Panacéia dos Amigos

segunda-feira

A História do Cristo Redentor do Rio de Janeiro


O Cristo Redentor é um monumento de Jesus Cristo localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Está localizado no topo do Morro do Corcovado, a 709 metros acima do nível do mar. Foi inaugurado às 19h 15min do dia 12 de outubro de 1931, depois de cerca de cinco anos de obras. Um símbolo do Cristianismo, o monumento tornou-se um dos ícones mais reconhecidos internacionalmente do Rio e do Brasil. No dia 7 de julho de 2007, em Lisboa, no estádio da Luz, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Dos seus 38 metros, oito estão no pedestal e 30 na estátua, a qual é a segunda maior escultura de Cristo no mundo, atrás apenas da Estátua de Cristo Rei.

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à Princesa Isabel. No entanto, apenas retomou-se efetivamente a ideia em 1921, quando se iniciavam os preparativos para as comemorações do centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824, no Silvestre. Já a estrada de ferro teve o primeiro trecho (Cosme Velho-Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluído, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3 800 metros de extensão, foi a primeira a ser eletrificada no Brasil, em 1906. A construção do Cristo Redentor, ainda, é considerada um dos grandes capítulos da engenharia civil brasileira. Foi erguida em concreto armado e revestida de um mosaico de triângulos de pedra-sabão originária da região de Carandaí, no estado brasileiro de Minas Gerais.

A pedra fundamental do monumento foi lançada em 4 de abril de 1922, mas as obras somente foram iniciadas em 1926. Dentre as pessoas que colaboraram para a realização, podem ser citados o engenheiro Heitor da Silva Costa (autor do projeto escolhido em 1923), o artista plástico Carlos Oswald (autor do desenho final do monumento) e o escultor francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).

Ainda hoje, algumas pessoas dizem, erroneamente, que o monumento foi um presente da França para o Brasil quando, na verdade, a obra foi erigida a partir de doações de fiéis de arquidioceses e paróquias por todo o país, com o projeto de autoria e chefia do engenheiro Heitor da Silva Costa. Da França, vieram, apenas uma réplica de quatro metros feita de pequenos moldes, assim como modelos das mãos feitos pelo colaborador Landowski. Todos estes fatos foram atestados com rigor no programa televisivo Detetives da História produzido pelo The History Channel.

Em 22 de março de 1923, seguidores da igreja Batista declararam, em nota publicada em O Jornal Batista, órgão oficial da Convenção Batista Brasileira, seu desgosto quanto à construção do Cristo Redentor. A nota afirmava que a construção será, a um tempo, um atestado eloquente de idolatria da igreja de Roma.

Entretanto, a igreja Católica sempre manteve-se firme em sua posição, argumentando jamais ter adotado a idolatria em sua doutrina, esclarecendo sempre que as imagens de santos em suas igrejas são vistos por seus fiéis como exemplos de fé a serem seguidos.
Na cerimônia de inauguração, no dia 12 de outubro de 1931, estava previsto que a iluminação do monumento seria acionada a partir da cidade de Nápoles, de onde o cientista italiano Guglielmo Marconi emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma antena situada no bairro carioca de Jacarepaguá, via uma estação receptora localizada em Dorchester, Inglaterra, tudo a convite de Assis Chateaubriand. No entanto, o mau tempo impossibilitou a façanha e a iluminação foi acionada diretamente do local. O sistema de iluminação original foi substituído duas vezes: em 1932 e no ano 2000.

Tombado definitivamente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2009, o monumento ao Cristo Redentor passou por obras de recuperação em 1980, quando da visita do Papa João Paulo II. Em 1990, sofreu ampla restauração através de um convênio entre a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, a Rede Globo, a Shell do Brasil, o IBAMA, o SPHAN e a prefeitura do Rio de Janeiro.

Em 2003, foi inaugurado um sistema de escadas rolantes, passarelas e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva o monumento. A restauração de 2010, realizada pela Vale em parceria com a arquidiocese do Rio de Janeiro, concentrou-se na estátua. Além da recuperação da estrutura interna, foi restaurado o mosaico de pedra-sabão que reveste a estátua, com a retirada da pátina biológica (camada de fungos e outros microorganismos) e a recomposição de danos devido a pequenas rachaduras. Também foram consertados os para-raios localizados na cabeça e nos braços da estátua. O desgaste do monumento é causado pelas condições climáticas extremas a que ele está submetido, como rajadas de ventos e fortes chuvas, de modo que obras de manutenção devem ser realizadas periodicamente.


No dia 7 de julho de 2007, em uma festa realizada em Portugal, o Cristo Redentor foi incluído entre as novas sete maravilhas do mundo moderno. A decisão, após um concurso informal, foi baseada em votos populares (internet e telefone), votação que ultrapassou a casa dos cem milhões de votos.

Todavia, o concurso não possui o apoio da UNESCO, que apontou a falta de critérios científicos para a escolha das maravilhas.

Antes mesmo de ser construído, o Cristo Redentor era motivo de acaloradas discussões que dividiam o país entre católicos, protestantes e cidadãos sem religião. Apesar de, atualmente, protestantes de todo o mundo visitarem o Cristo, inicialmente os líderes da igreja Batista eram contrários à construção dele, chegando a propor que o dinheiro arrecadado fosse usado na construção de uma obra beneficente.

Os direitos de uso comercial da imagem de Cristo no Corcovado pertencem desde 1980 à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro, embora haja disputa por parte dos herdeiros dos envolvidos na concepção da obra. O monumento está em área cedida pela União à Arquidiocese do Rio na década de 1930, mas o acesso à estátua é realizado através do Parque Nacional da Tijuca, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Em 21 de novembro de 2007, o superintendente do IBAMA, Rogério Rocco, afirmou que, a partir daquela data, os católicos poderiam entrar gratuitamente no Cristo Redentor, mas apenas em datas agendadas pela Arquidiocese do Rio de Janeiro. A decisão causou desgosto nos admiradores da imagem que seguem outras religiões e naqueles que advocam pelo secularismo do estado.


Outra decisão que causou desgosto aos protestantes admiradores da imagem do Cristo foi a de transformá-lo num santuário católico nas comemorações de seus 75 anos, em 12 de outubro de 2006.

Há também, na base do monumento, uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados.

O monumento aparece em diversas canções, como tema ou citada.

    * Alagados, dos Paralamas do Sucesso (E a cidade que tem braços abertos/No cartão postal)
    * Bananas, dos Titãs (… O arco de oxóssi nas mãos do Cristo Redentor…)
    * Corcovado, de Tom Jobim (Da janela vê-se o Corcovado/O Redentor, que lindo)
    * Expresso 2222, de Gilberto Gil (O Cristo é como quem foi visto subindo ao céu)
    * Las Muchachas de Copacabana, de Chico Buarque (Corcovado em Mar del Plata/Tem)
    * Os Passistas, de Caetano Veloso (O Corcovado e o Redentor daqui)
    * Paralelas, de Belchior (No Corcovado/Quem abre os braços sou eu)
    * Percorrendo o meu País, de Teixeirinha (Lá na Guanabara fiquei encantado/Fui no Corcovado, Cristo Redentor)
    * Samba do Avião, de Tom Jobim (Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara)
    * Samba do Grande Amor, de Chico Buarque (Fiz promessa até/Pra Oxumaré/De subir a pé o Redentor)
    * Subúrbio, de Chico Buarque (Lá tem Jesus/E está de costas)
    * Um Trem para as Estrelas, de Cazuza (São 7 horas da manhã/Vejo Cristo da janela [...] Estranho o teu Cristo, Rio/Que olha tão longe, além/Com os braços sempre abertos/Mas sem proteger ninguém)
    * O País do Futuro, Camisa de Vênus (…mas muita fé em Jesus Cristo/Quem sabe ele se zanga, desce lá do Corcovado/Passa o cajado nessa corja, Deus também fica retado)
    * Realidade Virtual, Engenheiros do Hawaii (A neblina encobre o Cristo e a lagoa se ilumina)
    * Redentor, Zélia Duncan (Você sabia, meu amor, que da minha janela/ eu vejo o Cristo Redentor, ele tá sempre lá em cima)
    * Braços cruzados, Zélia Duncan (Cristo Redentor, eu vi seus braços cruzados)
    * Rio de Janeiro, Diante do Trono (Rio de Janeiro, que o Cristo vivo e verdadeiro estenda os braços sobre nós)

O Cristo Redentor também é referência em obras cinematográficas. A mais recente é o pôster do filme 2012. A cidade e o monumento carioca são os únicos a aparecerem nos cartazes fora dos Estados Unidos (as cidades estadunidenses representadas são Washington e Los Angeles).[14] Na série de TV Life After People, o episódio Wrath of God mostra o Cristo Redentor, após 250 anos sem pessoas para fazerem sua manutenção, desabando sobre o Corcovado.
Vista panorâmica do Cristo Redentor. É possível observar o Pão de Açúcar e a baía de Guanabara, com a enseada de Botafogo ao centro.

Portugal possui uma escultura similar junto à foz do rio Tejo, na sua margem sul, na cidade de Almada. O monumento, virado para Lisboa, foi inaugurado a 17 de maio de 1959 e constitui o melhor miradouro da capital portuguesa. Designado por Cristo-Rei, é uma das mais altas construções de Portugal, com 110 metros de altura, incluído o pedestal, sendo que a estátua possui 28 metros.

Fonte: Wikipédia 

15 comentários:

  1. MEU MARIDO É MINEIRO VEIO MORAR COMIGO AQUI NO RIO POIS É APAIXONADO POR ESTA CIDADE!

    ResponderExcluir
  2. Apesar de aparecer linda e maravilhosa em fotos e vídeos, a pobreza e a violência atuais conseguiram ofuscar o brilho desta cidade. Hoje em dia, o Rio não é mais uma cidade legal, virou destino mundial de drogas e prostituição e está tomado pela violência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim como as outras cidades do Brasil, meu caro.

      Excluir
  3. JEOVÁ DEUS E O SENHOR JESUS CRISTO ABENÇOA A SUA SERVA MÁRCIA TEIXEIRA MONTEIRO, DE QUALQUER ARMADILHAS, QUE LANÇARAM OU LANÇARÃO SOBRE MIM,QUANDO EM TI EU MÁRCIA A VOSSA SERVA TE EMPRORO A SUA MISÉRICORDIA DIVINA EM MINHA .ACAMPA OS SEUS ANJOS AOS MEUS REDORES EM TODOS OS MEUS CAMINHOS, SEJA A ONDE FOI ,ABENÇOA A MINHA E O MEUS FUTURO ,LIVRA-NOS DAS MALDIÇÕES AFLIÇÕES ANGUTIAS TUBULENCIAS NA MINHA VIDA E TODAS AS MINHAS FAMÍLIAS AMÉM JESUS CRISTO O TODO PODEROSO QUE DERRAMOU O SEU SANGUE LÁ CRUZ.MISÉRICORDIA DE MIM POR FAVOR.TEM COMPAIXÃO DE MIM SENHOR JESUS CRISTO. AMÉM LIVRAMENTOS DAS MALDIÇÕES SOBREMIM E MINHA ALMA AMÉM A MINHA ALMA PERTENCE SOMENTE A VÓS SENHOR JESUS CRISTO O FILHO JEÓVÁ DEUS E A SUA MÃE MARIA AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Feliz a nação que tem O Senhor por seu Deus,e o povo que ele escolheu por sua herança.

    ResponderExcluir
  5. Desculpem, mas do ponto de vista estético, o Cristo é feio, não me refiro ao Cristo espiritual ou religioso, mas a estátua, é um monumento controverso,linhas duras de mais, braços que não abraçam para ser sincero. pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julio, a escultura tem linha duras pois ele faz jus a referencia estética do tempo em que foi construído entre a década de 20 e 30 - o Rio de Janeiro respirava os ares do Art decó e o Art nouveau. A estatua é art decó em suas formas retas, lisas e duras; chegando a uma geometrização de sua composição. Se a obra fosse feita hoje a moda neo contemporânea seria algo tipo feito de lixo misturado com concreto ou resina.. e todos achariam incrível.

      Excluir
    2. Já subiste, irmão Julio?

      Excluir
  6. realmente e uma obra muito linda

    ResponderExcluir
  7. Fiquei encantad com essa historia.foi uma realização fantástica e audaciosa.Eu tenha 33 anos e sou louca pra conhecer,ver de pertinh essa maravilha q e nossa brasileiros.

    ResponderExcluir
  8. como qualquer grande obra,sempre será questionada,principalmente por ser referencia à fé católica. O que devemos fazer é olhá-la como um bem á humanidade,católicos e todos os que não partilham da mesma fé.O Rio de janeiro pode não ser o mesmo,mas o CRISTO É!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Faltou mencionar o esforço feito por muitos escravos que acreditavam num futuro melhor, a partir da imagem do Cristo.
    O bonito de tudo isso, além do símbolo do Cristo, é a presença de brasileiros de todas as raças para sua construção. Sou de Niteroi/RJ e consigo avistar o Cristo de minha cidade, mas considero o Cristo Redentor do Corcovado/Rio de Janeiro, pertencente a todos os brasileiros. Na época de sua construção e inauguração o Rio era capital federal do Brasil. Viva o Brasil!
    MEG KLOPPER

    ResponderExcluir
  10. O Cristo redentor é uma obra bela mesmo. quem não acha bonito deveria respeitar pois não foi a gente que teve o trabalho de criar

    ResponderExcluir
  11. Esta estátua veio preparar o caminho novo que o crisitianismo veio retomar a partir do Brasil em vistas à reunificação da identidade de todos os homens com Deus, como o mestre Jesus se identificou...
    -Shalom Adonai!!!

    ResponderExcluir