Panacéia dos Amigos

segunda-feira

PORQUE OS BEATLES NÃO TINHAM DIREITOS DE SUAS CANÇÕES



    Mesmo que George estivesse frustrado por não ter muitas músicas gravadas, ele achou que era uma coisa boa. Em uma entrevista de 1987 para a Creem Magazine, George explicou que os Beatles não possuíam a propriedade de suas canções. Então, George ficou feliz por não ter escrito muitas canções dos Beatles.

    “Veja, você tem essas pessoas que possuem os direitos autorais das coisas”, disse George. “Como eles os obtiveram é um negócio diferente. Falando pessoalmente sobre as músicas que escrevi quando era muito jovem, um cara veio até mim e disse: 'Bem, você precisa ter sua música publicada.' Eu disse: 'O que é isso?' você pode conseguir algum dinheiro por isso. Então, aqui, você assina este formulário e eu publicarei sua música para você.'

    “Eles se esquecem de dizer: 'E, aliás, vou roubar sua música e serei seu dono pelo resto da minha vida, e você não é o dono dessa música, mesmo que tenha acabado de escrevê-la.'

    “Tive mais sorte do que John e Paul porque escrevi apenas algumas músicas no início, em comparação com eles. Você já viu os Rutles? Bem, havia uma coisa lá que dizia: 'Dick Jaws, um editor desempregado sem habilidade fixa, os contratou para o resto de suas vidas.' E corta para ele dizendo: 'Sortudo, realmente .' Então foi isso que aconteceu.”

    Dick Jaws do The Rutles 'All You Need Is Cash é uma paródia do editor musical dos Beatles, Dick James.

    Em 1963, Dick James era novo no mundo editorial de música e queria ser o editor dos Beatles. Para impressionar o empresário da banda, Brian Epstein, ele organizou a primeira apresentação do grupo na TV em Thank Your Lucky Stars.

    Dick então sugeriu que ele e Epstein começassem a Northern Songs para abrigar as canções de Lennon-McCartney e George e Ringo Starr. Epstein e os Beatles assinaram os contratos necessários “sem realmente saber do que se tratava”, disse Paul (segundo The Beatles Bible). 

    “Dissemos a eles: 'Podemos ter nossa própria empresa?' Eles disseram: 'Sim'. Dissemos: 'Nossa?' Eles disseram: 'Sim, você pode. Você é ótimo. Isso é o que vamos fazer agora.' Então, realmente pensamos que isso significava 100% de propriedade. Mas é claro que acabou sendo 49% para mim , John e Brian e 51% para Dick James e Charles Silver”, explicou Paul.

    Em 1965, a empresa foi reestruturada. John e Paul possuíam 15% cada, Dick James Music detinha 7%, sua família tinha 15%, o co-diretor da DJM Emmanuel Charles Silver tinha 15% e a NEMS Enterprises detinha 7%. George Harrison e Ringo Starr detinham apenas 1,6% entre eles (segundo The Beatles Bible). 

    Felizmente, George não tinha muitas músicas sob o controle de Dick James. Ele explicou que Neil Aspinall, amigo dos Beatles e funcionário da Apple, o aconselhou a não assinar com Dick James.

    Em 1964, George comprou uma empresa independente, a Mornyork Ltd., que transformou em sua editora musical Harrisongs Ltd. No entanto, George ainda firmou um contrato de publicação de três anos com a Northern Songs, de 25 de março de 1965 a março de 1968. George possuía 80% da Harrisongs.

    George disse a Creem Magazine que era bom possuir seu material porque Dick James passou a vender suas ações na Northern Songs para a Associated Television (ATV) do Reino Unido sem avisar John e Paul. Eles tentaram obter o controle de seu catálogo, mas Lew Grade os impediu.

    Por isso que John se apresentou no Tributo a Sir Lew Grade com músicos usando máscaras de duas caras.

    Em 1985, Michael Jackson comprou a ATV Music e ganhou o controle do catálogo dos Beatles.

    “Assim, essas pessoas que pensam que possuem os direitos nunca tiveram nada a ver com a promoção delas ou com a composição ou gravação deles, mas os obtiveram por causa de todas essas coisas tortuosas que aconteceram no passado”, continuou George. “Foi o que aconteceu, então eles acham que são donos de todas as nossas músicas. A EMI e a Capitol acham que são donas de todas as nossas músicas gravadas e, de acordo com os contratos, talvez sejam.

    “Mas eles têm um contrato para lançar nossos discos e promover nossos discos – eles não têm um contrato dizendo 'Podemos vender você para fabricantes de calçados, ou podemos vendê-lo para fabricantes de salsichas'. qualquer coisa sobre isso, todas as músicas dos Beatles no mundo vão virar um comercial de TV.”

    Eventualmente, Paul recuperou o catálogo dos Beatles, mas não sem uma luta séria. 

source: https://www.cheatsheet.com/entertainment/george-harrison-glad-only-written-couple-songs-beatles.html/

Nenhum comentário:

Postar um comentário