Panacéia dos Amigos

quarta-feira

Hermanoteu na Terra de Godah

“Hermanoteu na terra de Godah! Hermanoteu...peregrina! Peregrina! Hermanoteu na terra de Godah! Aaaaaaaaaahhhhaaaahhhhaaahhh!”

Quem assistiu ao filme, sabe que esta canção fica com a gente, ao fim de muitas gargalhadas. Hermanoteu na Terra de Godah uma produção da Cia. Melhores do Mundo (e são mesmo!).

Este filme é na verdade a gravação em DVD do espetáculo. Eu não me lembrava da peça, tampouco da repercussão. Alguns vídeos esparsos na internet, alguns comentários. Mas, há duas semanas quando recebi o filme para assistir realmente eu não me lembrava.

As surpresas começam na tela de apresentação. Antes de tudo comecem a assistir. Assistir? Sim. Hermanoteu aparece na tela aguardando que liguemos o filme. É hilário observar o que vem a seguir, Hermanoteu impaciente se esforçando para comecemos a assistir, revoltado, enfrentando tempestades, esperando sentado...

O espetáculo em si é muito divertido. Hermanoteu na Terra de Godah trata a história de um modesto pastor pentescopéio que, através de um anjo, recebe a ordem divina de ir à terra de Godah. Para isto, abandona a mãe e sua irmã Micalatéia e parte em sua busca.

Em sua missão Hermanoteu percorre anos a fio pelo deserto sempre jejuando (o que não o agrada) e parando em diversas regiões históricas. Conhece Roma e Egito, e encontra povos e figuras divertidamente peculiares: os homens da fronteira de Gião, profetas, César, Cleópatra, Jesus Cristo (ou quase ele está sem barba e se denomina “JC”!). Como não poderia deixar de ser na história de um personagem com missão divina, ele logo passa a ser tentado pelo diabo (Welder Rodrigues...impagável!).

O texto, original de 1995, ganha adaptações ao longo dos anos e até hoje é apresentado. A gravação do DVD é de 2009, mas não o torna menos divertido, afinal a temática em si, já é de rolar de rir e muitas das referências ainda estão na memória.

De longa data sou um grande fã do grupo britânico Monty Python's. E para quem conhece o trabalho dos Python´s percebe a identificação imediata no melhor sentido: é um trabalho à altura dos melhores momentos do geniais ingleses!

Textos geniais. Interpretação inspirada. Tema bíblico. Não há como não nos lembrarmos de “A vida de Brian” com direito a música no final (compra o disquinho!, vejam o vídeo na Panacéia dos Vídeos!). É a canção com que começo o texto. É muito bem feita, como todo o espetáculo.

A inteligência, sarcasmo, a atitude politicamente incorreta, a polêmica e a banalidade do dia a dia, ao mesmo tempo uma identidade invulgar e brasileira. Sim, a Cia. Melhores do Mundo bebeu da melhor fonte, mas devolveu um trabalho brasileiro estupendo. Eu me senti feliz em observar um grupo tão talentoso em ação.

São muitos os momentos fantásticos e eu não quero estragar a alegria de ninguém contando as piadas, mas vale destacar entre tantos a passagem por Gião (A sequência mais “Monty Python's para mim), todas as intervenções do diabo, O encontro com os bárbaros, A santa ceia, a canção final... na verdade estou numa tarefa ingrata...é ver para crer e rir muito.

A Cia. Melhores do Mundo foi criada em 1995 e segundo sua própria definição é um grupo teatral cômico de repertório próprio apresentado em todo o país e Portugal com o compromisso de ressaltar uma visão crítica sobre os hábitos, a sociedade, cultura e, claro, fazer RIR! O grupo é formado pelos atores cômicos Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues.

Hermanoteu na Terra de Godah é item obrigatório na DVDteca de quem realmente aprecia a arte cômica. Podem adquirir que eu garanto. Temos organizado sessões do filme em minha casa. Sério! A gente vai chamando as pessoas para assistir e curtir. Os melhores do Mundo fazem valer seu adequado título! E que novas peças geniais continuem sempre a surgir!

Um comentário: