Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como Fósforo, Cloro, Potássio, Cálcio e Sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Crua, ralada e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores; seu suco ou caldo concentrado de seu cozimento adicionado ao mel ou suco de limão é ótimo para curar bronquite; é indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite.
A cenoura funciona como laxante, sendo que seu suco combate a prisão de ventre, favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bile, ajuda na cura da icterícia, além de ser um bom remédio para as enfermidades dos brônquios e pulmões.
A cenoura é um dos legumes que se conserva por longo tempo, e seu sabor, levemente adocicado, combina com inúmeros outros alimentos, podendo ser preparada sob forma de sopas, saladas, cremes, suflês ou doces.
Por ser tão nutritiva recomenda-se que seja ingerida pelo menos três vezes por semana.
Propriedades medicinais:
anti-séptica, antimicrobiana, aperiente, bronzeadora, cicatrizante, citostática, diurética, emoliente, estimulante dos sistemas linfático e nervoso, rejuvenescedora, remineralizante, suavizadora.
Indicações:
Diurético, contra vermes (vermífugo), auxilia a visão no escuro (vitamina A).
Expulsa lombrigas intestinais (tomar em jejum, durante 24 horas, de meio a um quilo de cenouras raladas).
Elimina oxiúricos (tomar regularmente em jejum, de manhã e à noite antes de deitar, uma ou duas cenouras).
Eficiente contra crescimento retardado em crianças, dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.
Contra a celiaquia (doença infantil) fazer sucos e/ou puré de cenouras com bananas.
Contra transtornos oculares, bom para gestantes e durante a amamentação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário