Panacéia dos Amigos

terça-feira

SUZY Q(UATRO): A MULHER QUE O ROCK ESQUECEU




Nos EUA de 1964, uma menina de 14 anos, junto com suas irmãs, resolve formar uma banda de rock. Acredite, isso não é normal.

Seria mais fácil encontrar algumas gritando pelas bandas do que o contrário, mas Suzy era peculiar. 

Os anos 60, trariam essa liberdade. As mulheres entrariam para o rock assertivamente. O que havia iniciado nos anos 50, timidamente, se tornaria mais marcante na década seguinte e mais ainda nos anos 70.

Suzi Quatro, em pouco tempo, conforme suas irmãs foram deixando a carreira musical para ter uma vida "normal", resolveu arrumar suas malas, pegou seu contrabaixo e se mandou para a Inglaterra, a convite de Micky Most, então empresário do Jeff Beck Group, e descobridor de outros, como Animals, Donovan, entre outros.

Na Inglaterra, Most escalou a dupla de compositores Nicky Chinn e Mike Chapman, que iriam criar uma série de clássicos do glam-rock chiclete. da época, incluindo "Ballroom Blitz" de Sweet. Eles escreveram o primeiro hit britânico número um de Quatro, "Can the Can", que também liderou as paradas na Europa, Japão e Austrália. Foi incluído em seu álbum de estreia em 1973, “Suzi Quatro”, junto com seu segundo hit, “48 Crash”.

Chinn e Chapman escreveram quase todas as canções de sucesso de Quatro daquela época, incluindo sua música característica, "Devil Gate Drive", do álbum “Quatro” de 1974. Ela gravou "The Wild One" e outras joias clássicas de Suzi para os álbuns “Your Mama Won't Like Me” e “Aggro Phobia”. Entretanto, Suzi não conseguiu o mesmo reconhecimento em seu país natal.

Quem escuta Suzy pode esperar pancada. Aquela garota tocando baixo a frente de uma banda de homens com força e rock nas veias! É muito vibrante e são muitas canções para curtir em alto volume.

Quatro ainda faz turnês ocasionalmente, e compilações de seus sucessos anteriores, incluindo o lançamento da EMI em 2003, What Goes Around.

Mas, embora tenha inspirado nomes como Jean Jett, chegou sua influência e notoriedade acabaram menosprezadas com o passar do tempo e bem poucas pessoas do que ela merecia conhecem seu trabalho. Se você é uma delas não perca tempo! Vale a pena!



Nenhum comentário:

Postar um comentário