Panacéia dos Amigos

VISITAÇÃO

quarta-feira

Ultraman

"Quando estiver em perigo, use a cápsula Beta e ela o transformará no Ultraman..Ultramaaann!" Atire a primeira pedra quem não repetiu isto muitas e muitas vezes quando era criança nos anos 80! Entre os momentos especiais da infância, certamente todos da minha geração tem as séries live action japonesas, os tokusatsu, em especial memória. Não havia como. Os heróis japoneses tomavam a tela. Spectreman (sobre o qual já escrevi), Ultraman, Ultraman II (Hideki Goh), Ultraseven, Herói do Espaço e Robô Gigante nos maravilhavam com seus monstros espaciais e aventuras acima da média. Desenhei muito todos eles, inventei histórias, brinquei e claro: não saia de frente da tela de TV para acompanhar as aventuras. Demorei um pouco para gostar de Ultraman que para meu coração de criança era um tipo de “rival” do Spectreman, mas tudo passou em um ou dois episódios, para que ter um herói preferido se podemos ter vários? E assim foi.

Informando detalhadamente Ultraman foi uma série japonesa que estreou em 1966. Foi o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. O sucesso de Ultraman foi tão grande que gerou uma franquia de séries e filmes que dura até hoje. No Brasil, foi televisionada nos anos 60 e 80 pelas TV Tupi, Rede Bandeirantes, TV Record, TV Manchete e TVS. Nos anos 80, pelo SBT. Na Tupi, foi exibida durante anos dentro do programa Clube do Capitão Aza, sendo uma das principais atrações. Em 1971, foi lançada a série Regresso de Ultraman, que contava a história do seu alter-ego Hideki Go.

Foi por essa época que o público brasileiro começou a confundir essa série com a do primeiro Ultraman. Ela alternava horário com o Ultraman de Hideki Goh, fazendo confusão, entre os telespectadores, com o de Hayata, dando a entender que se tratava do mesmo herói, o que não era verdade. Com o fechamento da Tupi, em 1981 a série voltou a ser exibida pela TVS e repetiu o sucesso. Por fim, sua última exibição data de 1986, sendo uma das atrações do programa de jogos eletrônicos TV POW, exibido nessa emissora e apresentado por Mara Maravilha e Charles Myara, entre outros. Em 1996, é lançada em Home Vídeo (em parte, pois só foram lançadas doze fitas) pela RESERVA/ Intermovies e nesse mesmo ano foi reprisada pela Rede Manchete com nova dublagem, mas exibida por pouco tempo. Depois, em 2002, passou a ser exibida na CNT. Atualmente é exibida pela Ulbra TV de Porto Alegre e pela Rede Brasil de TV, de São Paulo.

A história falava de um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da Patrulha Científica. Hayata não aguenta e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Capsula Beta. Os feitos do Alien lhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça. E assim Hayata vai derrotando diversos monstros e outros invasores e sempre mantém sua identidade secreta em sigilo.

Em diversas batalhas, Ultraman acaba se deparando com os Baltans-Seijins, aliens poderosos que queriam dominar a Terra e voltariam a atacá-la diversas vezes. Uma vez enfrentou Zarabu-Seijin, um misterioso ser que queria dominar a Terra e colocar Ultraman contra a população. Para seu plano funcionar, ele escraviza astronautas que estavam a bordo de um foguete e aprisiona Hayata, transformando-se em um falso Ultraman. Depois de tentar muito, Hayata consegue se libertar e se transforma em Ultraman para enfrentar ZarabuSeijin. Foi a primeira vez que vi um herói enfrentar um clone de si mesmo! Foi uma das aventuras mais empolgantes. Sempre que os ETs se disfarçavam de humanos com algum plano mirabolante também era interessante. Ou quando crianças criaram monstros com a força da mente. Entre muitas outras..

Mesmo em tantos conflitos, Hayata consegue ser um herói e ter uma vida normal junto com seus amigos da Patrulha Científica. Entre eles: o Capitão Muramatsu, Arashi, Ide e Akiko. Apesar disso, ele sempre tem restrição com todos e nada se sabe sobre sua vida pessoal. Por fim, Zeton-Seijin invade a Terra com um plano para exterminar Ultraman, que acaba sendo derrotado e morto por Zeton-Seijin. Com uma arma da Patrulha Científica, Zeton-Seijin é destruído. Vindo do espaço, surge Zoffy, um outro Ultra que aparece para resgatar Ultraman e levá-lo de volta a M-78, assim se separando de Hayata (este recebeu uma nova vida que Zoffy trouxera com ele).

Hayata voltou a aparecer se transformando em Ultraman como convidado nas séries O Regresso de Ultraman (1971) (A aparição de Ultraman-Hayata com Ultraseven para libertar Ultraman Goh foi uma das melhores coisas de se assistir na infância, mas deixarei os detalhes para um próximo post..), Ultraman Taro (1973) e Ultraman Mebius (2007). Na década de noventa, Ultraman também fez uma ponta num dos capítulos finais de Ultraman Tiga. No cinema, Hayata apareceu nos longa-metragens Ultraman Mebius & Ultraman Brothers (2006), Dai Kessen e Chou Ultra Hachi Kyodai (2008).

O que não esquecemos em Ultraman:

A Cápsula Beta: a cápsula que permite a transformação de Hayata a Ultraman.

Timer Colorido: é o marcador de energia de Ultraman, quando seu tempo começa a se esgotar, ele começa a piscar e, se parar de piscar, Ultraman morre. Para não morrer, Ultraman sempre tem que voar para carregar suas energias por meio do Sol. Com isso, Ultraman ganha mais um minuto para enfrentar seu adversário.

Esse timer infeliz sempre nos deixava com o coração na boca todo capítulo!

Os poderes de Ultraman

Ultraman possui uma variedade de poderes, entre eles:

Spacium Ray: o ataque mais famoso de Ultraman, formado pela energia do espectrum (energia alienígena). Ultraman o aplica cruzando o braço esquerdo com o direito. Embora seja poderosíssimo, existem criaturas imunes a ele como Keronia, Antlar e Z-ton.

Lâmina: consiste em Ultraman lançar uma lâmina capaz de cortar metais duros como o aço.

Anéis de energia: usado às vezes em situações de emergência.

Rajada: Ultraman também tem um ataque pouco conhecido, no qual ele junta as mãos, lançando uma pequena rajada.

Outros poderes: Ultraman tem uma técnica capaz de lançar água em ocasiões de emergência. Tem na vista um detector, capaz de encontrar qualquer objeto camuflado. É extremamente forte, considerado de toda a linhagem dos Ultras o Ultraman com maior força física. Também pode voar, tendo também, nos pés, um efeito antigravitacional, o qual usa em algumas lutas para se deviar de alguns ataques. Além disso, é capaz de se teletransportar de uma distância muito grande em questão de segundos, utilizando isso para se locomover de um planeta a outro - um poder que usa raramente. Nota-se que isso encurta bruscamente o tempo do Timer, assim reduzindo o tempo em que Hayata pode ficar transformado em Ultraman. Por fim, Ultraman ainda pode reduzir o seu tamanho ao de uma pessoa normal.

Principais vilões da série

Bemlar - inimigo que enfrenta Ultraman no primeiro capítulo, fugiu de ser executado e se refugiou na Terra.

Baltans Seijin - aliens vindos de um planeta que foi destruído queriam emigrar para a Terra e, quando viram que seria impossível à população deles viver aqui por causa do seu tamanho, resolveram invadir a Terra à força. Apareceram diversas vezes e se destacam pelo seu poder, que é muito superior ao da maioria dos monstros e guerreiros que aparecem no seriado.

Red King - monstro habitante da Terra dos monstros enfrentou Ultraman duas vezes. Apesar da sua postura, não dava muito trabalho para Ultraman.

Banira e Aboras Seijin - dupla de monstros que foi transformada por uma civilização antiga em líquidos coloridos, de acordo com as suas cores originais (vermelho - Banira e azul - Aboras) e foi acidentalmente "ressuscitada" pelos cientistas da Universidade. Banira expelia fogo pela boca e, Aboras, um gás corrosivo. Ambos tinham instinto de destruir um ao outro e, no confronto, Aboras acabou por matar Banira, dissolvendo o corpo do inimigo com o ácido de sua boca, sendo depois destruído por Ultraman.

Zarabu Seijin - alien que se dizia ancestral da nossa espécie e por isso superior. Seus planos eram de desdenhar Ultraman e colocá-lo contra os habitantes da Terra. Tinha o poder de hipnotizar os terráqueos.

Gomora - um dos monstros mais poderosos do seriado. Sua principal arma era sua cauda, a qual tinha um ataque fatal. Tão poderoso que era chamado de príncipe dos monstros. Foi um dos monstros que por muito pouco não derrotou Ultraman.

Mephilas Seijin - alien vindo de uma galáxia distante, seus planos eram trocar seu planeta natal pela Terra, pois o planeta já não suportava mais sua população. Como os terráqueos não quiseram efetuar a troca, ele libertou três monstros para ameaçar a Terra e fazer a vontade de seu povo à força. O confronto de Ultraman e Mephilas deu empate e o Alien prometeu voltar.

Gelonimon Seijin - O Rei dos Monstros, tinha o plano de ressuscitar diversos monstros para causar um ataque surpresa à Terra. Tinha o poder de controlar o vento e tinha penas que serviam como dardos certeiros.

Zeton Seijin(ou Z-Ton) - foi o guerreiro do último capítulo, treinado para destruir Ultraman. Feito que conseguiu realizar, mas foi destruído pela Patrulha Científica.

Fonte: Wikipédia

Um comentário:

  1. Olá pessoal, para os fãs do Ultraman, a Focus lançou uma excelente coleção de longas, que já está esgotada, mas pode ser adquirida através deste link no Mercado Livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443087725-ultraman-a-mais-completa-coleco-em-dvds-7-discos-novos-_JM

    ResponderExcluir