Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Belly

Belly é uma banda do ínicio dos anos 90, liderada pela cantora compositora e guitarrista Tanya Donnely, que marcou o cenário musical com seu pop lírico de melodias doces e assobiáveis.
A história do Belly se confunde com o The Breeders, que ficou conhecida por aqui com a música Cannonball. Quando deixou sua primeira banda, a Throwing Muses(após quase dez anos), Tanya Donelly formou o Breeders com sua amiga Kim Deal, que tinha se afastado dos Pixies. Mesmo ainda atuante no Breeders, Donelly resolveu formar o Belly.
Abandonando o antigo grupo lançou em 93 o primeiro álbum do Belly, "Star" que teve boa recepção da crítica. O disco trazia grandes canções como Someone to die for, Angel e seu maior sucesso Feed the tree (uma canção bem feminista). O nome Belly segundo sua líder seria na verdade "Both pretty and ugly".
Conheci o Belly na mesma época que o Cocteau Twins. Eram bandas que para mim se diferenciavam de tudo o que havia ouvido antes. Canções melodiosas, doces e agradáveis. Outras com pegada e energia. Todas bem compostas.Especialmente marcante na época (95?), foi a canção "Swett Ride" que se tornou um espécie de clássico entre os que conheciam a banda.
O trabalho seguinte "King" foi menosprezado pela crítica, o que não concordo. "King" possuía boas músicas mas, talvez, não fosse tão melodioso como seu antecessor, contrariando expectativas o que gerou descontentamento com o público.Seja como for, este trabalho marcou o fim de Belly. Sendo a compositora, cantora e guitarrista continou uma carreira solo que, a meu ver, não repetiu o brilho do tempo da banda.
Sweet Ride: http://www.youtube.com/watch?v=IuM6ByWEHkw&feature=PlayList&p=57C21F566D771728&playnext=1&playnext_from=PL&index=14
Gepetto:(Vejam na Panacéia dos Vídeos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário