Panacéia dos Amigos

terça-feira

Roberto Seixas

Raul Seixas! Em sã consciência é difícil não admirar o trabalho do “Maluco Beleza” (embora, eu tenha reservas quanto a sua filosofia espiritual), uma obra inteligente, crítica, bem-humorada, irônica, sempre relevante e atemporal.

Porém, falarei sobre Raul, em um outro momento, mesmo porque muito já foi colocado sobre a genialidade deste artista.

É sobre o trabalho de Roberto Seixas que trato aqui. Segundo site oficial esta é a história de Roberto:

Roberto Seixas, nascido em Americana/SP, compositor e intérprete, além de Sósia e cover de Raul Seixas tendo ao longo desse tempo gravado QUATRO cds, todos eles com Composições próprias. Nos palcos Roberto Seixas revive ao longo desses 20 anos Os melhores momentos do saudoso Maluco Beleza, Raul Seixas.

Essa continuidade na ideologia de RAUL SEIXAS, recebeu o aval de Dona MARIA EUGÊNIA SEIXAS, mãe de RAUL que constantemente se correspondia com Roberto Seixas e que o chamava carinhosamente de Filho. Como fruto desse relacionamento, Roberto Seixas recebeu várias letras inéditas de RAUL SEIXAS, sendo que duas delas já fazem parte de seu trabalho como músico compositor.

Pois bem, com a morte de Raul em 1989, ficou para mim, a frustração de não poder ter assistido aos shows (Vim a descobrir Raul Seixas MESMO em 1991), mas eis que por volta de 1995 (creio) tive a oportunidade de assistir pela primeira vez uma magistral apresentação de Roberto Seixas. É claro que Roberto não é Raul, mas se faz ferramenta de transmissão de todo o cabedal filosófico-artístico deste artista que ele, Roberto, embora tenha sua própria arte e composição, faz questão de manter vivo, pois obviamente o admira como qualquer fã, mas tem a possibilidade de materializar seu ídolo através de si mesmo.

Tive a feliz oportunidade de assistir a mais duas apresentações de Roberto, uma especialmente marcante pois conheci minha esposa (também fã de Raul, é claro), e tivemos oportunidade de tirar fotos com Roberto e ganhar uma entrevista para o fanzine que realizava , na época, com amigos: o “Lúdico Ditado”.

Outra apresentação , eu e minha esposa, já casados, comemorando felizes em um show de Roberto em que, justamente, havíamos nos conhecido tempos atrás. E este show foi fantástico, com um público maior e especialmente animado e envolvido.

E, acreditem: Roberto estava “possuído” por Raul Seixas e fez, para mim, o melhor show dos que pude presenciar, visto que com sua semelhança física e vocal inigualável nos fez crer, em vários momentos, que Raul havia aportado por ali, naquele palco, cantando e por vezes, vociferando sua música e ideologia. Espargindo sua energia pelo ambiente desafiando os monolitos do pensamento pedante e ou conformista.

O trabalho de Roberto Seixas é uma homenagem sincera e de qualidade ao tributo de Raul Seixas, se tiverem possibilidade não percam seus shows. Para iniciados e neófitos em Raul Seixas trata-se oportunidade mais do que recomendável, diria eu, quase obrigatória.

Leiam Entrevista Exclusiva na Panacéia das Entrevistas!

Um comentário:

  1. e-mail enviado por ROBERTO SEIXAS:

    "Bom dia senhores, bem primeiro quero agradecer de todo o coração as pessoas que gostam do meu trabalho, pois procuro realiza-lo da melhor maneira possivel dentro do meu possivel, sem querer como digo sempre, nunca querer ser o Raul Seixas, e nunca querer dar continuidade ao trabalho de Raul, isto porque o trabalho de Raulzito é dele.Tenho por obrigação sim dar continuidade a uma ideologia a qual me faz bem e feliz.
    Quero parabenizar o amigo PAULO por esse trabalho e artigo sobre minha pessoa,lembro-me sim de quando o conheci e a entrevista que dei a ele na época, (...) bem que DEUS o abençoe hoje e sempre, e de a você PAULO, SEMPRE O SUFICIENTE PARA SUA FELICIDADE.
    Um forte abraço do amigo
    ROBERTO SEIXAS.
    PS: uma frase muito utilizada por RAUL SEIXAS ( sociedade alternativa) e por mim:
    SUCESSO É A SUA PROVA então que assim seja.

    ResponderExcluir