Panacéia dos Amigos

terça-feira

OS FRUTOS DOURADOS DO SOL - RAY BRADBURY



Gostaria de iniciar esta coluna sobre livros com “OS FRUTOS DOURADOS DO SOL” (The Golden Apples of the Sun) de RAY BRADBURY.

Mas quem é Ray Bradbury? O próprio Bradbury nos entrega uma interessante versão de si mesmo: “Júlio Verne foi meu pai. H. G. Wells foi meu sábio tio. Edgar Allan Poe foi o primo com asas de morcego que guardávamos lá em cima, na sala do sótão. Flash Gordon e Buck Rogers foram meus irmãos e amigos.Aí têm minha ascendência. Acrescentando, claro, o fato de que muito provavelmente Mary Shelley, autora de Frankenstein, foi minha mãe. Com uma família dessas, eu não poderia deixar de ser outra coisa: um escritor de fantasia e de curiosíssimas histórias de ficção científica.”

Bradbury, nascido a 22 de agosto de 1920 na pequena cidade de Waukegan, USA, pode ser claramente definido como um poeta da Ficção Científica. Suas descrições de ambientes são românticas e imensamente ricas e apaixonadas são as construções de seus personagens. Bradbury procurava salientar muito mais o lado humano, visionário e filosófico de seus personagens do que a mera descrição cientifica e tecnológica.



Não são raras as vezes que seus textos causam forte emoção, terror, duvida...enfim, despertam as emoções de uma maneira envolvente e dinâmica. Muitas vezes retrata o homem como um ser perplexo ante as maravilhosas mudanças que vão ocorrendo ao seu redor. Vitima de sua própria evolução, sempre questionando se sua humanidade não esta sendo perdida neste redemoinho incessante de voláteis mudanças chamada vida..

OS FRUTOS DOURADOS DO SOL são uma coletânea de 22 contos, aonde Bradbury nos traz alguns de seus melhores trabalhos sempre unindo ficção cientifica, filosofia e aventura em doses precisas. Os Frutos Dourados do Sol" forma com "Crônicas Marcianas" e "O Homem Ilustrado" a grande trilogia de contos fantásticos de Ray Bradbury.

Este talvez, seja o seu mais importante livro de fantasia, e não tanto de ficção cientifica. Mas é tarefa ingrata classificar Bradbury sua obra é mágica e não deve ser limitada. Muitos destes contos consagraram-no no mundo todo, além de ganharem versões para teatro e televisão. Neste livro você encontrara toda a imaginação fascinante em linguagem envolvente de um dos maiores contistas da literatura fantástica. Vale a pena conferir!

Lembrem-se: Quem lê um livro comunga com a alma deste, e desta comunhão renova a sua própria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário