Panacéia dos Amigos

segunda-feira

Lendas Brasileiras - Papa Figo

O Papa Figo, ao contrário dos outros mitos, não tem aparência extraordinária. Parece mais com uma pessoa comum. Outras vezes, pode parecer como um velho esquisito que carrega um grande saco às costas. Na verdade, ele mesmo pouco aparece. Prefere mandar seus ajudantes em busca de suas vítimas. Os ajudantes por sua vez, usam de todos os artifícios para atrair as vítimas, todas crianças claro, tais como; distribuir presentes, doces, dinheiro, brinquedos ou comida. Eles agem em qualquer lugar público ou em portas de escolas, parques, ou mesmo locais desertos. Depois de atrair as vítimas, estas são levadas para o verdadeiro Papa-Figo, um sujeito estranho, que sofre de uma doença rara e sem cura. Um sintoma dessa doença seria o crescimento anormal de suas orelhas. Diz a lenda, que para aliviar os sintomas dessa terrível doença ou maldição, o Papa-Figo, precisa se alimentar do Fígado de uma criança. Feito a extração do fígado, eles costumam deixar junto com a vítima, uma grande quantia em dinheiro, que é para o enterro e também para compensar a família.. Origem: Mito muito comum em todo meio rural. Acredita-se que a intenção do conto era para alertar as crianças para o contato com estranhos, como no conto de Chapeuzinho Vermelho.

4 comentários:

  1. Gostei muito da lenda do papa figo. Cuidado viu crianças com o papa figo bay bay

    ResponderExcluir
  2. Eu sou nova aqui mais vou falar oque aconteceu comigo quando criança, eu dormia sozinha como uma criança normal, normalmente meus pais iam dar boa noite pra mim de vez enquando, eles sempre fechavam a porta eu não tinha medo de escuro,mas tipo tinha um abarjur não era tao escuro, mas igual nn tinha medo, nessa noite meus pais foram ate meu quarto me dar boa noite, eu ainda estava acordada brincando, e falaram pra eu ir me deitar e me colocaram na cama, bom...eu não sabia que ia ter compania quando dormir, eu me deitei e dormi, ai que o terror começa, eu começei a ser puxada pra baixo da minha cama eu abri os olhos e vi um homem não sei muito bem se era um homem mas era todo preto, não conseguia gritar de tanto desespero, eu não fazia ideia do que estava acontecendo, ai ate que eu consegui gritar e chamar meus pais, eles não conseguiam abrir a porta, ate que conseguiram, e me viram no chão, ai eu consegui me levantar e abraçar eles, ai eu lembro que eles me pegaram, e nos saimos da casa,e quando estavamos saindo, me lembro que as minhas roupas e tudo estavam me apertando tipo me sufocando nn me lembro muito bem, mas agente saiu da casa, acredito que algo estava me perseguindo, e hoje tenho medo do escuro, sempre quando apagam a luz eu me lembro, mas meus pais se lembram tbm, mas aconteceram varias coisas comigo demoniacas, mas... ok

    ResponderExcluir
  3. Oi me chamo Maria, Eu vi o site de voces e preciso de ajuda, queria saber oque é oque vou falar. Bom era uma noite común como todas as outras,eu tinha 4 anos por ai, eu estava brincando até que meus pais falavam pra eu ir dormir que já estava tarde, eu parava de brincar e ia dormir, bom eles davam boa noite, e eu dormia, ai que o terror começa, bom ao fechar meus olhos, algo pega meu pé, e meu quarto nn era muito escuro, tinha um abarjur, mas igual eu nn tinha medo de escuro, ai quando eu olhei para baixo vi algo preto, parecia um homem nn sei muito bem se era um homem ou mulher, mas era todo preto, e eu nn conseguia gritar de desespero, mas eu nn sabia oque estava acontecendo, ai até que eu consegui gritar e chamar meus pais, sorte que eles estavam acordados e foram ver oque tava acontecendo, e eles nn conseguiam abrir a porta, passou alguns segundos e eles conseguiram, mas eu já estava no chão, más ai eu leventei a abraçei eles depois agente saiu daquela casa imediatamente ainda era de noitezinha, agente saiu de caarro dar uma volta na cidade para eu parar de pensar naquilo ai eles me pediram oque aconteceu e ficaram asustados, e até hoje tenho medo de escuro , e a uns anos depois de isso acontecer eu comecava a ser puxada pra baixo, tipo comecava a cair do nada, e minha mae me levou em um pastor pra orar por mim, eu ele olhou pra mim rezou, e falou... Cuidado com seu piso branco e falou tudo direitinho, em seguida falou O Diabo quer levar sua filha ae ele orou e falou pra eu repetir oque ele ia falando, eu nao meu lembro muito bem , mas essas coisas acontecia comigo e tem mais coisas mas já estou cansada de escrever, e até hoje eu tenho medo do escuro.

    ResponderExcluir