Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

segunda-feira

As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain



Este livro está entre os meus favoritos. Antes de mais nada por ser bastante divertido. Trata-se das peripécias de Tom Sawyer, garoto que vive com sua tia Polly e o irmão Sidney numa pequena cidade nas margens do rio Mississippi, nos Estados Unidos da América, no século XIX.


Muito Esperto, vive várias aventuras ao lado de seu amigo Huckleberry Finn. Sem querer, em meio as brincadeiras e traquinagens que apronta constantemente acaba se envolvendo numa grande confusão com bandidos perigosos (de verdade), e sair desta será seu maior desafio. 
Marco da literatura infantil, maravilhosamente bem escrito por Mark Twain, considerado o pai da literatura americana, "As aventuras de Tom Sawyer" merece ser lido para, juntos com Tom , revivermos os sonhos e fantasias felizes da infância na qual a vida é sempre uma aventura empolgante, sentimento este que jamais deveria se desvanecer. 

Personagens de “As Aventuras de Tom Sawyer” :
Tom Sawyer
Tia Polly
Becky Thatcher
Joe Harper
Huckleberry Finn
Injun Joe
Espanhol Surdo-Mudo
Sid
Mary

Mark Twain: Biografia
Nasceu em 1835, no Rio Mississipi, nos Estados Unidos, e morreu aos 75 anos. Teve uma infância de menino pobre, precisou trabalhar cedo, mas, em vez de ficar desanimado com as dificuldades da vida, delas tomou partido - assim, inventou logo uma maneira de ganhar dinheiro fazendo o que gostava, que era escrever sobre as pessoas e paisagens que conhecia desde criança. 

Deu tão certo, que ele acabou se consagrando como um dos maiores escritores do seu tempo. Muitos autores importantes acham que a literatura norte - americana começou mesmo, para valer, com os livros de Mark Twain - que fugiu da tradição da época, desprezando o texto complicado e difícil. 

Decidiu se dedicar à literatura para crianças e jovens, escrevendo como falava, e de forma simples e com muito humor. Homem moderno, amante da justiça, ele sempre soube que é possível ser profundo, e ao mesmo tempo, divertido. Hoje Mark Twain é respeitado, em todo mundo, como um clássico universal.

Curiosidades:
Tom Sawyer serviu de inspiração para a música homônima da banda canadense Rush.
Mark Twain também foi homenageado por Neil Gaiman participando de uma das histórias de Sandman, especificamente no arco de histórias “Espelhos Distantes”.
O personagem e o livro também são citados nos filmes Minority Report (pelo ator Tom Cruise), e no filme A Felicidade não se compra (pelo ator James Stewart)
No filme a Liga Extraordinária (por Shane West), ele aparece como membro da liga, assim como na HQ de Alan Moore.
Considerado vilão em Os Padrinhos Mágicos no episódio "Vida Na Estante".

E lembrem-se:
Quem lê um livro comunga com a alma deste, e desta comunhão renova a sua própria!


Fonte de pesquisa: Wikipédia.

Um comentário:

  1. eu quero saber se no livro são citados outros livros não necessariamente dele(intertextulidade) Por favor responda antes do dia 03/08
    Atenciosamente : ???

    ResponderExcluir