Panacéia dos Amigos

segunda-feira

ARWEN, APÓS O CASAMENTO, O QUE ACONTECEU ?

Ilustração de Matthew Stewart

Muitos devem se perguntar o que de fato aconteceu com Arwen após seu casamento com Aragorn. Ainda que esteja descrito nos livros como foi seu fim, muitos tem dúvidas sobre como e por que se deu daquela maneira. Antes de qualquer coisa, Arwen tinha a dádiva da escolha, dada a Eärendil e seus descendentes. Em A Natureza da Terra-média Tolkien explicou como funcionou o caso de Arwen após sua escolha, e de bônus por que os seus filhos com Aragorn não herdaram a dádiva.

"Arwen. Nasceu (de acordo com o SdA) em TE 241. Casou-se com Aragorn em TE 3019. Tinha então 2.778 anos de idade, ou, em termos humanos, quase 28. Em termos élficos, essa é uma idade muito adequada. Seja como for, seu casamento foi inevitavelmente adiado devido à Guerra do Anel e aos distúrbios precedentes.

Ademais, em 2951, quando Aragorn a encontrou pela primeira vez, ela tinha 2.710 anos, ou 27, enquanto ele tinha 20: ele ainda tinha de ultrapassá-la, o que neste caso era desejável, visto que ela haveria de se tornar mortal no grau dele. Em 2980, quando fizeram seus votos em Lórien, ela estava pouco mais velha, mas ele tinha 49." (A Natureza da Terra-média)

"O caso de Arwen. Considerando que o nascimento dela foi em TE 241, então ela estará 'completamente crescida' em TE 313 (241 + 72). Em 2951, quando encontra Aragorn pela primeira vez, terá (em anos de crescimento e de vida élficos) 24 + 18⅓ (quase);  = 42⅓ = em equivalentes mortais, 31¾. Aragorn tinha apenas 20. Em 3019, quando se casaram, ela teria envelhecido muito pouco e teria quase a idade élfica de 43 (24 + ) = em equivalentes mortais, 32–3. Mas Aragorn teria vivido 88 anos e 4 meses. Sua 'idade', entretanto, seria cerca de '45'. (Ver a nota adiante sobre a escala da vida númenóreana.) Na época de seu casamento, Arwen se tornou 'mortal': assim, deveria se unir à escala de 'expectativa de vida' de seu marido. + Isso não alteraria sua 'idade' de 43 anos = aproximadamente equivalente a 32–3 em termos mortais. Mas, para o propósito de contagem de sua expectativa de vida (como mortal), é como se ela tivesse vivido 81 anos (24 + (19 × 3)), e o restante de sua 'vida permitida' seria de cerca de 153 anos (até um total de 234). 

Poderia ter continuado a viver até o ano 151 da Quarta Era. Aragorn, com 88 quando se casou, teria uma 'vida permitida' de mais 146 anos e poderia ter vivido até 4E 144. Quando Aragorn 'renunciou à vida' em 4E 120, abriu mão de 24 anos. Vivera 210 anos e já tinha entrado em seu 'declínio'. Arwen tinha o equivalente a 203 anos naquele momento e também já estava no começo de seu declínio. Aragorn renunciou no dia de seu aniversário, 1º de março, 4E 120. Arwen aparentemente 'renunciou' à vida e morreu em Cerin Amroth em 1º de março do ano seguinte, na idade númenóreana de 204 anos (equivalente mortal = 84). Era a idade que tinha então, e assim se sentia. (Se tivesse continuado uma Elfa, teria apenas 3.020 – 241 + 1 + 120 = 2.800 anos solares de idade, perfazendo uma idade élfica de 24 +  = quase exatamente 43 anos (o equivalente mortal seria cerca de 33)." (A Natureza da Terra-média)

"Eldarion era mortal e não foi incluído por promessa na 'graça de Eärendil', mas teve de fato uma longa juventude: que se manifestou por ele permanecer como homem jovem da maturidade, aos 20, até os 60 anos, sem mudança. Viveu depois mais 65 anos: fazendo com que tivesse 125 anos, mas em idade de vida 20 + 65 = 85. Seus descendentes tornaram-se normais, porém longevos (80–90)." (A Natureza da Terra-média)

Então ao se casar e escolher ser mortal, Arwen, mudou para a taxa de envelhecimento de um Númenóreano, como seu marido, e viveu dali em diante segundo a vida Númenóreana. Poderia ter vivido mais, assim como Aragorn, porém ele sentiu o peso da idade e não quis se tornar senil, assim renunciou à vida. Após um ano da morte de Aragorn, Arwen, vagando por onde antes havia sido Lórien, ficou sozinha e morreu de tristeza. A dádiva de Eärendil não foi herdada pelos filhos de Aragorn e Arwen, eles foram desde o início mortais com longevidade considerável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário