Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

sexta-feira

Lendas Gregas - Posêidon e sua linhagem


Filho dos titãs Cronos e Réia, irmão de Zeus e Hades. Senhor e Rei dos Mares e dos rios subterrâneos. Mora em um palácio no fundo do mar com sua esposa Anfritite, uma das Nereidas, e seu filho Tritão. Tem como arma o tridente, com o qual ergue as ondas.
Posêidon, assim como Zeus, não foi fiel à sua esposa, tendo várias amantes, principalmente as ninfas de riachos e fontes, mas seus filhos geralmente nasciam monstruosos, selvagens e cruéis, entre eles o Ciclope Polífemo. Com Górgona Medusa teve Pégaso, o cavalo alado. Foi Possêidon quem deu o primeiro cavalo à humanidade.
Sua imagem geralmente é representada por um senhor nu de barba farta, com um tridente na mão, não possui pernas, e sim uma linda cauda de peixe. Geralmente está em seu carro de concha, puxado por dois ou quatro cavalos, marinho ou não.
- Animais: touros e cavalos.
- Plantas: pinho, freixo, figo, todas as algas marinhas.
- Pedras: berilo, pérola, água-marinha.
Oceano
Oceano é o titã mais velho, filho de Urano e Gaia. Tem por esposa, Tétis, uma titânida, com quem teve cerca de mil ninfas chamadas Oceânidas, os rios, as fontes. Suas águas cercam a terra.
Ponto
Ponto significa Mar Profundo. Filho dede Gaia e pai de Nereu.
Nereu
Filho de Ponto e Gaia. Conhecido como Velho Homem do Mar, deus confiável e gentil que só tem pensamentos justos e bondosos, e nunca mente. Casado com Dóris, tem cinqüenta filhas, as ninfas do mar, chamadas Nereidas. Possui do dom da profecia e a faculdade de tomar várias formas. Representado por um homem com cabelos, sobrancelhas, queixo e peito cobertos por juncos marinhos e folhas de plantas similares.
Tritão
Filho de Posseidon e Anfritite. Trombeteiro do Mar. Com seu grande búsio é capaz de comandar as águas.
Proteu
Filho de Poseidon. Cuida do rebanho de focas e grandes peixes de Posseidon. Tem o do de ver o passado, o presente e o futuro e também pode assumir qualquer forma que desejar. Pode se transformar em animais, plantas e até mesmo elementos, como o fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário