Panacéia dos Amigos

quinta-feira

OS VIVOS E OS MORTOS

 


Naquele tempo, Cristo passou pelo campo das sepulturas, e ali encontrou um jovem ajoelhado que chorava.

Vendo esse jovem, Jesus teve piedade de sua dor, e, aproximando-se, perguntou-lhe: Por que choras?

O jovem que chorava voltou-se e respondeu, estendendo a mão: - Minha mãe aí está há três dias. Jesus lhe disse: Crê em mim, meu filho, tua mãe não está aí. Colocaram aí a última vestimenta que ela deixou; por que choras sobre esse despojo insensível? Levanta-te e caminha; tua mãe te espera. O jovem balançou tristemente a cabeça e disse: - Não me levantarei e não caminharei para procurar a morte; eu a esperarei, ela virá e então, eu sei, reunir-me-ei à minha mãe.

Então o Cristo: - A morte espera a morte, e a vida procura a vida! Não entristeças por uma dor egoísta e estéril a alma daquela que te precedeu; não retardes sua caminhada em direção a Deus por teu desespero e tua inércia. Porque seu amor vive ainda em teu coração, e não o perderás se a fizeres viver dignamente em ti. Ao invés de chorar tua mãe, ressuscita-a! Não me olhes com admiração, e não penses que quero desmanchar tua dor! Aquela que lastimas está perto de ti; um dos véus que separavam vossas almas caiu; resta ainda um. E separados somente por esse véu, deveis viver um pelo outro; trabalharás para ela e ela orará por ti.

- Como trabalharei por ela? pergunta o órfão: ela já não tem necessidade de nada, agora que está sob a terra.

- Enganas-te, meu filho, e confundes ainda o corpo com a vestimenta. Ela precisa mais do que nunca de inteligência e de amor no mundo dos espíritos. Ora, és a vida de seu coração e a preocupação de seu espírito, e ela te pede ajuda.

Para isso passarás a vida fazendo o bem, e com isso chegarás junto dela com as mãos plenas quando Deus vos reunir.

Para ter o direito de repousar é preciso trabalhar. Ora, se não trabalhares para tua mãe, atormentarás sua alma. Por isso te dizia: Levanta-te e caminha; porque a alma de tua mãe levantar-se-á e caminhará contigo, e a ressuscitará em ti se fizeres frutificar seu pensamento e seu amor.   

Ela tem um corpo na terra, é o teu; tens uma alma no céu, é a sua. Que esta alma e esse corpo caminhem juntos e tua mãe reviverá. Crê, meu filho, o pensamento e o amor jamais morrem, e aqueles que crês mortos vivem mais que tu, pensam e amam mais.

Se o pensamento da morte te entristece e apavora, refugia-te no seio da vida; é lá que encontrarás todos aqueles que amas. Os mortos são aqueles que não pensam e não amam; porque trabalham pela corrupção, e a corrupção por sua vez os trabalha. Deixa, pois os mortos chorarem sobre os mortos, e vive com os vivos! O amor é o elo das almas; e quando é puro, esse elo é indestrutível.

Tua mãe te precede, ela caminha para Deus; mas está ligada ainda a ti; e se adormeceres no torpor ou num triste egoísmo, ela será forçada a te esperar e sofrerá. Mas em verdade te digo que todo o bem que fizeres será creditado à sua alma, e se fizeres o mal, ela sofrerá voluntariamente o castigo.

Por isso te digo: Se a amas, vive por ela. O jovem então se levantou, e suas lágrimas cessaram de correr, contemplava a face do Senhor com admiração, porque o rosto de Cristo irradiava inteligência e amor, e a imortalidade resplandecia em seus olhos. Então ele tomou o jovem pela mão e lhe disse:

- Vem.

Depois o conduziu para o alto de uma colina que dominava a cidade inteira, e lhe disse:

- Eis o verdadeiro cemitério. Lá embaixo, nesses palácios que magoam o horizonte, há mortos que é preciso chorar bem mais do que aqueles que aqui estão, porque aqueles não descansam. Eles se agitam na corrupção e disputam com os vermes seus alimentos; assemelham-se ao homem que foi enterrado vivo. O ar do céu lhes falta ao peito, e a terra pesa sobre eles. Eles estão acuados nas estreitas e miseráveis instituições que fizeram, como nas tábuas de um caixão. Jovem que chorava e pelas minhas palavras secou as lágrimas, chora agora e geme sobre os mortos que ainda sofrem! Chora sobre aqueles que se crêem vivos e que são cadáveres atormentados! É a eles que é preciso gritar com uma voz forte: Saí de vossos túmulos! Oh! Quando ressoará o clarim do anjo? O anjo que deve despertar o mundo é o anjo da inteligência; o anjo que deve salvar o mundo é o anjo do amor. A luz será como o relâmpago que se levanta no oriente e que é visto ao mesmo tempo no ocidente: à sua voz o corpo do cristo, que é o pão fraternal, será revelado a todos, e em torno do corpo que deve alimentá-los as águias se reunirão! Então o verbo humano, enfraquecido pelos interesses egoístas, unir-se-á ao Verbo divino. E a palavra unitária, ressoando no mundo inteiro, será o clarim do anjo. Então os vivos levantar-se-ão, os vivos que se acreditavam mortos e que sofreram esperando a liberdade. Então tudo o que não morreu caminhará e irá para diante do Senhor, enquanto as cinzas daqueles que já não existem serão dispersas pelo vento. Jovem, prepara-te, e acautela-te com a morte! Vive por aqueles que amas, ama aqueles que vivem, e não chores aqueles que subiram um degrau amais na escada da vida; chora aqueles que estão mortos! Tua mãe te amava, ama-te, por conseguinte ainda mais agora, que seu pensamento e seu amor libertaram-se do peso da terra. Chora aqueles que não pensam em ti e que não te amam. Porque em verdade te digo que a humanidade tem apenas um corpo e uma alma, e vive em tudo onde se faz sentir trabalho e sofrimento. Ora, um membro que já não é sensível à existência ou à dor dos outros membros, está morto e deve logo ser suprimido.

Tendo dito essas coisas, o Cristo desaparece aos olhos do jovem que, após ter ficado algum instante imóvel e surpreendido com a lembrança de um sonho, retoma silenciosamente o caminho da cidade dizendo:

- Vou procurar os vivos entre os mortos. E farei o bem a todos aqueles que sofrem, sofrendo com eles e os amando, para que a alma de minha mãe o saiba e me abençoe no céu. Porque compreendo agora que o céu não está longe de nós, e que a alma é para o corpo o que o céu material é para a terra. O céu que cerca e sustenta a terra embebe-se da imensidão, como nossa alma embriaga-se do próprio Deus. E aqueles que vivem no mesmo pensamento e no mesmo amor jamais podem ser separados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário