Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Lendas Gregas - Apolo




Filho de Zeus e Leto, deusa da noite, irmão gêmeo de Ártemis. Nasceu na pequena ilha de Delos. Deus do Sol, patrono da verdade, música, medicina, conhecimento e pai da profecia. Chama-se também Febo, O Brilhante. Apolo não se alimentou de leite materno, mas de néctar e ambrósia, que o fez logo após o nascimento desvencilhou-se dos panos e se tornou um homem.

Munido de arco e flechas, feitas por Hefesto, o deus-ferreiro, partiu em busca de um lugar para erigir seu santuário, mas no local escolhido vivia a serpente Píton, enviada por Hera para se vingar de Leto. O deus matou a serpente com uma de suas flechas e construiu o seu santuário, Delfos.


Delfos é um oráculo, presidido por uma sacerdotisa conhecida como Pitonisa.Seu oráculo jamais dizia uma mentira, porém dava respostas com duplo sentido dificultando seu entendimento. Suas flechas não acertam apenas os monstros, mas também os mortais, sendo considerado o deus da Morte Súbita, e também é curandeiro que alivia as dores e as doenças.

Apolo também é o responsável por fazer o carro que trás o dia vir sempre. Apolo ainda é considerado deus da fertilidade, divinação, artes mágicas, magia solar..

- Planta: jacinto, heliotrópio, louro, olíbano, cipreste, alho – porro,cornáceas, tamareira.

- Animais: muitos, mas os destaques vãos para o delfim e o corvo.

- Pedra: safira.
“Eis que do dia o carro refulgente”,

Com seu eixo de ouro, docemente,

Sulca as águas do oceano, sem desmaio,

Enquanto do inclinado sol o raio

Para o alto se volta, como seta

Visando, com firmeza, a outra meta

De sua moradia no nascente.“

Nenhum comentário:

Postar um comentário