Panacéia dos Amigos

sábado

Lendas Gregas - Hermes





Filho de Zeus e da ninfa Maia, chamada também de Mãe Noite. Hermes é filho da luz espiritual com as trevas primordiais. Sua aparência nos é muito familiar, devido a uma estátua famosa. Gracioso, extremamente rápido, usa sandálias e chapéu alados e possui um bastão mágico o Caduceu.


O mais esperto e astuto dentre os deuses. Deus do Comércio e do Mercado, protetor dos comerciantes. Quando era muito pequeno ainda, Hermes saiu do berço e roubou o rebanho de gado de seu irmão Apolo, deus-sol. Para enganá-lo, calçou as sandálias ao contrário para que o irmão seguisse a trilha falsa. Apolo encontrou seu irmão e lhe perguntou quem havia roubado seu rebanho, Hermes deu-lhe um presente: uma lira feita de casco de tartaruga. Para bajular o irmão, Hermes lhe disse que o presente era dado para homenagear suas habilidades musicais.


Apolo ficou encantado, acabou esquecendo do gado, e em retribuição, concedeu-lhe um de seus dons: o da divinação. A partir de então Hermes tornou-se o mestre do quatro elementos e ensinou os homens as artes da geomancia (adivinhação pela terra), piromancia (adivinhação pelo fogo), aeromancia (adivinhação pelo ar) e a hidromancia (adivinhação pela água). 


Hermes também é mensageiro de Zeus, e solene guia dos mortos, o Mensageiro Divino, conduzia as almas a sua última morada. Deus civilizador, patrono das ciências, imagem exemplar das gnoses ocultistas, sábio, judicioso, muito inteligente, o próprio Logos. Companheiro dos homens, possuidor de fórmulas mágicas para se tornar invulnerável a toda e qualquer obscuridade, guia dos magos. 


"Hermes conhece profundamente a magia da Tessália e conta-se que seu caduceu conduzia as almas dos mortos para as alturas da luz (...), mas que condenava outras à morte e as recipitava nas profundezas do abismo entreaberto. Ele é perito em executar ambas as operações” 


Hermes sabe tudo, pode tudo. Aquele que é iniciado pelo luminoso deus é capaz de resistir a todas as atrações das trevas, porque se tornou igualmente um perito..

Nenhum comentário:

Postar um comentário