Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

terça-feira

THE BEATLES: Algumas curiosidades..

1) Com os loops da música Tomorrow Never Knows, do álbum Revolver, de 1966, eles anteciparam em 15 anos o que viria a ser conhecido como sample. 2) Em uma época em que as rádios padronizaram o single de três minutos, os Beatles sacaram Hey Jude, em 1968, que tinha 7 minutos e 12 segundos. Com o sucesso da música, as rádios entenderam que desde que a canção fosse boa, as pessoas iriam ouvi-la, o que quebrou o estigma anterior. Hey Jude é o single mais bem-sucedido da história dos Beatles, e só perde em tamanho para American Pie, de Don McLean, que supera oito minutos; 3) Em 2001 o aeroporto da cidade natal da banda passou a se chamar Liverpool John Lennon Airport; 4) O quarteto gravou a primeira música escondida da história (hidden track, que não está nos créditos e toca depois de um período de silêncio do disco, dando a impressão de que este já acabou). Foi no álbum Abbey Road, de 1969; 5) Depois do final da banda, em 1970, os integrantes (menos Ringo Starr) trocaram farpas via canções nos álbuns-solo. Paul McCartney gravou Too Many People, em 1971, sobre a presença constante de Yoko em tudo relativo aos Beatles nos momentos finais da banda. John Lennon devolveu com How Do You Sleep?, e a tradução do título ("Como você consegue dormir?") diz tudo. George Harrison colocou lenha na fogueira com Sue You, Sue Me Blues ("Blues do 'me processa, te processo'") em 1973; 6) McCartney foi assistir a um show de Jimi Hendrix três dias depois do lançamento de Sgt. Peppers' Lonely Hearts Club Band, em Londres. O guitarrista deixou o baixista de queixo caído ao abrir a apresentação com a sua versão da música que batiza o disco dos Beatles; 7) O Fab Four foi o primeiro conjunto a abrir uma gravadora, a Apple Records. Depois, os Rolling Stones copiaram (Rolling Stones). Led Zeppelin (Swan Song), Elton John (Rocket), Emerson, Lake & Palmer (Manticore) e até Madonna (Maverick) seguiram a trilha; 8) O Concert for Bangladesh, organizado por Harrison em 1971, com a presença de estrelas convidadas como Bob Dylan e Eric Clapton, foi o primeiro evento desse tipo beneficente da história, e abriu caminho para outros como Anistia, Live Aid etc.; 9) Os vídeos de Paperback Writer e Rain, gravados em 1966, podem ser considerados os primeiros videoclipes da história.

Um comentário:

  1. Com certeza os beatles, foram pioneiros em muito coisa, mas eu não concordo com os video clipes ,
    Elvis nos anos 50 , já fazia filmes musicais , e antes dele a Metro Goldin Mayer já fazia musicais , mas com outro conceito e outros propósitos.
    Sou psicólogo em Bh, e estudo o fenômeno Beatles, já alguns anos.Caso queira trocar algumas ideias comigo é muito fácil :
    antoniobarros@ig.com.br ou
    antoniobarros@bol.com.br ou
    anthoniobarros@gmail.com.

    ResponderExcluir