Panacéia dos Amigos

sexta-feira

Ana Vidović



Ana Vidovic é um talento extraordinário, ​​ocupando seu lugar entre os músicos de elite do mundo hoje. Vidovic fez mais de mil apresentações públicas desde que subiu ao palco em 1988. Sua carreira internacional inclui recitais em Nova York, Londres, Paris, Viena, Salzburgo, Roma, Budapeste, Varsóvia, Tel Aviv, Oslo, Copenhague, Toronto , Baltimore, São Francisco, Houston, Austin, Dallas, St. Louis e além.

Ana Vidovic vem da pequena cidade de Karlovac, perto de Zagreb, na Croácia, e começou a tocar violão aos 5 anos de idade, e aos 7 anos fez sua primeira apresentação pública. Aos 11 anos, ela se apresentou internacionalmente e, aos 13 anos, tornou-se a aluna mais jovem a frequentar a prestigiada Academia Nacional de Música de Zagreb, onde estudou com o professor Istvan Romer. A reputação de Ana na Europa levou a um convite para estudar com Manuel Barrueco no Conservatório Peabody, onde se formou em 2005.



Vidovic ganhou um número impressionante de prêmios e competições internacionais, incluindo os primeiros no Concurso Internacional Albert Augustine em Bath, Inglaterra, o concurso Fernando Sor em Roma, Itália e o concurso Francisco Tarrega em Benicasim, Espanha. Outros grandes prêmios incluem o Concurso Eurovision para Jovens Artistas, o concurso Mauro Giuliani na Itália, o Printemps de la Guitare na Bélgica e as Audições Internacionais para Jovens Concert Artists em Nova York. Na Croácia, se apresentou com os solistas de Zagreb e a Orquestra Filarmônica de Zagreb e com a Orquestra Sinfônica da Rádio e Televisão Croata, além de ter sido apresentado em três documentários de televisão pelo eminente diretor de cinema croata Petar Krelja.

A Mel Bay Publications lançou o DVD mais recente de Ana Vidovic em 2009, intitulado "Guitar Artistry in Concert", uma jornada pela música de Torroba, Piazzolla e Pierre Bensusan, Sergio Assad, Stanley Myers, Villa-Lobos e Agustin Barrios Mangoré. "Guitar Virtuoso", a performance de Ana de Bach, Torroba, Paganini e Walton.



Vidovic continuou a ampliar seu repertório e cativar o público em todo o mundo com sua turnê global na temporada 2010-11. Após apresentações na Polônia no verão de 2010, começou a temporada com uma turnê pela Ilha da Reunião (França) e Maurício no Oceano Índico. Sua agenda internacional continua com apresentações em concerto na Rádio Sinfonia Romena em Bucareste, Solistas de Zagreb no Japão e recitais em todo o Japão e em festivais no Brasil, Alemanha, Holanda e Escócia. Os compromissos do concerto de nos EUA nesta temporada incluem as sinfonias de Missoula, Tacoma e Westmoreland. 

Sua agenda de recitais nos EUA é destacada por seu recital de estréia na 92nd Street Y de Nova York. Ela também realiza recitais no The Strathmore (Bethesda, MD), Baltimore, Washington (DC), Jacksonville, Greensburg (PA),Os destaques da temporada 2009-10 de Ana Vidovic incluíram excursões à Coréia e Colômbia, com compromissos estaduais, incluindo recitais em Pensacola (FL), Baltimore, Austin (TX), Brookville (NY) e Erie (PA) e uma apresentação de concerto com a Sinfonia de Asheville conduzido por Daniel Meyer, além de se apresentar como solista na West Virginia Symphony, entre outros.



Foi através de um grande amigo, violonista clássico que pude conhecer a obra desta artista. Sua habilidade é fascinante. Faz parecer fácil o que é absolutamente singular. Seus vídeos, ainda criança, demonstram que além de um profundo comprometimento musical, trata-se mesmo de genialidade pura e talento lapidado em outros níveis de entendimento.


Através da música clássica somos remetidos novamente a essência divina da música. Sim, porque a música figura em uma percepção religiosa ante as filosofias orientais. Extraordinários como Vidovic por sua vez nos permitem que adentremos estes portais sonoros com a certeza da excelência em harmonias quase celestiais. Vale a pena conhecer..



Fonte: Site oficial de Ana Vidovic

Nenhum comentário:

Postar um comentário