Panacéia dos Amigos

segunda-feira

As Setes Maravilhas do Mundo Antigo - Colosso de Rhodes

O Colosso de Rhodes é considerado a mais famosa estátua gigante da antigüidade. Foi construída em homenagem a Hélios, o deus do sol. Sustentando em suas mãos um archote aceso, apoiava seus pés sobre a entrada do porto de Rhodes.
Feita de ferro, media de 30 a 40 metros e pesava cerca de 70 toneladas.Segundo a tradição, após a vitória sobre o rei Macedônio, os habitantes de Rhodes decidiram fundir uma estátua em homenagem ao seu deus protetor, Hélios, deus grego do sol. O material utilizado na escultura foi obtido da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram. A obra foi confiada ao escultor Charese de Lindos e os primeiros esboços começaram no ano 291 a.C. só sendo concluída 12 anos mais tarde. Uma embarcação que chegasse à ilha grega de Rodes, no Egeu por volta de 280 a.C. passaria obrigatoriamente sob as pernas da estátua de Hélios, protetor do lugar. É que o colosso tinha um pé em cada margem do canal que dava acesso ao porto. Na mão direita da estátua havia o archote (farol) que orientava as embarcações à noite. Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguiria abraçar seu polegar.
A estátua manteve-se firme durante pouco mais de 50 anos, sendo derrubada por um terremoto que assolou Rhodes. Sobre o pedestal não ficaram mais do que os restos de seus enormes pés, que foram comprados por um comerciante que fundiu todo o ferro. Deste modo, não subsiste qualquer vestígio da estátua de Hélios, uma das mais célebres maravilhas da antigüidade..

Nenhum comentário:

Postar um comentário