Panacéia dos Amigos

quinta-feira

A Família Addams

A Família Addams (The Addams Family, no original (em inglês) é um grupo de personagens criados pelo cartunista Charles Addams. A primeira temporada da série de animação estreou em 1973, nos EUA. Teve ainda mais duas temporadas em 1992 e 1993. Fizeram tanto sucesso na TV quanto nos jornais que a Hanna-Barbera decidiu levá-los para a animação também, um spin-off. Os personagens são os mesmos, e as situações conseguem ser mais malucas do que a série de TV, mas com o mesmo nonsense que caracterizou a série de TV, de 1964.

A Família Addams não é uma família típica: eles têm prazer na maioria das coisas que pessoas "normais" teriam medo. Aqueles que os visitam se desesperam ao ver os hábitos mórbidos e incomuns do clã. Gomez Addams é o chefe da família, um homem extremamente rico incapaz de negar algo à sua cadavérica esposa Morticia Frump Addams: seja o cultivo de plantas venenosas, ou um jantar à luz de velas em um cemitério. Wednesday Friday Addams (Vandinha), filha do casal, é uma menina sádica e um tanto quanto sombria, que adora brincar com seu desmiolado irmão Pugsley Addams (Feioso), submetendo-o a vários tipos de tortura que ele adora.

Na mansão Addams ( que no desenho é um tipo de “trailer” ambulante) ainda moram a vidente Grandmama Addams (Vovó Addams), mãe de Gomez, e o tio especialista em explosivos Fester Addams (Tio Chico), irmão de Gomez. Não se pode esquecer do mordomo Lurch (Tropeço) e sua espineta, que mais parece o monstro do Dr. Frankenstein e Thing T. Thing (Mãozinha), uma mão amiga desmembrada do corpo. O Cousin Itt (Primo Iti/Primo Coisa) também aparece frequentemente e, além de membro influente do governo, é literalmente uma montanha de cabelos.

Fizeram algumas participações especiais em outro desenhos, como no do Scooby-Doo, até terem o seu próprio.

A Família Addams era um dos desenhos que eu mais adorava. Eram comuns as aventuras animadas de famílias. Como os Flintstones, Jetsons, os Muzarellas (Esta foi para nerds), mas o que dizer da adorável Família Addams? Estranhos, sombrios ou apenas excêntricos? Como criança, o que mais nos atrai é que são “monstros” amigáveis que não oferecem perigo algum e de uma maneira pouco usual tem até valores familiares fortes de união e amor (Morticia e Gomez vivem uns casamentos de eterna paixão adolescente).

Assisti a série anos depois e vibrei com os dois filmes com Raul Julia, e a impagável Angélica Huston, Christopher Lloyd, além da Vandinha na novata e já talentosa Christina Ricci. Mas, isto é um assunto que vamos deixar para a Panacéia do Cinema..

Um comentário:

  1. Eu adorava assistir essa família pena que não passa mais na tv,poderia voltar na sessão da tarde

    ResponderExcluir