidade oferecendo “um projeto cultural que vocês podem querer”, de imediato respondi: “querer a gente sempre quer, o que não temos é dinheiro!”. Rimos. Então, ficamos sabendo que o circo teatro buscava um local urgentemente para suas apresentações. O projeto era muito interessante: Apresentações diárias de teatro com comédias, dramas e peças infantis, peça de capacitação para professores, oficina de teatro para a população e ingressos para a rede municipal de ensino. A questão era viabilizar o projeto, foi decidido que queríamos o fazer e uma vez dada a ordem pelo secretário, tome trabalho! Mas em dois dias o circo teatro estava sendo montado. 

Eu não tinha a menor idéia sobre a qualidade do trabalho da trupe, portanto quando me sentei naquela cadeira naquele, agora, distante dia de março do ano passado, não sabia se tinha levado minha esposa e filha para um momento mágico, ou uma tremenda canoa furada. Mas, qualquer receio desapareceu logo nos primeiros instantes da primeira apresentação “E o Tubinho Apareceu”. Somente quem teve a experiência sabe da surpresa e do encantamento que é ver o palhaço Tubinho pela primeira vez! Embora, desde o início da peça estivéssemos rindo, a partir da chegada do palhaço passamos a gargalhar, o tempo todo, sem parar. Eu nunca havia rido tanto, por tanto tempo!


Você dificilmente estará preparado para o Tubinho. O aloprado palhaço da mil e uma “arte-manhas”, é em si, um dos personagens cômicos mais bem construídos em sua personalidade, trejeitos e bordões e ao mesmo tempo versátil e mutante. E como se não bastasse o genial Pereira França Neto tem sempre um “arsenal de humor” para disparar sobre qualquer mau humor: Piadas rápidas, longas, caras e caretas, trejeitos, improvisos!

Fiquei completamente fascinado pelo personagem e pela trupe. E assim escrevi neste mesmo blog tempos atrás:

“Vejam que interessante! As histórias do palhaço Tubinho, ainda que cômicas, ocorrem na vida real, e Tubinho, um palhaço, em momento algum é identificado como tal. É como se uma figura mítica da alegria, o palhaço, de repente pousasse no dia a dia das pessoas fazendo graça, aprontando mil, divertindo sem limites. Isto torna o Tubinho uma figura mágica em meio à vida “real” dos personagens, este contraste realçam com cores mágicas o cinza da vida dando encanto ao personagem nos paralelos de um Didi Mocó e, se me permite a ousadia, um Carlitos. Mas, devo adicionar como disse minha adorável esposa, que este aloprado palhaço parece ou provavelmente tenha algum Saci-Pererê no bolso para aconselhá-lo de vez em quando!

Ingênuo, malicioso, divertido, dramático, furioso, medroso...etc? Do que você precisa para ser feliz hoje? Estará lá. O palhaço Tubinho, o rei do riso esconde todas estas facetas no seu baralho de peças habilmente escondidas nas mangas da diversão e quando você menos espera surge um ás, um coringa...neste universo fantástico aonde as surpresas nunca acabam!”


Tudo isto mesmo e muito mais! Afinal, como descrever para vocês a alegria em todos os rostos após um espetáculo? Ou pessoas declarando que deixaram de tomar fortes remédios para os nervos desde que passaram a freqüentar o circo? Como explicar a compreensão e a leveza de entender que a maldade está na cabeça das pessoas, e quando você vê o Tubinho fazendo troça de assuntos “pesados”, você percebe que não é pesado, que pesados somos nós, que o riso pode ser fácil, que a vida pode ser leve, que não há porquê levar tudo tão a sério!

Como explicar que atores tão talentosos como os que cercam o Tubinho, sejam ao mesmo tempo tão afáveis e próximos? Você não verá estrelismo, talvez a timidez comum de todo o grande ator, mas permanece a proximidade fácil. O mesmo com a “grande estrela” Pereira França Neto sempre próximo e gentil com os fãs e que sempre com a mesma humildade ao fim de cada apresentação pergunta: “E aí, gostou do espetáculo?” Como se pudéssemos, de alguma sorte, não gostar...! Eu mesmo, no dia seguinte a estréia fui lá conversar com ele que me recebeu com todo o carinho e atenção e me mostrou sua criança que acabara de nascer como se fôssemos amigos de longa data, eu estava tão absorto como fã naquele momento que acho que nem fui simpático o bastante. Desculpe, amigo, é que eu estava mais fã do que colega naquele momento, e todo fã fica atordoado diante do ídolo!

O Circo Teatro Tubinho tem a feliz união: Uma produção profissional e das mais competentes (Sim, Léo Oliveira, é de você que estou falando!) aliada aos atores talentosos como Angelita Vaz, Ana Pereira, Luciane Rosã,  Ricciely Lunardi, Simone Lunardi, Lucélia Reis, Léo Oliveira e outros novos que estão por lá, pois o circo está em constante mutação, o que não muda é a qualidade do trabalho!

Falemos de números! A trupe realizou 113 espetáculos teatrais em  77 dias. O público de nossa cidade amou o personagem desde o primeiro instante. E logo, no primeiro fim de semana o circo teve sua primeira lotação. Durante a temporada o palhaço Tubinho encantou mais de 25.000 espectadores na cidade. Diariamente a população visitava o circo e fossem as comédias do Tubinho, os dramas ou as peças infantis o trabalho agradou a todas as gerações com uma enorme repercussão por todo município.

Muitas atividades foram realizadas das quais podemos destacar as seguintes: Apresentação de uma peça de capacitação para professores e uma palestra sobre inclusão nas escolas, O palhaço Tubinho distribuiu ingressos para os alunos da rede municipal e foi uma das sensações da Festa mais tradicional do nosso município. Além disto, numa parceria com o Fundo Social e a Secretaria de Esporte realizou-se uma partida de futebol solidário com Tubinho e sua turma que arrecadou alimentos para o fundo social. E realizaram ainda a oficina de teatro oferecendo aos alunos, além dos ensinamentos teóricos, a oportunidade de assistir as peças teatrais nos bastidores e de efetivamente participar de uma das peças “O casamento do Tubinho”.

O fato é que ao entrar para a vida da cidade, o Circo de Teatro traz consigo um projeto que procura beneficiar estudantes, professores, além de incentivar fortemente o público para o teatro. O que fortalece sobremaneira o apelo cultural e incentiva jovens atores criando um “nicho” de trabalho, no qual todos se beneficiam. Trocando em miúdos, a população fica encantada e sedenta por mais e mais peças de teatro e daí para incentivar todas as formas de cultura é muito mais fácil. Formado um público cultural, ele permanece.

A prova disso é o retorno triunfal da trupe, agora em março para uma curta temporada de duas semanas. Todo o dia, sem precisar de muita divulgação, o circo teve lotação esgotada, inclusive nos dias de carnaval! Pode acreditar! E mais: o público está se mobilizando, fazendo abaixo-assinado para que o circo fique mais dias conosco! Isto demonstra a habilidade da trupe de interagir com seu público e criar uma forte conexão de admiração e carinho. Não à toa, muitas vezes as peças são modificadas em detalhes como adicionar locais da cidade e nomes de figuras ilustres do município criando uma empatia imediata. Na verdade, dentro do meu ponto de vista puramente pessoal, eu criei o “termômetro tubinho”. A verdade pelo que pude perceber em várias oportunidades é que se alguém assistiu Tubinho e não riu, não se divertiu...não é culpa do palhaço é que trata-se de um chato irrecuperável! Verdade, vai ter que nascer de novo, para ser feliz!

Enfim, se você não conhece, não perca a chance! Se você, do setor público, ainda não recebeu a visita em sua cidade, estenda o tapete vermelho! Se você é do setor privado prepare-se para sua melhor aposta! O circo de teatro “Tubinho” se torna um sucesso cada vez mais estrondoso, se você ainda não ouviu falar, não vai demorar muito para jamais esquecer!

 

E no mais, fica esta “carta” que, como coloquei antes, não tem a menor pretensão de descrever, mas somente registrar um pouco do muito do que é o Circo de Teatro Tubinho! Então aproveito para endereçá-la a todos que a lerem e fazer um agradecimento especial ao meu amigo Pereira França Neto, por encarnar o sagaz palhaço, praticamente todo o santo dia, dedicando horas e mais horas ao ofício, por fazer rir mesmo com cansaço, dor no corpo, tristeza, bronca, preocupações de todas as ordens e tamanhos!

E se algum mesquinho pensar: “agradecer porquê? O cara não ganha o dinheiro dele? Verdade! Mas, até aí, o médico também! E você não elogia um quando ele é bom? Qualquer um que faz o seu ofício com amor e dedicação e te retorna um benefício muito maior do que você pagou, merece um tapa nas costas, um elogio e um “muito obrigado”!

Então, meu caro Pereira França Neto e toda a trupe: MUITO, MUITO OBRIGADO!

E para encerrar volto a mesma pergunta e a mesma resposta:


“Do que você precisa para ser feliz hoje? Estará lá!”

Circo do Teatro Tubinho, a fábrica da alegria..

15 comentários:

  1. tubinho paraben muito mai suceso para vcs os palhaço peresen viva alegriaaaa do palhaço mai comtinua me devendo uma visita kkkkkkkk xupetin

    ResponderExcluir
  2. Este é o verdadeiro representante dos PALHAÇOS. É incômodo e frustante quando ouço este nome dirigido à corruptos, ladrões, etc.como adjetivo de xingamento."Isto parece um CIRCO!", ou "Você é um PALHAÇO". Quem dera tivéssemos milhões de Tubinhos para alegrar nossa tão miserável visão da vida no seu dia a dia.
    Obrigada Tubinho!
    Obrigada!
    Rosaimê Temperani

    ResponderExcluir
  3. É meu amigos ele simplismente é sensacional,e o mais duro é quando bate aquela saudade de ver uma de suas peças e o circo estar longe de sua cidade e voçê não poder ir,isso é pssionante.Que o Senhor o conserve sempre com essa alaegria.E viva o Tubinho.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Circo de Teatro Tubinho pelo reconhecimento público ao excelente trabalho realizado. Sentimo-nos honrados em fazer parte do seu rol de amigos e fãs. Que Deus os abençõe sempre, para que vocês possam continuar esse trabalho maravilhoso, realizado com paixão e profissionalismo.
    Rokan e Ranny

    ResponderExcluir
  5. primeiramente venho lhe parabeniza-ló pelo seu lindo trabalho ja faz um tempo q sigo vc e admiro seu trabalho e me encanto cm suas trapalhadas..vc consegue tirar do rosto mas triste um sorrizo sincero...vc se transformou em heroi para muitas crianças e até mesmo adultos,q quando te ver logo correm ao seu encontro cm a esperança de conseguirem uma foto cm vc ou até mesmo um sorrizo seu ou um olá..vc é um grande homem e um grande palhaço rs,o melhor q já conhecir....quando sinto sds vou ao encontro de vcs pois sei q sou bem vinda...parabens e muito sucesso q deus abençoe a cada dia a sua vida e q nunca deixe de brilhar esse brilho dos seus olhos, o sorrizo em seu rosto q nos transmite alegria.bjks

    ResponderExcluir
  6. Tubinho, um motivo para acreditar q o bom humor faz toda a diferença...
    Ja perdi as contas de qts vezes chorei de rir com esse cara q é o maximo!!
    Pode apostar q nos veremos muito ainda! beijos Jana

    ResponderExcluir
  7. O Circo de Teatro Tubinho já esta entrando na penúltima semana em Piedade, que pena. Já estou sentindo um misto de tristeza e saudades.
    A próxima cidade a ser visitada é Salto de Pirapora. Tenho que confessar, estou com uma tremenda inveja de nossos vizinhos.Vão viver momentos maravilhosos com esse fantástico palhaço e sua equipe.
    Muito obrigado por tudo, e que Deus te abençoe !!!

    ResponderExcluir
  8. Acho que vou au circo ... Pq está em minha cidade: Salto de Pirapora.
    Luis M.;D

    ResponderExcluir
  9. Sonia....
    Nossa, amei de paixão não tenho nem palavras pra dizer, espero que fique tempo em nossa cidade,e quando partir pra outra cidades,ja ficaremos esperando pra uma outra visita, tubinho vc e demais e pssionante bjs que Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
  10. Faz quase um ano que o Circo de Teatro Tubinho foi embora de Piedade, provocando uma verdadeira comoção popular.
    Hoje o Circo esta pela segunda vez em São Roque, espero que venha novamente para nossa cidade.
    Tubinho, este fantástico palhaço estará marcado para sempre em nossas mentes, assim como em nossos corações.
    Piedade jamais esquecerá de voce!

    ResponderExcluir
  11. Procurando um pouco pela net para saber mais sobre o tubinho me deparei com o seu blog, simplesmente perfeito a maneira que você explica do que o tubinho representa na vida das pessoas que tem o prazer de assisti-lo, simplesmente fantástico
    Fã numero 1 desse palhaço, e curtindo muito a temporada dele na nossa cidade (Sorocaba), começando e encerrando a semana com mais um espetáculo . Parabéns Pereira França Neto, você é simplesmente Fantástico !!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente maravilhoso!!!! lindas palavras, concordamos plenamente! Simplesmente amamos o TUBINHO!!! Espero q fiquem em Sorocaba por muito tempo! abraços a todos.

    ResponderExcluir
  13. Jorge Robinson Vieira2 de agosto de 2014 às 22:44

    parabéns pelo maravilhoso palhaço que tu é! pra mim o melhor palhaço que ja vi em todo minha vida voce é contagioso quando eu ti vi pela primeira vez na tv sbt aos domingos de manha fiquei fã de carterinha,mas quando vi seu cinco em São Roque fiquei doido pra ir e fui adorei e hoje em dia sigo o cinco em toda as cidades! parabens pelo talento e experiente palhaço apesar de ser um novo rapaz vai ter muita lenha pra queimar! e alegrar por muito e muito anos esse Brasil a fora.

    ResponderExcluir
  14. Achava que meu irmão e sobrinhas eram todos uns doidos quando falavam que iam de novooooo no Tubinho. ....meu Deus eu acho que eles piraram pensava eu......ate o dia em que meu irmão aparece com um ingresso pra mim......vamos la entao!!
    QUAL NAO FOI MINHA SURPRESAAAA........FIQUEI VICIADAAAA EM TUBINHO.....Ja foi pelo menos umas 15 vezes!!!
    O carisma de Pereira França Neto e sua trupe são inegualaveis...ele é o Cara......very very very good!!!!
    So começo a ficar triste porque parece q sua temporada em nossa cidade esta acabando......e como ficaremos sem a alegria de Tubinho????
    E REALMENTE CONCORDO QUE quem assistiu ao Tubinho e não riu....aahhh a culpa não é do palhaço mas é sua que é um chato irrecuperavel.

    ResponderExcluir
  15. Tb sou de Sorocaba e estou amando o Circo de Teatro Tubinho. Eu já conhecia o trabalho deles, pois eles tb estiveram em minha cidade natal Barra Bonita - SP, já faz um tempinho. Achei que tinham parado com o circo, mas agora morando em Sorocaba, estou tendo este imenso privilégio de apreciar o trabalho de França Pereira Neto. Ele e su turma são muito especiais.

    ResponderExcluir